mini-mat-tsunamiUm tsunami (em japonês: 津波, lit. “Onda de porto”) ou maremoto (do latim: mare, mar + motus, movimento) é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.

Tsunami


Um tsunami (em japonês: 津波, lit. “Onda de porto”) ou maremoto (do latim: mare, mar + motus, movimento) é uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Acidentes podem ocorrer de forma elevada, visto que as ondas se movem mais rapidamente do que os seres humanos.

Terremotos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefatos nucleares no mar), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos bólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.

O historiador grego Tucídides foi o primeiro a relacionar tsunami a terremotos submarinos, mas a compreensão da natureza do tsunami permaneceu escassa até o século XX e ainda é objeto de pesquisa. Muitos textos antigos geológicos, geográficos e oceanográficos referem-se a tsunamis como “ondas sísmicas do mar”.

Algumas condições meteorológicas, tais como depressões profundas que provocam ciclones tropicais, pode gerar uma tempestade, chamada meteotsunami, o que pode elevar as marés a vários metros acima do nível normal. O deslocamento vem da baixa pressão atmosférica no centro da depressão. Essas tempestades atingem a costa, o que pode assemelhar-se (embora não o são) a tsunamis, inundando vastas áreas de terra. Uma onda desse tipo inundou a Birmânia (Myanmar), em maio de 2008.

O alerta vem do Oceano Pacífico

17 Eu creio que estamos vivendo nos últimos dias.Eu penso que qualquer pessoa que lê as Escrituras ou mesmo um crente sabe que agora estamos no fim da história do mundo. Não haverá necessidade de escrevê-la, porque não haverá ninguém para lê-la. Está no fim do tempo. Exatamente quando? Eu não sei. Exatamente que tanto de tempo? Nem mesmo os Anjos no céu sabem esse minuto ou seja essa hora. Porém nos tem sido dito pelo Senhor Jesus que quando estas coisas que vemos hoje começassem a suceder, então everíamos levantar nossas cabeças porque nossa redenção está próxima.18 Agora, o que quer dizer, “está próxima”, eu não sei. Pode ser que quer dizer como disse o cientista outro dia na televisão, falando acerca da abertura de milhares de milhas na terra que vai se afundar… Ele estava inquirindo a questão, “Isto poderia afundar ali? (isto é Los Angeles, a costa Ocidental). Muitos de vocês têm visto como é que têm seguido com radar. Foi e saiu ali de baixo de San José, atravessou e saiu no Alaska e desceu ali pelas Ilhas Alêuticas, a uma distância de 200 milhas da costa e desceu de novo ali por San Diego, por detrás de Los Angeles e saiu ali. É como uma bolsa enorme. E todos estes terremotos que temos tido, são esse vulcão golpeando a esta enorme concha oca. Não posso me recordar do nome que lhe deram. Porém seja como for, quando isso se estremece, então produz estes terremotos que temos tido por anos na Costa Ocidental. Agora, já está rachado todo o redor.19 E o cientista disse, um disse ao outro: “Isso pode cair para dentro?”Ele disse, “Não é poder, mas sim, sucederá!”Disse, “Mas talvez não em nossa geração?”Disse, “Nos próximos cinco minutos ou nos próximos cinco anos. Nós não sabemos quando!”20 Esta semana me enviaram as notícias do jornal onde contava das casas de cem mil dólares que estão se despedaçando e as pessoas estão se mudando. Não sabem como impedi-lo. Não há maneira de impedi-lo. Vêem, Deus pode fazer o que Ele quer e não há ninguém que lhe possa dizer como fazê-lo.21 Você pode construir casas e fazer coisas cientifica e Deus é o criador da ciência. Como se propõe você a impedi-Lo? Ele pode destruir o mundo nesta manhã por meio de pulgas, se Ele quiser. Se dão conta que Ele pode falar pulgas á existência e que no tempo de meia hora, haveria uma profundidade de pulgas de  40 milhas sobre a face da terra. Vê? Comeriam as pessoas rapidamente. Ele é Deus! Ele faz somente como Ele quer. Ele é soberano em Si mesmo. 22 Agora, fixando-nos em toda esta acumulação de evidência, da hora em que hoje estamos vivendo, eu penso que é uma coisa útil repassar estas coisas e mostrá-Las, já que os Selos têm sido abertos, e encontrar a verdade destas coisas, como Deus tem sido tão leal para nós com Sua graça em mostrar-nos estas coisas.

Os ungidos dos últimos dias -1965

falecom@avozdedeus.org.br