Image

Vanitas vanitatum, et omnia vanitas.

Entre o serviço e o desserviço há um abismo, mas há uma ponte.  O trabalho inicial seja em que classe de ordem ou organização é sempre áspero e rude. Carece-se de pessoa forjada emocionalmente, capaz da persistência quando não há mais forças possíveis que lhe empurrem para frente. São Paulo é um grande exemplo. Apóstolo escolhido por Deus, sem apoio de Jerusalém e dos irmãos que viveram e acompanharam Jesus, perseguido por causa do Evangelho não por problemas de conduta ou procedimentos amorais, soube compreender a mensagem entregue a ele no caminho para Damasco e soube pregá-la a despeito de dinheiro, fama, vaidade, popularidade, domínio político, salário etc. David Hume em 1777 escreveu algo simples e interessante: “É difícil para um homem falar longamente sobre si mesmo sem vaidade; portanto, serei breve”. Não falarei, no entanto sobre minha pessoa, falarei sobre a vaidade.

Vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos e esconde seus pontos negativos. A Vaidade (também chamada de Orgulho ou Soberba) é considerada o mais grave dos pecados capitais.

“Vanitas vanitatum, dixit Ecclesiastes, vanitas vanitatum et omnia vanitas”.

Ecclesiastes 1:2

Os católicos romanos pretenderam distinguir os pecados e estabeleceram uma lista com os sete “maiores”, chamados de pecados capitais:

Vaidade
Inveja
Ira
Preguiça
Avareza
Gula
Luxúria

Até o século XVII a melancolia era um pecado capital, no entanto foi “trocada” pela preguiça que perdura até hoje como sendo pecado.

Leiamos o que o irmão Branham ensinou:

QUESTIONS AND ANSWERS ON GENESIS JEFF IN COD WEDNESDAY 53-0729

 

21-63And two thirds of the earth is in sin, and more than that, which two thirds of the angels was kicked out. And those demon spirits come into people and habitate their body. See what I mean? They're demons that once… They was once existed and they come into the people and give them a nature. Jesus cast seven of them out of Mary Magdalene: Pride, boast (big people, you see?), unclean, filthy, vulgarity, emulations, strife, all these things. See?Them was spirits that was made up back there when God began to make man off of there in His Own image, created those supernatural beings, those spirits…

Tradução:

E dois terços da terra está em pecado, e mais do que isso, que dois terços dos anjos foram expulsos. E aqueles espíritos demônio habitaram nas pessoas e entraram em seus corpos. Vejam o que quero dizer? Eles são demônios que uma vez… Eles existiram outrora e eles vêm para o povo e dão-lhes uma natureza. Jesus expulsou sete deles de Maria Madalena: Orgulho, vanglória (grande pessoa, você vê?), Impureza, sujeira, vulgaridades, emulações, contenda, todas essas coisas. Veja? Então foram espíritos que foram feitos lá atrás quando Deus começou a formar o homem de fora em sua própria imagem, criou os seres sobrenaturais, os espíritos…

Perguntas e respostas sobre Gênesis

Image

Procedimentos cristãos

1ª Tm 2.9: “Da mesma forma, quero que as mulheres se vistam modestamente (sem ostentação), com decência e discrição, não se adornando com tranças e com ouro, nem com pérolas ou com roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que declaram adorar a Deus”.

1ª Pe 3.2-3: “Observando a conduta honesta e respeitosa de vocês. A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus”.

6+1

16 Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina: 17  Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18  O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, 19  A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Provérbios 6

Para entender melhor:

16 Sex sunt, quae odit Dominus, et septem detestatur anima eius:
17 oculos sublimes, linguam mendacem, manus effundentes innoxium sanguinem, 18 cor machinans cogitationes pravas, pedes veloces ad currendum in malum, 19 proferentem mendacia, testem fallacem et eum, qui seminat inter fratres discordias.

Provérbios 6

Lideres vaidosos

A vaidade que deriva do poder é risível. Certas pessoas não conseguem largar o poder e a arte da falsidade, da dissimulação e da mentira e entrelaçam-se com êxito na ambiência política, e a falta de escrúpulos tem satisfatório desempenho na política de quem emprega tais meios. Como diria Francis Bacon, os vaidosos são os joguetes desprezados dos homens sábios e discretos, o objeto de admiração dos tolos, os ídolos dos parasitas e os escravos de sua própria vaidade.A vaidade nada cria e, quanto mais se tem, tem-se a menos. Com a exposição indevida, comunicam-se os defeitos que o recato encobria e, se não há talento, o sentimento enfraquece a original essência. A literatura diz-nos que existiam tipos de mármores perfeitos, que não precisavam de uma camada de cera, aplicada aos defeituosos. Aqueles eram o que eram. Estes, ao contrário, eram eles e mais uma substância que os fazia parecer o que não eram. Falaz polimento, superficial sentimento! Certamente vivemos em um tempo que não conhece os termos utilizados por São Pedro e São Paulo: conduta honesta e respeitosa, decência e discrição.  A vaidade ministerial assemelha-se a olhar-se no espelho e não reconhecer o tempo.  Não se tem a noção da autocrítica e consequentemente pensar-se-á além do bem e do mal.

falecom@avozdedeus.org.br