Então levantaram suas vozes, e tornaram a chorar; e Órfã beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Pelo que disse: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após a tua cunhada.
Rute 1
46 Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai. 47 E, estando ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. 48 E o que o traía tinha-lhes dado um sinal, dizendo: O que eu beijar é esse; prendei-o. 49 E logo, aproximando-se de Jesus, disse: Eu te saúdo Rabi; e beijou-o.
Mateus 26
71 – E Orfa, um tipo da igreja morna que uma vez começou, um tipo da igreja que não vai até o fim do caminho. Ele disse "Isso soa muito bem". Então ela beijou sua sogra e voltou para trás novamente. Aquilo é um tipo do crente morno, que acredita que Jesus é o Cristo, e então vira e volta para trás voltando para coisas das quais ele tinha saído. Para o homem que fixara seu caminho com os poucos desprezados do Senhor, e então vira e volta para trás; "Como um cachorro para seu vômito, e um porco para seu lamaçal", como a Bíblia diz.
72 – Agora, ela voltou para seus deuses. Muitas vezes nós voltamos para trás para os deuses do nosso – nosso começo. Talvez temos olhos de cobiça para as coisas erradas. Voltamos novamente a cobiçar. Talvez temos ídolos de beber, ídolos de fumar, ídolos de mentir, ídolos de roubar, todos os tipos de ídolos; confessa ser batizado e volta novamente. Que coisa triste. Lembre-se, nunca mais se mencionou o nome dela outra vez. Ela foi excomungada por causa de sua decisão. 73 – A igreja morna (o crente morno), como cada crente representa a igreja. Cada americano representa a América. Cada alemão representa a Alemanha. Cada cristão representa Cristo!
74 – Escutem isto! Ela voltou suas costas, para voltar atrás para as coisas que ela tinha saído. Como aquele homem, até pregadores às vezes tomam o caminho do Senhor, e quando você fala com eles sobre o Batismo do Espírito Santo: "Tolice!" – Viram para longe disto. Aquilo era Orfa.
O parente redentor
90 – Ela disse, "Eu irei!" – decisão clara, feita rapidamente. Ela apegou-se aquilo. Isso foi o que Rute fez (Orfa voltou para trás).
O parente redentor
Judas teria entregue Jesus por 30 moedas de prata (Mateus 26, 15; 27, 3), que provavelmente seriam siclos e não denários como freqüentemente se julga e afirma. Esse era o preço de um escravo (Êxodo 21, 32). De acordo com o autor do Evangelho de Mateus, os principais sacerdotes decidiram não colocar essas moedas no Tesouro do Templo de Jerusalém, mas, em vez disso compraram um terreno no exterior da cidade para sepultar defuntos (Mateus 27, 6.7). Segundo Zacarias, profeta do Antigo Testamento, a vida e o ministério do prometido Messias (ou Cristo) seria avaliado em 30 moedas de prata (Zacarias 11, 12-13). Isto significava que, segundo a leitura dos acontecimentos feita pelo evangelista Mateus, os líderes religiosos judaicos foram induzidos a avaliar a vida e ministério de Jesus de Nazaré como dotada de bem pouco valor.
A motivação da sua ação é justificada ou explicada, nos Evangelhos, de diferentes modos. Assim, nos Evangelhos mais antigos, os de Mateus e de Marcos, tal deveu-se à sua avareza (Mateus 26, 14-16; Marcos 14, 10-11). Já nos Evangelhos de Lucas e de João o seu procedimento é subordinado à influência direta de Satanás (Lucas 22, 3; João 13:2. 27) sobre as suas ações.
Espíritos não morrem
O tema é apropriado para reflexão. O tempo é um grande inimigo para a memória, pessoas costumam esquecer certos juramentos, promessas, palavras empenhadas etc. O grande pregador Antônio Vieira, em um de seus melhores sermões, falava sobre o tempo e a ingratidão. Dizia ele, que o tempo é tão cruel que nem ao mármore respeita, racha-o com o passar dos anos. Que nos quis dizer o velho Vieira? Falava ele que entes queridos morrem, pessoas se desesperam, choram, querem precipitar-se dentro da cova, flores e muitas flores são colocadas sobre o morto, porém, com o passar dos anos, o esquecimento toma conta. Alguns, quando a memória ainda grita de saudade, colocam mármore sobre o túmulo, todavia, eu mesmo já vi muitos e muitos túmulos com bom mármore sobre eles, esquecidos pelos choros e juras de amor eterno e rachados pelo tempo inexorável.
Soarei como rude, mas essa é a grande constatação que faço dos pregadores da mensagem que não crêem na Terceira Puxada e a renegam. Certo espírito perturbador, algumas vezes nos envia e-mail "nos aconselhando" a não falar dessa forma, pois "o que os denominacionais irão pensar?". Eu pergunto: O que Jesus está a pensar dos traidores que beijam a Mensagem todos os dias em suas pregações e traem o Senhor Jesus Cristo com suas posturas e retóricas aveludadas com falsidades e descrença? Será que esses pregadores se acomodaram ao tempo e querem suas fazendas, sítios, fama, poderio, dinheiro, sim dinheiro, pois há pregadores de aluguel que pregam o que lhes pedem, são verdadeiros apologistas das falcatruas doutrinárias cujo fulcro é o interesse partidário e faccioso. Contradições vêem à tona, as cores se mostram, motivos se aclaram. O povo está cansado da liderança personalista que marca passo e não avança.
16 Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
2ª Timóteo 4
Um ministério verdadeiro não se organiza em estratégias à moda de Maquiavel, ou seja, política e de conquista. No ano 48 d.C, a grande Biblioteca de Alexandria foi queimada. O povo e os sacerdotes atônitos assistiam inertes a violência do fogo a destruir um dos maiores patrimônios da humanidade. Um homem chamado PALADAS, vendo que o povo não reagia, colocou-se à frente e em um gesto de coragem fez um belo discurso que encorajou o povo a lutar, em dado momento ele diz: "… Ó varões de Alexandria Será que estamos mortos e sonhamos viver… ou será que estamos mortos, e foi a vida que morreu!". Hoje pergunto aos meus nobres colegas a mesma coisa!
Sérgio Ricardo