alt

“Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.”

 

 

 

A pergunta supra foi feita por Paulo aos discípulos de João Batista, leiamos o texto:

 

  1. 1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, 2  Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 3  Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. 5  E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. 6  E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. 7  E estes eram, ao todo, uns doze homens.

 

Atos 19

 

A dar continuidade ao nosso estudo sobre o Batismo correto e a Divindade de Jesus, torna-se conveniente pensarmos sobre a pergunta do apóstolo Paulo aos discípulos de João Batista, consequentemente, seguidores do filho de Zacarias. O batismo é para arrependimento e perdão dos pecados, está escrito explicitamente em Atos 2:38, o batismo de João, todavia, não invocava o Nome de Jesus, pois João pregava o arrependimento e não o Batismo com o Espírito Santo incluso, como promessa, o que veio a ocorrer somente após Atos 2. A famosa Epístola aos Hebreus, destino certo aos conhecedores dos ritos, doutrinas e teologia judaica, fala abertamente de Jesus Cristo como o Sacerdote para a expiação dos pecados, leia Hebreus 5, ainda sobre o derramento de sangue necessário para a remissão dos pecados, Hebreus 9.   Faço as seguintes perguntas para os defensores de uma pseudo-doutrina da trindade:

 

1-    Sendo Deus Pai espírito , 1ª Pessoa da trindade, o Espírito Santo a 3ª Pessoa da trindade, quantos Espíritos Santos existem, sendo que a 1ª Pessoa é espírito e Santo e a 3ª Pessoa é espírito e Santo ?

 

2-    Mateus 1:18 e 1:20 afirmam que Maria concebeu do Espírito Santo, logo, Jesus é filho do Espírito Santo. Minha pergunta aos trinitarianos: qual dos Espíritos, a 1ª Pessoa ou a 3ª Pessoa  ? A considerar a validade da questão 1.

 

3- Com base na seguintes Escritura de João 17: “5  E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. 6  Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.” Pergunto: Qual o nome que Jesus manifestou ?

 

4- Em João 10:30 diz: “Eu e o Pai somos um” . Os trinitarianos me dirão: É a unidade entre Pai e Filho. Será isto mesmo? Vejamos Apocalípse 3 : 20  Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono. 22  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. Quantos tronos há no Céu ? Aqui no texto há somente 1(UM) , logo a falácia de unidade composta não possui força doutrinária.

 

5- Vejamos um argumento teológico do texto grego: 19  Πορευθεντες λοιπον μαθητευσατε παντα τα εθνη, βαπτιζοντες αυτους εις το ονομα του Πατρος και του Υιου και του Αγιου Πνευματος, (Mateus 28:19). Agora apresento Atos 2:38: “38  Και ο Πετρος ειπε προς αυτους· Μετανοησατε, και ας βαπτισθη εκαστος υμων εις το ονομα του Ιησου Χριστου εις αφεσιν αμαρτιων, και θελετε λαβει την δωρεαν του Αγιου Πνευματος”.

 

Πατρος=Pai

 

Υιου= Filho

 

Αγιου Πνευματος=Espírito Santo

 

Ιησου Χριστου= Jesus Cristo

 

 

 

Atenção: A palavra Onoma-(ονομα)-significa NOME e aparece nos dois textos com força de Lei, em Mateus 28:19 há a ordenança e em Atos 2 a confirmação da ordem com o NOME explícito, Jesus Cristo. Vou repetir o texto de Atos 19 em grego:

 

1  Ενω δε ο Απολλως ητο εν Κορινθω, ο Παυλος αφου επερασε τα ανωτερικα μερη ηλθεν εις Εφεσον· και ευρων τινας μαθητας,

 

2  ειπε προς αυτους· Ελαβετε Πνευμα Αγιον αφου επιστευσατε; οι δε ειπον προς αυτον· Αλλ’ ουδε αν υπαρχη Πνευμα Αγιον ηκουσαμεν.

 

3  Και ειπε προς αυτους· Εις τι λοιπον εβαπτισθητε; Οι δε ειπον· Εις το βαπτισμα του Ιωαννου.

 

4  Και ειπεν ο Παυλος· Ο Ιωαννης μεν εβαπτισε βαπτισμα μετανοιας, λεγων προς τον λαον να πιστευσωσιν εις τον ερχομενον μετ’ αυτον, τουτεστιν εις τον Χριστον Ιησουν.

 

5  Ακουσαντες δε εβαπτισθησαν εις το ονομα του Κυριου Ιησου.

 

Agora repito o texto de João 17:5-6:

 

5  και τωρα δοξασον με συ, Πατερ, πλησιον σου με την δοξαν, την οποιαν ειχον παρα σοι πριν γεινη ο κοσμος.

 

Εφανερωσα το ονομα σου εις τους ανθρωπους, τους οποιους μοι εδωκας εκ του κοσμου. Ιδικοι σου ησαν και εις εμε εδωκας αυτους, και τον λογον σου εφυλαξαν.

 

Não há pluralidade de NOMES, todavia, há um NOME no singular. Caso leia-se de maneira etimológica a passagem de Mateus 28:19 percebe-se que há singularidade, não multiplicidade de NOMES, há um só NOME, este é Jesus Cristo.

 

LEIA:

 

12  Και δεν υπαρχει δι’ ουδενος αλλου η σωτηρια· διοτι ουτε ονομα αλλο ειναι υπο τον ουρανον δεδομενον μεταξυ των ανθρωπων, δια του οποιου πρεπει να σωθωμεν. Πράξεις 4:12

 

12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12

perguntou-02

falecom@avozdedeus.org.br

alt