O Desafio de Deus às Hostes de Satanás
Mensagem Resumida por William Branham

ImageNas Escrituras Sagradas, encontrado no Livro de I Reis capítulo 18 e no versículo 21, lemos para uma base para nossa conversa desta noite. “E Elias chegou a todo povo, e disse: ‘Até quando vós coxeareis entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, siga-O; porém se é Baal, então siga-o’. E o povo não lhe respondeu uma palavra”. Que o Senhor possa acrescentar Sua bênção.

Nosso assunto, naturalmente, é sobre a viagem ao estrangeiro na Índia, e usamos este texto antecipadamente. Isto foi no tempo de Elias, o profeta, e Israel havia juntamente seguido após outros deuses, e ficaram afastados do culto de Jeová. Porém lá estava um profeta apesar disso, e ele pensou que era a única pessoa que amava Deus, porém o Senhor havia conservado 7000 que não haviam dobrado os joelhos.

O rei Acabe havia se casado com uma mulher que não era uma crente. Ela havia chegado de um país que era dado à idolatria. Este é exatamente o local onde o jovem povo cristão comete um erro quando se casam com um incrédulo. Isto não opera. Jezabel havia tirado para fora a adoração do verdadeiro Deus de Israel e havia levantado seu próprio ídolo, Baal, e assassinou os profetas do Senhor. Porém Elias, sendo um profeta de Deus, tinha a Palavra do Senhor, e havia se escondido.

ELIAS DESAFIA AS HOSTES DE SATANÁS

Que coisa extraordinária aconteceu, quando Elias chamou os profetas de Baal, os quatrocentos e cinqüenta, e todos os filhos de Israel. Elias disse a eles: “Até quando vós coxeareis entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, siga-O; porém se é Baal, siga-o… e o Deus que responder com fogo deixe-o ser Deus”.

Até agora, eu não havia imaginado que existia tanta idolatria na terra como existe. Atrás, cerca de 23 anos atrás quando preguei meu primeiro sermão em uma igreja batista em Jeffersonville, eu não percebi a idolatria que há no mundo. Aqui na América isto é diferente, porém existem milhões que nunca tem ouvido o Nome de Cristo. Isso é uma coisa patética. Eu pensei que nunca superaria o que eu vi na minha primeira viagem à África, porém a Índia teve uma grande influência sobre mim. Quando cheguei em casa eu havia me afastado por um tempo. Você tem que tirar isto fora de sua mente, ou você não conseguiria viver.

PARTINDO DA CIDADE DE NOVA YORK

Partimos da cidade Nova York onde tivemos uma maravilhosa reunião com o irmão Brown e outros. Muitos de vocês conhecem aquelas pessoas finas. As reuniões foram no Arena St. Nicholas, aonde vimos nosso Senhor Jesus mover em grande poder. Partimos de avião, e aterrisamos em Lisboa, Portugal. Lá nos encontramos com o Governador, e várias das celebridades, e tivemos um culto. O Senhor Jesus veio a nós com tanto poder, e milagres maravilhosos foram realizados que não houve meio de controlar a situação. Ele abriu os olhos do cego, e o surdo e o mudo foram curados. As pessoas simplesmente vinham de todas as partes do país. A Igreja Filadélfia aqui tem alguma conexão com os missionários de lá.

Muitas das pessoas de lá não vão à igreja, ainda que eles sejam de outra fé, porém quando eles viram a obra do Senhor Jesus em Seu poder de cura, eles foram atraídos. Creio que o Senhor Jesus usa isto para chamar a atenção do povo. Tivemos tempo para somente três reuniões. Não tivemos lugar para todas as pessoas. Todos os lados estavam cheios de pessoas. Elas estavam por toda parte. Porém depois tivemos que partir.

ROMA, ITÁLIA

Depois chegamos a Roma, onde tive a oportunidade de estar na igreja de São Pedro. Fomos através da Cidade do Vaticano, as catacumbas, e abaixo para onde São Paulo foi morto. Eu chorei a maior parte do tempo. Eu pensava de onde São Paulo deitou naquela velha cela de prisão, fria e úmida, e das cartas que ele escreveu para as igrejas e irmãos. Isso despedaçaria o coração de qualquer pessoa. Eu pensei dos santos daquela era primitiva.

Nos encontramos com diferentes oficiais, e poderia ter tido uma audiência com a figura central da principal organização religiosa daquele país, porém eu declinei. Eu aprecio qualquer homem que nomeia o nome de Jesus Cristo, que acredita no Senhor Jesus, indiferente por meio de qual religião ele crê. Nas frentes de luta nas batalhas missionárias, não devemos prestar tanta atenção para qual igreja ou outra missão pertence, desde que leve as pessoas para longe dos ídolos e para o Deus vivente. Esta é a coisa principal. Havia uma determinada homenagem a qual tinha que ser prestar ao principal da sua organização religiosa, e eu não senti que eu deveria prestar aquela homenagem. Eu respeito um bispo, o doutor, ou qual título ele tenha, mas quando isto chega a adorar, eu tenho que traçar um limite.

Tivemos um culto, e vocês estariam surpresos em ver a maior fome por Deus que o povo italiano tem. Tivemos que ter nossa reunião em segredo porque ela teria levantado muito barulho na cidade. A reunião foi em uma espécie de lugar como das catacumbas; um edifício localizado longe atrás e você tinha que entrar em um determinado lugar. Ficamos ali aquela noite, e que vista para ver aquelas pessoas humildes, importunadas por uma estranha ideologia, derrotados na última guerra e desapontados com Mussolini, seu líder, todavia naquela noite quando nosso Pai Celestial começou a mostrar adiante Seu amor e poder, ora, você teria pensado que a igreja apostólica estava ali. Dificilmente tenho ouvido algo parecido com isto em minha vida. Eles estavam chorando de alegria, e desceram as ruas com suas mãos no ar, clamando e louvando a Deus. Após dois dias estávamos em nosso caminho novamente.

NA ÍNDIA

Uma coisa que primeiro me feriu foi a fome por comida. Eu estava no hotel e tinha saído para minha refeição. Eu olhei para fora da porta, e lá estendidas na rua estavam pessoas famintas. Eu simplesmente peguei aquele dinheiro que havia sobrado da minha passagem de avião, e fui até a rua e comecei a dar a eles o dinheiro, e depois eles quase tiveram que chamar a milícia para me trazerem para dentro novamente. Depois eu fui a uma janela e atirei o dinheiro para eles. Que coisa, havia simplesmente um constante lamento do lado de fora por algo para comer.

Ora, aqui há algum tempo atrás, eu estava descendo a rua com o irmão Rasmussen, e havia um pobre homem com um casaco esfarrapado, e ele estava penetrando dentro de um carro de lixo. Ele estava catando o que ele iria comer e colocando isso à parte. Ele alcançou dentro de seu bolso e pegou uma colher e começou a comer. Eu disse para o irmão Rasmussen: “Isso poderia ser você ou eu se não fosse pela graça de Deus”. Isso é correto.

Eu pensei que aquele homem era um homem pobre, mas eu tenho mudado de opinião. Tenho saído através do Bowery em Nova York e tenho visto as condições dali. Tenho estado em Skid Row aqui em Chicago e tenho visto as pessoas ali. Homens parados nas entradas e nas ruas, alguns deles dificilmente sabendo onde eles estavam. O irmão Boze me tirou completamente, quando eu estive aqui antes. Eu pensava naquelas pobres pessoas.

Tenho verificado agora que elas não eram pessoas pobres. O único motivo pelo qual eles estão ali é ou porque existe uma condição mental ou isto é sua preferência. Eles não têm que estar ali. Temos uma grande quantidade de auxílio ao bem-estar aqui; o Exército da Salvação, a Cruz Vermelha, e muitos outros que ajudariam se eles procurassem ajuda. Na Índia isso é diferente.

NINGUÉM PARA AJUDAR

Por lá você pode ver homens andando longe procurando por alimento, e se ele não encontra qualquer um, não há caridade para ajudá-lo. Não há nada. Você os vê caminhando ao longe na rua, e depois eles simplesmente se perdem em suas trilhas e deitam-se ali. Eu andei em algumas das ruas e simplesmente quase tive que cobrir meus olhos para deixar de olhar. As pessoas estavam estendidas como madeiras empilhadas nas ruas. O Skid Row aqui é como paraíso comparado com o que eu vi. Isso era o que era em uma das grandes cidades. Pergunto-me o que era parecido a isto em outros lugares. Aquelas pessoas são humanas, exatamente como nós somos em Chicago. Jesus Cristo morreu por eles exatamente como Ele morreu por nós.

Eu vi várias coisas diferentes na Índia. Vimos nas ruas homens indo através de seus encantamentos; alguns homens com as unhas dos dedos crescidas bem para dentro de suas mãos. Eles não haviam aberto suas mãos por anos, tentando encontrar paz para sua alma. Alguns deles deitam-se sobre pregos, e outras coisas que eles fazem somente para encontrar paz. E aqui em Chicago e outros lugares as pessoas nem sequer atravessam a rua para encontrar paz.

Vimos algumas pessoas trabalhando duro, e eles trabalham o dia inteiro por 12 centavos. Isto é tudo que eles conseguem. Isto é patético. Agora, tenho vos mostrado o lado escuro e isto é a verdade. Agora eu lhes contarei do outro lado.

DEZESSETE RELIGIÕES DIFERENTES

No segundo dia em que estive lá, fui recepcionado por representantes de dezessete religiões diferentes, nenhum deles cristãos. Fomos para dentro de um templo. Parecia algo como um monastério. Neste lugar eles não podiam ter qualquer cabelo e eles não podiam cortá-lo, de modo que eles somente puxavam isto fora com seus dedos; suas barbas do mesmo modo, assim suas faces são cobertas com faixas. Eles não matam qualquer coisa, sem consideração.

Eles têm uma espécie de um esfregão do qual eles varrem os pisos diante deles mesmos, porém eles têm medo de matar até mesmo uma formiga, talvez ela seja sua mãe falecida ou algum outro parente, e aquela pessoa seria privada de sua vida.

Depois lá estiveram aqueles que adoram as vacas brancas sagradas. Eu estive com estes homens a tarde toda, e depois eu os convidei a todos para virem à reunião daquela noite e prometi a eles um lugar para se assentar, e eles vieram.

Havia vários milhares de pessoas na reunião. Finalmente chegamos à plataforma e depois tivemos início à fila de oração. Eu orei por vários e depois eles trouxeram um homem que era totalmente cego. Seus missionários confirmarão sua história se você assim desejar. Eu estava falando a uma outra pessoa antes que ela se voltasse a este homem, e então eu vi uma visão. Na visão eu o vi como sendo mais velho do que ele era até então. Eu o vi caminhando abaixo na rua, e tendo visão em seus olhos. Eu sabia que isto seria exatamente como eu tinha visto na visão. Isto pareceu ser para mim a ocasião para uma confrontação.

Agora era o momento. Não tenha medo de colocar o verdadeiro cristianismo em teste em qualquer tempo, porque Deus está sob obrigação com Sua Palavra. Se Ele não mantivesse Sua Palavra, para mim Ele não seria Deus. Ou a Bíblia é a verdade ou ela é falsa, e eu sei que toda a palavra dela é verdadeira. Creio que ela é a inadulterável Palavra do Deus vivo e que Ele vindicará Sua Palavra sob quaisquer condições. De modo que podemos dizer como Elias de antigamente: “Até quando vós coxeareis entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sirva-O”.

A mesma coisa aconteceu novamente como aconteceu na África, e da qual eu tenho relatado. A única diferença foi que eu tive que tomar isto pela fé, crendo que Deus abriria os olhos daquele homem então. Eu sabia que isto aconteceria mais tarde, mas eu tinha que crer que isto aconteceria então. Na campanha da África, eu vi a cura imediatamente na visão. Desta vez eu tinha que crer que isto aconteceria depois, embora na visão eu o visse quando ele estivesse mais velho. Agora, havia cerca de 150.000 ou 200.000 pessoas presentes para ver o que aconteceria.

DESAFIO A TODAS ÀS OUTRAS RELIGIÕES PRESENTES

Eu disse: “Cavalheiros das religiões deste mundo…”. Agora, eu sabia que eles não eram meus irmãos, pois eles eram contra o cristianismo, e não acreditavam nisto. Eles crêem em Deus, mas não que Jesus Cristo era o Filho de Deus. Eu disse: “Vocês haviam me recepcionado esta tarde por várias horas em um de seus notáveis templos, e contando-me de seus deuses, do que eles têm feito, e tem me falado de suas religiões. Agora este homem que está parado aqui e que é cego, nunca o tenho visto antes em minha vida. Nem mesmo posso falar sua língua, mas tenho que falar por um intérprete. Muitos de vocês sabem o que o Novo Testamento diz. Jesus Cristo nunca alegou ser um curador. Jesus Cristo somente alegava fazer o que o Pai Lhe mostrava para fazer. São João 5:19. Quando Ele foi questionado por cerca de todas as pessoas no tanque de Betesda, Ele disse: ‘O Filho nada pode fazer de Si Mesmo, senão o que Ele vê o Pai fazer; por isso seja qual for as coisas que Ele faz, aí também faz o Filho igualmente’”.

“Jesus tinha doze apóstolos para manter o povo afastado. Um dia eles tentaram manter uma pequena criança para trás. Jesus disse: ‘Deixai os pequeninos vir até a Mim’. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre e como cristãos cremos que Ele ressuscitou dos mortos. Não alegamos ter poder em nós mesmos. Somente alegamos ser pecadores salvos pela graça. Não existe nada de bom em nós, mas cremos que o Único a quem adoramos é o Todo-Poderoso, o Único Imutável, o Único Infalível, o Deus dos céus, o Criador. Ele enviou Seu Filho, e Ele morreu e ressuscitou no terceiro dia e está agora sentado à destra de Deus o Pai e o Espírito Santo está sobre a terra hoje e conduzindo Sua obra e conduzirá até que Jesus volte outra vez”.

“Ele disse que as coisas que Ele fez, nós também faremos. Eu somente sei crer na Palavra como ela está escrita. Ela nunca tem falhado e ela nunca falhará, porque ela não pode”.

O QUE VOCÊS PODEM FAZER POR ESTE HOMEM?

Então eu perguntei aos representantes destas religiões: “O que vocês podem fazer por este homem?”. Contei para eles e ao homem também, qual era o seu nome, por revelação. Também contei a ele onde ele morava e que ele era um homem casado e tinha dois filhos e também que ele era um adorador do sol. Os adoradores do sol observam o sol quando ele se levanta, e deste modo eles continuam olhando para o sol até ficarem totalmente cegos. Eu contei para o homem que ele havia estado cego por quase vinte anos, porque na visão eu vi que ele era um homem muito mais jovem quando ele começou a adorar o sol.

Eu lhes perguntei outra vez: “O que podem suas religiões fazer por este homem agora?”. Aí está. “Vocês podem dizer-lhe para não matar qualquer besouro ou insetos, ou vocês podem dizer-lhe para parar de adorar o sol e adorar a vaca sagrada. Tudo que vocês podem dar a ele é uma mudança de opinião. Vocês podem somente mudar sua maneira de pensar. Cada um de vocês pensa que sua religião, seus ídolos, e assim por diante foi a criação de todas as coisas”.

O GRANDE DESAFIO

“Certamente é a verdade que o Deus Vivo que deu a ele sua vista na primeira vez pode dá-la de volta a ele outra vez. Vamos ver quem é Deus. Se qualquer de vocês que representa todas estas religiões deseja desafiar este espírito cego e fazê-lo deixar o homem, vocês são bem-vindos à plataforma; ela é sua. Suba até aqui e deixe-nos ver este homem andar nesta plataforma tendo sua visão. Então eu crerei que existe alguma coisa em sua religião, porque isto é algo que lida com o ser humano”.

Agora, se eu tivesse ficado lá em cima e feito aquele desafio sem conhecer perfeitamente o que Deus havia me mostrado em visão, eu não poderia ter ficado naquela plataforma. Mas eu sabia pela visão que Deus iria fazer isto. Isto é “ASSIM DIZ O SENHOR”, então. Existem três elementos em um ser humano. O primeiro plano é o humanístico, as coisas comuns. Por exemplo, podemos ver uma pessoa doente, e podemos apenas ajudar para que elas possam ficar boas. O segundo plano é a revelação divina, quando fé é produzida em seu coração. Isto é maior do que ajuda. Você simplesmente sabe que isto acontecerá. O terceiro é a visão, que é “ASSIM DIZ O SENHOR”. Nunca tenho visto uma visão falhar, porque quando Ele diz que isto acontecerá, então isto acontecerá.

A PROVA DE QUE JESUS CRISTO É RESSUSCITADO DOS MORTOS

Este homem cego depois admitiu que o que eu havia falado estava correto; que seu nome era o que eu disse que era; casado, com uma esposa e dois filhos, e que era um adorador do sol e que havia estado cego por vários anos. Então eu disse: “Se existem quaisquer médicos aqui que desejariam examinar os olhos deste homem para ver que ele está cego, apenas suba e examine seus olhos”. Eu sabia que havia médicos lá. Muitos daqueles presentes conheciam o homem e que ele mendigava. Ali ele ficou.

Eu disse novamente: “Se sua forma de religião está correta e seu deus é o verdadeiro Deus, então suba aqui e dê a este homem sua visão de volta outra vez”. Ninguém se moveu. Eu esperei por um tempo. Ninguém se moveu. Eu disse: “O que aconteceu? Vocês estavam me contando hoje quão grande sua religião era, e que algumas delas vem do tempo dos Medas e dos Persas, antes do cristianismo ter alguma vez começado. Se Deus favorece você, deixe-nos ver fazer alguma coisa por este homem”.

“Jesus Cristo pode não somente salvar sua alma, mas pode também dar a ele sua visão de volta”. Eu disse para o homem: “Se Jesus Cristo der sua visão de volta, você prometerá servi-Lo o resto de seus dias?”. Ele respondeu através do intérprete: “Se Jesus Cristo me conceder minha visão, eu adorei a nenhum outro deus senão a Ele enquanto eu viver”.

O CONFRONTO

Então eu disse a toda a vasta multidão: “Não estou aqui para ser um enganador. Venho aqui para representar o cristianismo, para representar a Jesus Cristo no poder de Sua ressurreição. Não represento qualquer igreja denominacional. Se Jesus Cristo restaurar a visão deste homem cego esta noite, quantos de vocês servirão a Ele?”. Quando o intérprete disse isto, todas as suas mãos se levantaram, milhares de milhares deles.

O tempo estava à mão. “Traga o homem”. Eles o trouxeram para cima. Todo mundo estava observando e todos começaram a se aquietar. Não havia nada em mim mesmo que podia fazer, não mais do que você ou qualquer um poderia fazer, mas quando Deus havia dito que Ele faria isto, eu acreditei Nele. Eu tinha que crer que ele enxergaria então, pois na visão ele estava mais velho, porém nunca tenha medo de tomar Deus em Sua Palavra.

Fui até o homem. Primeiro eu orei e pedi a Deus. “Perdoe-me por qualquer pecado, e se eu tenha dito qualquer coisa errada, perdoe-me pois agora eu venho de encontro a Ti baseado na Tua Palavra”.

Eu tinha minhas mãos em seus olhos e quando eu terminei de orar, eu tirei minhas mãos. O homem abriu seus olhos, e então soltou um grito. Eu pensei que as pessoas rasgariam minhas roupas fora quando elas vieram rapidamente acima para a plataforma. Que comoção!

Deus havia vindicado Sua Palavra.

(Fonte: Jornal “O Arauto da Fé”. Volume 20, nº. 2 – Fevereiro de 1955).

Tradução: irmão Diógenes Dornelles

Image

falecom@avozdedeus.org.br