“Quem controla uma conversa é quem ouve”

Será ?

Há muitas formas de controlar o ser humano, mantê-lo sob controle político, social, religioso etc. Uma das formas mais eficazes é o medo. O medo impede, coordena, comanda, cega, manipula, escraviza e , pior que tudo, impede o povo de alcançar a Verdade. Uma pessoa que teme, aqui é preciso diferenciar temor reverencial de medo despótico, uma vez que tememos a Deus , todavia, Deus não é um désposta, não é político e/ou ameaçador. São Paulo diz:

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.”

I Corintios 13:11

Muitas pessoas veneram outras pessoas, líderes religiosos, homens dotados de carisma e que impressionam e dominam e fascinam outras pessoas pela forma de falarem, atuarem, conduzirem-se, manipularem, comandarem e sempre estarem certas, ninguém as questiona, parece que essas pessoas estão acima do bem e do mal. Lembro-me de uma velha e sábia expressão latina:

“Extrema vitiosa sunt; virtus in medio est”. Os extremos são viciosos, a virtude está no meio. Em religião o carisma é necessário, todavia, sai-se perigoso. Corre-se o risco de chamar o diabo de Deus e Deus de diabo. A frase título desse artigo foi propagada e prolada por todo este país chamado Brasil como forma ideológica de não ouvir crentes que nos chegam a falar de certo ou tal ministro ou ainda de uma “doutrina que o pastor ensinou que é do diabo”, no entendimento daquele pastor. É uma boa fuga tal frase, boa fuga só que calcada no medo, sim, fundamentada no medo quando se diz respeito a ouvir de Deus. Temos o direito inerente à nossa personalidade conhecido como facultas agendi, ou seja, o direito de fazer ou não fazer, o direito de escolher. Leiamos São Paulo novamente:

“Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 26  Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. 27  E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. 28  Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. 29  Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? 30  E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? 31  Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

I Coríntios 10 :25-31

Ainda:

Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor? 2  Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. 3  Esta é minha defesa para com os que me condenam. 4  Não temos nós direito de comer e beber? 5  Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crentre, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? 6  Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? 7  Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? 8  Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?

Mais uma vez São Paulo:

“12  Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. 13  E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório. 14  Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; 15  E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.16  Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.17  Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”

II Coríntios 3:12-17

A frase usada para “frear” a conversa revela-se embebida no medo,  na covardia de ouvir a Verdade, querem , como afirma Paulo, permanecerem atrás de um véu humano e ditador. A falar de uma pessoa é melhor silenciar, a ouvir ou falar a Verdade de Deus,  a frase tão divulgada como forma de amendontrar o povo não se aplica mais.

Quem controla a sua conversa é Deus em você

12  E o mensageiro, que foi chamar a Micaías, falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma voz, predizem coisas boas para o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom.

13  Porém Micaías disse: Vive o SENHOR, que o que meu Deus me disser, isso falarei. 14  Vindo, pois, ele ao rei, este lhe disse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à guerra, ou deixaremos de ir? E ele disse: Subi, e triunfarás; e serão dados na vossa mão. 15  E o rei lhe disse: Até quantas vezes, te conjurarei, para que não me fales senão a verdade em nome do SENHOR? 16  Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa. 17  Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que ele não profetizaria de mim o que é bom, porém sempre o mal? 18  Disse mais: Ouvi, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua mão direita, e à sua esquerda. 19  E disse o SENHOR: Quem persuadirá a Acabe rei de Israel, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? Um dizia desta maneira, e outro de outra. 20  Então saiu um espírito e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o persuadirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? 21  E ele disse: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o SENHOR: Tu o persuadirás, e ainda prevalecerás; sai, e faze-o assim. 22  Agora, pois, eis que o SENHOR pós um espírito de mentira na boca destes teus profetas; e o SENHOR falou o mal a teu respeito. 23  Então Zedequias, filho de Quenaaná, chegando-se, feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti? 24  E disse Micaías: Eis que o verás naquele dia, quando andares de câmara em câmara, para te esconderes. 25  Então disse o rei de Israel: Tomai a Micaías, e tornai a levá-lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei. 26  E direis: Assim diz o rei: Colocai este homem na casa do cárcere; e sustentai-o com pão de angústia, e com água de angústia, até que eu volte em paz. 27  E disse Micaías: Se voltares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!

 

Quatrocentos dizem a mesma coisa e somente um diz diferente. Quem controla a conversa é você ou Deus ? Não deixe que o medo lhe convença de uma falácia . Eleito não é enganado.

falecom@avozdedeus.org.br