Image

Surveille et Punir

Discipline and Punish

Vigiar e punir

-La liberté de conscience comporte plus de dangers que l'autorité et le despotisme.

-Freedom of conscience entails more dangers than authority and despotism.

-Liberdade de consciência implica mais perigos do que autoridade e despotismo.

HUMBLE THYSELF  JEFF.IN V-21 N-1 SUNDAY  63-0714E

77      You know, people want power, and really they don't know what power is. See, they–they don't really know what–what–what goes with it. The–the way up is down, always. If you want power, see how humble you can get. Just get away from all your worldly thinking, and humble yourself before God, and then you've got more power than the man that runs all over the building and makes a big lot of noise; see, because you have been able to conquer yourself, and commit yourself to Christ, you see, to humble yourself before Him. That's really power.

78    You show me a church that's humble, real humble, not a–a arrogancy; a church, just a sweet, humble church, I'll show you a church that has the favor and power of God in it. That's right. That's the thing it takes, humility, humbling ourselves before God, letting God just work through us. Don't have to make a lot of noise.

HUMILIE-TOI  JEFF.IN V-12.N-5 DIMANCHE  63-0714E 

77Vous savez, les gens veulent avoir de la puissance, mais en réalité ils ne savent pas ce qu’est la puissance. Voyez-vous, ils—ils ne savent pas, en réalité, ce—ce—ce que ça implique. La—la façon de monter, c’est de descendre, toujours. Si vous voulez avoir de la puissance, voyez jusqu’où vous pouvez vous humilier. Débarrassez-vous simplement de toutes vos pensées du monde et humiliez-vous devant Dieu, et alors vous aurez plus de puissance que l’homme qui court partout dans la salle et qui fait beaucoup de bruit; voyez-vous, parce que vous aurez été capable d’avoir le dessus sur vous-même, et de vous remettre entre les mains de Christ, vous voyez, de vous humilier devant Lui. Voilà la véritable puissance.

78Montrez-moi une église qui est humble, vraiment humble, sans aucune—aucune arrogance; une église, une église vraiment douce et humble, et moi je vous montrerai une église qui a la faveur et la puissance de Dieu en elle. C’est vrai. C’est ça qu’il faut : l’hum-… l’humilité, nous humilier devant Dieu, laisser simplement Dieu agir à travers nous. On n’a pas besoin de faire beaucoup de bruit.

HUMILHA-TE JEFF. IN DOMINGO 63-14/07 Noite

 77 – Sabe, as pessoas desejam poder, e realmente não sabem o que é poder. Está vendo, elas — realmente não sabem o que — o que — o que acompanha isso. O — o caminho para cima é para baixo, sempre. Se você quer poder, veja quão humilde você pode ser. Somente fuja de todos os pensamentos mundanos, e humilhe-se diante de Deus, e então você tem mais poder do que o homem que corre por todo o edifício e faz muito barulho; está vendo, porque você foi capaz de conquistar a si mesmo, e comprometer-se a Cristo, você está vendo, humilhar-se diante Dele. Verdadeiramente isso é poder.

78 – Você me mostre uma igreja que seja humilde, verdadeiramente humilde, não uma — não uma arrogância; uma igreja, somente uma igreja dócil e humilde, eu lhe mostrarei uma igreja que tem o favor e o poder de Deus nela. É isso mesmo. Isso é o que se necessita, hum- … humildade, humilhando-nos diante de Deus, deixando Deus simplesmente operar através de nós. Não tem que se fazer muito barulho.

Image

"Summum jus, summa injuria"

A busca pelo poder e pelo domínio nos meios eclesiásticos é antiga, no Novo Testamento, Simão o mágico, queria realizar milagres pelo reconhecimento que receberia do povo. Na realidade o poder é alvo central nos meios religiosos, o domínio e o controle como se o cristianismo fosse uma empresa hierárquica onde houvesse um presidente, um vice-presidente, secretários, súditos, vassalos, escravos, lacaios enfim, o poder de mandar e o dever de cumprir. A teologia contribui muito para essa situação, tirou do homem simples o direito de pregar o Evangelho em seus púlpitos suntuosos e floreados. Pregadores exponenciais hoje, possuem suas cabeças cheias da melhor retórica florida possível, táticas de conquista movidas a ilustrações colhidas em livros de auto-ajuda, entre outras atitudes e ações ridículas. Vejamos, irmão Branham ensinou o contrário daquilo que o homem entende por poder, na mensagem Humilha-te. Poder não é possuir a prerrogativa de mandar, quem pensar estar no grupo certo já falhou. O verdadeiro poder emana do Espírito Santo e leva o homem a uma condição de irmão, não de Rei. O que ocorre no Brasil? Alguns pastores pensam-se Deus, mandam e desmandam, “são” donos de suas igrejas, ainda pior são donos do Estado da Federação onde atuam, e execrável é pensarem que são donos do Brasil, que podem malhar, enxovalhar e excomungar qualquer ministro que não compactue com seus projetos. A discussão sobre o poder é profunda, quem exerce poder, vigia e pune. Não se interessam em ouvir, apenas falar, claro que para ficar à frente de um púlpito e manter uma congregação sob o impacto da ameaça e angariar dinheiro, mantendo uma vida de regalo e satisfação e para isso faz-se tudo, até o ilegítimo. Penso lamentavelmente que esses homens que ocupam as tribunas sagradas, em sua maioria são despreparados em caráter e equilíbrio de julgamento. Onde está a liberdade para o Espírito Santo falar? Não me digam que é retórica de enfeite essa expressão? Senhores e senhoras que lêem esse artigo, os senhores já refletiram que cada vez mais o Espírito fica sem vez para falar? Há mais do homem que Voz de Deus? A decrepitude dos sistemas humanos parece ter alcançado o máximo, ou ainda teremos pior? 

Image

Um sistema religioso

Para refletir 

"É um estranho desejo buscar o poder e perder a liberdade." (Francis Bacon).
"Onde reina o amor, não há vontade de poder, e onde domina o poder, falta o amor. Um é a sombra do outro." (Carl Gustav Jung)
"Quem possui até o presente a eloqüência mais convincente? O rufar do tambor, enquanto os reis o tiverem sob o poder serão os melhores agitadores populares." (Friedrich Nietzsche).
"Se não és senhor de ti mesmo, ainda que sejas poderoso, dá-me pena e riso o teu poderio." (Josemaría Escrivá).
"O poder sem moral transforma-se em tirania." (Jaime Balmes).
"O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente."
 (John Emerich Edward Dalberg-Acton).


"Todo ato de bondade é demonstração de poder." (Jeremy Bentham).

Image

Todo sistema religioso aprisiona, Deus não nos quer em uma gaiola.

falecom@avozdedeus.org.br