Certos pontos dentro da Bíblia não podem ser tomados ao “pé da letra”, sendo necessário o mínimo de razoabilidade para quem lê e ensina. Certas doutrinas, entendam ensinamentos, pautam-se pela ponderação do pregador e do pastor. A prática ritualística de entregar para satanás um membro da igreja que está a dar mal testemunho ou cometeu falta disciplinar, encontra respaldo na Bíblia, em 1ª Epístola de Paulo aos Coríntios:
Que é isso, “entregar para satanás”?
Certos pontos dentro da Bíblia não podem ser tomados ao “pé da letra”, sendo necessário o mínimo de razoabilidade para quem lê e ensina. Certas doutrinas, entendam ensinamentos, pautam-se pela ponderação do pregador e do pastor. A prática ritualística de entregar para satanás um membro da igreja que está a dar mal testemunho ou cometeu falta disciplinar, encontra respaldo na Bíblia, em 1ª Epístola de Paulo aos Coríntios:
Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai. Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação. Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou, Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, Seja, este tal, entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade. Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.
1ª Coríntios 5:1-13
No texto em questão, o apóstolo Paulo está tratando do caso especifico de um homem que, na congregação de Corinto, se “atrevia a possuir a mulher do seu próprio pai”, ou seja, a sua madrasta. Tal imoralidade, também mencionada em Deuteronômio 22.30, não vinha sendo castigada pela congregação de Corinto. Isso é alvo da crítica por parte do apóstolo Paulo, ao mesmo tempo em que ele sentencia que “o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus” e “com o poder de Jesus”, “entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor” (versículos 3, 4 e 5).
Paulo deseja que esse pecador seja retirado de sob o poder de Cristo para que exerça o seu poder sobre ele e o aflija no corpo, fazendo-o sentir, já nesta vida, um prelúdio do inferno, a fim de que isso o leve ao arrependimento e à vida. Vemos, assim, que esta não é uma disciplina diferente da de Mateus 18. A excepcionalidade do pecado referido no texto de 1ª Coríntios levou o apóstolo Paulo à expressão de uma linguagem excepcional que não aparece novamente em nenhum outro texto bíblico. Mas o sentido da disciplina eclesiástica normalmente praticada é preservado por Paulo nesse texto: atingir a salvação do pecador.
Irmão Branham disse:
206 Eu tenho um irmão, um bom amigo, gosto de mencionar o seu nome aqui. Ele é um irmão pregador, e este irmão pregador, seu nome é Irmão Rasmussen. Muitos de vocês, ministros assentados aqui esta noite tem o nome dele em seus papéis. É aquele interdenominacional de Chicago. E olha. Ele tinha um rapaz, ministro, foi e se casou com uma moça católica, começou assim, e ia fazer isto, fazer aquilo, e aquilo outro. E – e acabou se metendo em apuros. Então o pai dele foi até ele, disse: “Agora olhe, filho, você vai se reconciliar com seu pai?” Ele havia chamado a igreja deles de um bando de santos roladores, do seu pai. Ele disse: “Agora olhe, você vai acertar aquela coisa com esta igreja?” 207 Ele disse: “Ora, pai, o senhor é meu pai, e eu não quero meter-me em problema com o senhor”. 208 Tudo bem, foi e pegou um dos diáconos e desceu até a casa dele. Disse – disse: “Wesley, eu quero conversar com você”. Disse: “Você vai acertar esta coisa com a igreja? ” E ele murmurou duas palavras com resposta, daquela maneira. Disse: “Lembre-se, Wesley, eu sou o pastor desta igreja. Sou seu pai, contudo vou fazer o que Deus diz para fazer. Vou lhe dar trinta dias para acertar isto com esta igreja, ou iremos excomunga-lo da Presença de Deus. Você é meu filho; Aquele é meu Salvador”. Disse: “Eu o amo, e você sabe que eu o amo, Wesley, eu morreria agora mesmo por você, mas você tem que alinhar-se com a Palavra de Deus, está vendo”. Disse: “Eu sou o pastor, sou o pastor daquele rebanho, e sendo você meu filho ou quem quer que fosse, você tem de alinhar-se com a Palavra de Deus. Se você não fizer isto, então não estou apto para ser Seu pastor”. 209 Que coisa, este sim é um pastor. Este sim é um homem. Vocês não acham? Este sim é um homem. Ele disse isto a seu filho, e o feriu, ele disse. Mas disse o que? “A quem você vai ferir, ao homem ou a seu Salvador? ” Então ele disse: “Então nós prosseguimos”. 210 E disse: “Ele não acertava isso. E nós… Eu contei à igreja e disse: „Meu próprio filho, Wesley, recusa-se a me ouvir neste assunto. Ele se recusa a ouvir o diácono. Você é testemunha disso, Irmão Fulano-de-tal? „Sim, sou‟. „Está bem, às oito horas, no próximo domingo, daqui a quatro semanas, se ele não acertar aquilo com esta igreja, nós entregaremos Wesley, meu filho, ao Diabo, para a destruição da carne, este sangue o Sangue de – de Jesus Cristo e esta igreja não mais o protegerá‟”. 211 E aquela noite chegou, em pé diante do púlpito, disse: “Ele tem dois minutos mais”. A hora chegou, disse ele: “Agora, como meu filho, Wesley Rasmussen, e disse a esta congregação e a Ti, Todo-Poderoso Deus, que nós fizemos tudo o que pudemos fazer, segundo as Tuas Palavras e instruções do Teu – do Teu Filho, e nosso Salvador, que Ele nos tem deixado, nós agora… Eu entrego meu rapaz, e esta igreja comigo ao – ao Diabo, para a destruição de sua carne, para que sua alma possa ser salva”. É tudo que foi dito. Nada aconteceu por uma semana ou duas, talvez um mês ou dois. 212 Certa noite, o velho Wesley adoeceu. E quando adoeceu, continuou a ficar mais e mais doente. Ele chamou o médico. O médico veio e o examinou. Ele tinha uma febre de cento e cinco [Quase 40 graus – Trad.], e o doutor não podia encontrar nenhuma razão para isso. Apenas continuou a ficar mais doente. O médico disse: “Rapaz, eu não sei o que aconteceu com você”. Ele não sabia o que fazer. Disse: “Vamos chamar um especialista”. Chamaram um especialista e o especialista foi lá. Eles o levaram ao hospital, examinaram-no, tudo mais, ele disse: “Simplesmente não consigo lhe dizer, o rapaz simplesmente – simplesmente tem aparência de morte”. E a esposa dele ali, em pé, chorando e tudo assim. E os filhos em pé ao redor da cama, e todos desta forma. Ele disse: “Ele está morrendo, isso é tudo”. Disse: “Sua respiração e o seu pulso simplesmente diminuem a cada instante”. 213 Ele disse: “Chamem o papai”. Oh, sim, esta é a maneira que tem que ser feita. Isso mesmo. “Chamem o papai”. E seu pai foi correndo até o hospital, bem rápido para vê-lo. Ele disse: “Papai, eu não posso agora, mas Deus ouve as minhas palavras, corrigirei tudo. Acertarei. Sim, acertarei”. Sim, senhor, irmão, aí mesmo a respiração dele começou a voltar ao normal. 214 E no domingo seguinte, estava em pé diante da igreja, ele disse: “Tenho pecado diante de Deus na presença desta igreja. Eu recusei-me a ouvir as palavras do pastor. Eu – eu recusei-me a ouvir o diácono aqui”. E disse: “Peço a esta igreja que me perdoe pelo mal que tenho feito assim”. Disse: “Deus tem poupado a minha vida”. Eu lhes digo: ele se alinhou de acordo. Sim. Esta é a maneira que tem que ser, estão vendo. Estão vendo? Vocês, se vocês apenas fizessem à maneira de Deus! Estão vendo? 215 Agora, estão vendo, a maneira que nós fazemos, temos uma reunião de conselho, e dizemos: “Bem, agora, nós deveríamos manter…” Não digo o Tabernáculo, mas eu quero dizer nós, os protestantes, temos uma reunião de conselho: “E o que vocês acham de Jones? O que vocês acham que deveríamos fazer com ele? Eu acho que, como metodista, ele seria um membro melhor do que é para nós”. Eis aí. Isso, isso está errado. Esta é a razão por que não temos de seguir a suas tradições e algum bispo, a quem temos que chamar, ou algum… do que é que vocês os chamam, o homem da superintendência desta igreja pentecostal, o presbítero do distrito, chamá-lo para julgar a conduta deste homem.
POR QUE NÃO SOMOS UMA DENOMINAÇÃO?
William M. Branham
27 de setembro de 1958
Jeffersonville – Indiana – E.U.A.
Tradução – GO
Acho apropriado citar o irmão Branham aqui, pois ele fala de um relato no qual o PAI entregou o FILHO a satanás. Ao observarmos o acontecido na Bíblia e no relato do irmão Branham vemos que o pastor cumpriu com seu próprio filho uma Escritura legítima. Assim como uma Escritura de correção extrema, não pode ser banalizada e ou tornasse rito diário. A Mensagem do profeta em momento algum rejeita a correção, ao contrário, Deus corrige aqueles que ama. Em uma espécie de juízo de valor, para aplicarmos 1ª Coríntios 5 devemos todos estarmos na condição de fazê-lo, ou seja, a igreja, ciente e instruída, utilizasse de um remédio amargo, ou seja, deixar de orar por um irmão, deixando-o desguarnecido frente a satanás. E quando não se cumpre os pré-requisitos? Vira banalização de um meio legítimo. Paulo não escreveu esse texto só para os Coríntios, é fato. Quero pensar que estamos na dispensação na qual Cristo mora no coração do eleito. O julgamento passa pela misericórdia do trono do coração. A doutrina é legítima se dela utilizamos legitimamente.
“Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente”
1ª Timóteo 1:8
Pastor Sérgio Ricardo