Um pouco da Ordem
6 – Não estou tratando de usurpar autoridade, não é nada disso. Porém se você vê a um homem ou qualquer com duas cabeças não sabe como vai proceder. Deus nunca tem tido duas cabeças para Sua Igreja. Nunca as teve. É uma Cabeça. Segundo temos estudado na Escritura, Ele sempre tratava em cada geração com um indivíduo. Porque você toma dois homens e obtém duas opiniões. Tem que chegar a um final absoluto. E meu Absoluto é a Palavra, a Bíblia. E como pastor aqui na igreja, meu Absoluto é a Palavra. E sei que vocês são irmãos, e me olham como se eu fosse vosso absoluto ao que… enquanto eu imite a Deus. Como Paulo disse na Escritura: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo".7 – Espero irmãos que em qualquer momento que me virem sair desta Escritura, venham a mim privadamente e digam-me onde estou errado. Não me importa se for um dos administradores ou o cooperador. Seja quem for. Tua obrigação para comigo como irmão em Cristo é dizer-me quando estou errado escriturísticamente. Se é uma pergunta, assentemo-nos e resolvamos juntos.
Ajuda financeira e alimentos

11 – Que deveria fazer a igreja? Agora nos damos conta que a igreja é responsável pelos seus, por nossos membros aqui na igreja. Somos totalmente responsáveis até onde tenhamos necessidade para supri-las, somos responsáveis pelos nossos, isto é: membros firmes e constantes deste Tabernáculo que vivem e adoram conosco. Estamos obrigados para com eles como nossos irmãos e irmãs que tem provado ser nossos membros nesta assembléia.12 – Agora, compreendemos que há milhões sem alimento nesta noite, sem roupa e queríamos poder ajudar ao grupo completo e fazer tudo o que pudéssemos, porém, financeiramente não podemos fazer isso. Não podemos sustentar ao mundo inteiro, porém estamos obrigados com os nossos. E creio que isso… e então, se nos fica algo que você queria contribuir com as pessoas que não são membros aqui desta igreja, algo que vocês queiram dar-lhe, deve ser submetido à Junta de Diáconos. Os diáconos são os únicos que tem que enfrentar a esta oposição, melhor dizendo, a este problema.13 – Porque na Bíblia, quando o alimento e roupa vinha à disputa e assim por diante, no Livro de Atos, chamaram aos apóstolos com relação a isto, e eles disseram: "Vão e busquem vocês mesmos; ponham varões de bom testemunho, cheios do Espírito Santo, para que atendam estas coisas; porque nós persistiremos continuamente na oração e na Palavra de Deus" (Atos 6: 1 – 4 Ed.) 14 – E NÃO é a obrigação do pastor dedicar-se a buscar a comida e assim sucessivamente. Que isso o façam os diáconos. Não são os administradores, é ofício dos diáconos fazerem isso. E então isto deve ser… recorde que na Bíblia eles estavam contribuindo com os seus. Entre os judeus e os gregos surgiu a disputa, que uns estavam beneficiando-se um pouco mais que os outros, mas era gente que havia vendido todas suas herdades e as deram à igreja para seu sustento; e então que se dividisse entre eles em igualdade. E surgiu certa pequena disputa e foi aí onde obtivemos nossos primeiros diáconos. E uma de suas obrigações é fazer isso.15 – Creio que devemos ter cuidado de nossa própria gente, e qualquer queixa dirija-se ao Presidente da Junta de Diáconos e seja recebido por esta e veja o que eles podem fazer a respeito. E todas as coisas relacionadas com roupas, alimento e ajuda financeira ou o que for, tem que vir aos diáconos. Logo quando os diáconos decidirem o que vão fazer, então o apresentam ao tesoureiro para ver se ele o pode fazer nesse momento, pagar certa quantidade de dinheiro ou comprar esta roupa ou o que for. Porém a Junta de Diáconos é que tem que ver com isto, não os Síndicos, nem o pastor. Este é um assunto completamente dos diáconos.
Comportamento no santuário
Irmão Branham, com respeito à ordem na igreja, temos tratado de ir conforme a forma que entendemos as ordens dadas na dedicação da igreja nova, e ao faze-lo assim, alguns se tem aborrecido e se foram da igreja e outros não prestam atenção a nada que dizemos, especiamente os meninos. Temos falado aos pais com respeito aos filhos e eles não cuidam. Agora, temos entendido mal ou o estamos levando a cabo na forma errada? Obrigado.
78 – Agora, deixe-me responder isso à medida que sai. "Com respeito a ordem da igreja, temos tratado de ir conforme a forma que temos entendido – dadas na dedicação da igreja nova.79 – Agora, isso é correto. Estão fazendo bem. Agora, creio que isso deve ser os diáconos, porque está aqui mesmo no trabalho dos diáconos. Bem. "E ao fazer assim, a miúde as pessoas se tem aborrecido conosco". Tem se aborrecido comigo também. Se aborrecerão com qualquer um. Há algo nessa pessoa que se aborrece. Não estão bem com Deus, porque o Espírito de Cristo se sujeita ao ensinamento de Cristo, à Casa de Cristo, à Ordem de Cristo. Vêem. E qualquer homem, pessoa ou menino que se aborrece com um diácono piedoso que lhes corrige ou qualquer pai que se aborrece com o diácono; realmente queremos a todos que possamos conseguir nesta igreja, mas se isso causa problema em algum outro lugar há algo estranho fermentando-se como acostumávamos dizer. Essa pessoa não está bem.80 – Se eles se vão se pode fazer uma coisa, deixe que se vão e ore por eles. Vêem. Talvez alguns dos diáconos vão à igreja, ou alguma vez vão à casa e inteire-se porque se foram. E lhes pergunta o que houve de mal. E logo, trate de reconcilia-los, se pode. E se não pode, leve duas ou três testemunhas que possam entender. Se não entendem, então se diz diante da igreja, se são membros daqui da igreja.81 – Mas, se não são membros da igreja, por certo que não são membros desta congregação, já que tem sido ensinados a obedecer. Vêem. Eles tem que escutar nossa ordem aqui, porque esta é a Ordem da Igreja. Estas são coisas que não nos agrada fazer. Coisas que não me agrada fazer, porém que devem ser feitas. Me dou a conhecer nesta fita e lhes digo se feitas. Me dou a conhecer nesta fita e lhes digo que sou eu. Eles me podem ouvir falando e sabem que sou eu. Não vocês; vocês me fizeram estas perguntas e eu lhes dou o melhor que sei da Palavra de Deus.
82 – Agora, se estas pessoas se aborrecem e se vão de vocês, que diz a Escritura acerca disso irmão Branham?83 – "Saíram de nós porque não eram dos nossos" (I João 2:19). Isso conclui. Deixaram a igreja. Isso foi o que fizeram. Bem."Outros não prestam atenção a nada do que dizemos, especialmente os meninos".84 – Os meninos devem conhecer diferente. Eles devem receber no lar, porém ainda que sejam os meus, meus filhos vem aqui e fazem desordem, eu não quero que vocês lhes batam, Sara, Rebeca, José, Billy ou que for. Vocês me digam e eu me ocuparei do assunto. Se não se podem portar bem, então ficarão fora da igreja até que aprendam a se portarem bem. Isto não é um circo, esta é a casa de Deus. Este não é um lugar para jogar, patinar, escrever notas, rir ou fazer das suas. Esta é a casa de Deus, deve se dirigir corretamente.85 – Você vem aqui para adorar, nem se quer para visitar. Isto não é um lugar de pequenique, não é um lugar de visitas, este é o lugar de visitação do Espírito Santo. Escutem ao que Ele tem que dizer, não escutar-nos mutuamente. Não vimos aqui para ter confraternidade mútua. Vimos aqui confraternizar com Cristo. Esta é casa de adoração. E os meninos devem se disciplinar, e se tem pais, deixa-os saber. Se estes pais dos meninos não escutam o que dizem os diáconos, então estes pais por si devem ser corrigidos.
"Temos falado aos pais com respeito a seus filhos e eles não cuidam".
86 – Se eles são membros desta igreja, então devem tomar dois ou três contigo e levem a este pai a uma reunião privada num dos escritórios. A mim não me importa quem seja, se sou eu, o irmão Neville; se é Billy Paul e seu filhinho, se é o irmão Collins e um de seus meninos ou um de vocês. Nos amamos uns aos outros, porém estamos obrigados para com Deus e Sua Palavra. Se é Doc, não importa quem seja. Devemos chamar-lhe a atenção e sermos honestos mutuamente. Como pode Deus tratar conosco se mutuamente não somos honestos? Como vamos ser honestos com Ele? Vêem?87 – Esta é uma ordem. Devemos preservar a Casa de Deus e se supõe que os diáconos devem saber como fazer. Vêem. E esta é a razão pela qual lhes digo que guardem essas coisas. Chame-os e se você explica aos pais e eles não prestam atenção, nem desejam ouvir-lhe; então consiga outro diácono ou a um dos administradores ou a alguma boa pessoa desta igreja e chame – reúna a toda a Junta de diáconos, diga: o irmão Jones, o irmão Hickerson, o irmão Jackson ou os que forem. Seus meninos estão se comportando mal e já o temos dito duas ou três vezes e eles não prestam atenção.88 – Então chame ao irmão Jones ou ao irmão que for, e diga-lhe: "Lhe amamos e és parte de nós, és um de nós. Vou lhe pôr esta gravação e escute o que o irmão Branham disse acerca disso". Vêem. "Agora, lhe temos pedido que corrija seus filhos". Vêem, "e eles não querem se portar bem e se você não pode conseguir que se comportem bem na igreja, deixe-os com alguém enquanto você vem à igreja, até que eles aprendam a se comportarem na casa de Deus". Vêem. Mas isto é uma ordem, deve ser cumprida, vêem.Agora, a seguinte pergunta é assim:
"Havemos entendido mal?"
89 – Não senhor; não o tem entendido mal. Isso está correto. O repito de novo. No exército não te perguntam as ordens: "Farás isto?" Se estás no exército, estás obrigado a faze-lo. Vêem. E essa é a forma em que eu estou obrigado a pregar o Evangelho. Estou obrigado a defender isto, sem importar-me com o que diga o outro, os irmãos e assim por diante. Estou obrigado a fazer isto. Ainda que tenha que ferir os sentimentos e partir os homens em pedaços, mas se eu…90 – Não queremos ser como Osvaldo, vêem. Se não podes estar em desacordo com um homem e logo lhe dar um aperto de mão e ter os mesmos sentimentos por ele, então algo está mal com você. Se não posso estar severamente em desacordo com um homem, seja de um ou de outro lado, e ainda continuar pensando dele o mesmo que Cristo pensaria, pois há algo mal com meu espírito. Não tenho o Espírito de Cristo.vêem.91 – Se ele diz: "Bom, irmão Branham, eu creio que você está ensinando isto e aquilo".92 – "Bem, irmão, juntemos a ponderar, você e eu. O estudaremos. Iremos ao quarto sós, e consideraremos". E ele me corta em pedaços e eu tenho que lhe responder certas coisas. Se em meu coração não posso sentir o mesmo por ele, que ainda continua sendo meu irmão e estou tratando de ajuda-lo, então nunca lhe ajudarei. Não há como ajuda-lo. Se não o amo, para que vou ali dentro? Em primeiro lugar diga-lhe: "Irmão, eu não o amo; deixe-me tirar isto de meu coração agora mesmo antes de entrar ai, porque não lhe posso ajudar até que lhe ame".93 – E isso é certo. Essa é a maneira, (vêem), leve-o a cabo. O tens feito, essa é a maneira que deve ser. Vocês nunca o entenderam mal.
"O estamos levando em forma errada?"
94 – Não. Essa é a forma correta de realiza-lo. Que se guarde a Ordem, porque agora ocorre constantemente com os bebês, as mães, meninos e coisas. Eles choram e se molestam muito, interrompem a seu pastor ali em cima. Recordem, vocês são o sustentáculo dele e do Evangelho. Vêem. E se estão interrompendo a mensagem do Senhor, que pois farão os diáconos? Igual a um homem falando em línguas. Está em seu dever. E um homem pregando está obrigado à Palavra a essas coisas. Cada um está obrigado a seu oficio. E isso é o que estamos aqui para fazer.95 – Agora, não queremos esperar demasiado e sei que tenho uma entrevista dentro de alguns minutos, assim sendo vou tratar de avançar o mais que puder.
Trechos da Mensagem "A Ordem da Igreja" — 26 de dezembro de 1963