Image
 

"Ex tunc" e "Ex nunc"

Aristóteles em seu princípio da isonomia falava: "Devemos tratar os iguais de maneira igual e aos desiguais de maneira desigual". Parece um princípio justo e lógico e é usado costumeiramente. O ser humano não é bom. Deus em sua infinita presciência estabeleceu a Lei como agente regulatório das ações do humano. Falamos anteriormente sobre os encontros pastorais, aqui no Brasil, revestidos de uma pompa ostensiva. Celebra-se a legitimidade de ministérios e grandes decisões. O aspecto de Concílio é presente, e há para todos os gostos doutrinários. Fato é que poucos pastores estão preocupados em orientar suas igrejas, mas preocupam-se em orientar a igreja dos outros. Críticas nos chegaram falando sobre encontro em tal e tal lugar. Reafirmamos que a liberdade em fazer encontros pastorais é cabida e até justificável, no entanto, não pode ser regra básica de regulamentação de ministérios. Entendamos: quando um pastor não vai um "encontro" é por não pertencer a tal ala doutrinária, logo é falso e ismo. Caso o referido pastor vá a outro "encontro" é por ser partidário de tal e tal pastor, logo está correto. Ambos os pensamentos são falácias. Irmão Branham não ensinou assim.

78 – Eu nunca disse isto antes, mas eu desejo fazer isto diante de vocês homens. Não queria as mulheres aqui, porque uma inclina para este lado e aquele lado. Agora, estou tentando lhes dizer a razão pela qual quero fazer isto. Eu penso que se o Senhor está vindo na semana que vem, vamos começar a igreja nesta semana. Com certeza, vamos Lhe mostrar. Vamos nos firmar no nosso posto do dever. Sim, senhor.
79 – E então se nós – quando a igreja for edificada, ora…? Digamos se Ele… E se Ele vier daqui a dez anos? E se vier daqui a vinte anos? E se vier daqui a cem anos? Seja quando for; quando Ele vier, isto não importa. Sabemos que Ele virá para nós antes daquele tempo, porque não podemos viver isto – mas cem anos. Ele virá por nós, mas temos que deixar as separações para trás. Então eu pensei isto: por que não deixar então a junta aqui (falando a eles agora) construir a igreja? Coloquem-na aqui; façam-na bonita, e um lugar agradável onde as pessoas possam vir.
80 – Eu sugeriria que o irmão Neville fosse o pastor da igreja, contanto que a igreja o indique para ser o pastor; este é o voto da igreja. Desde que ele se mantenha no posto do seu dever e permaneça com a fé e deseje vir, sinta a liderança do Senhor; então a liderança do Senhor é para ele permanecer se a congregação assim votar. 81 – Então eu diria que cada um destes homens aqui, estes outros homens, como o irmão Crase e o irmão Junior e todos eles, contanto que sinta seu dever em seu posto eles estão associados aqui juntos… Você não pode descer e se encontrar com um metodista; você não tem companheirismo com eles. O batista – você fala a respeito de falar em línguas e do batismo no Nome de Jesus, eles te chutarão para fora (O irmão Branham estala seus dedos – Ed.) imediatamente. Isto é certo. Você se assenta por aí, seria como um – uma pomba no meio de um punhado de corvos. Você não teria nenhum companheirismo de forma alguma. Você morreria. Agora eu não estou criticando aos metodistas e batistas, recorde isto. Agora, eu não estou dizendo isto, estou apenas fazendo uma comparação. Há muitos daqueles metodistas e batistas que são bons homens, homens pios, mas estou falando sobre a congregação. Aí está o irmão (Qual é o seu nome?) lá trás nesta noite, o – o evangelista assentado lá atrás, o irmão J. T. Parnell. O irmão Beeler. Eu creio que este irmão assentado aqui… Alguns deles… Muitos de vocês aqui, homens de Deus, com um chamado em sua vida, você pode estar fazendo algo. Apenas não fique ai assentado. Vamos fazer algo. Se você não obteve uma só alma salva, salve aquela – cada um de nós… 82 – Agora, eu penso que esta igreja… Se vocês, homens, quando construírem esta igreja, façam dela seu quartel-general e como o irmão Neville aqui sendo o presbítero mais velho entre vocês. Vêem? E às vezes você tem uma questão que não pode discuti-la com sua igreja aí fora, então traga isto aqui ao irmão Neville e vocês todos discutirão isto juntos. Se houver… não puderem chegar a nenhuma decisão, eu estarei voltando logo, então todos nós nos reuniremos com isto.

Pondo-nos ao lado de Jesus-1962

 Irmão Branham estaria presente. Alguém me diz: "As mensagens são o irmão Branham a falar". Então por que não crêem na abertura dos selos, o irmão também disse? Reunir-se sem direção de Deus, apenas para fazer política não está em conformidade com a mensagem mencionada.

83 – E então ali, treinem seus próprios grupos outros ministros – homens que você vê que têm um chamado em sua vida para o ministério. Treinem aqueles jovens; tragam-nos aqui para o ancião. Todos vocês se reúnam em uma reunião ministerial a ali ensinem as coisas profundas de Deus. Não vão tomar um ângulo mau. Conservem alguém que… em quem possam ter confiança para ser como um – um líder para vocês. E então às vezes se você não vê isto exatamente da maneira que ele faz, vá – tudo bem; de qualquer modo você tem fé, simplesmente siga em frente. Talvez quando nos ajuntarmos então, todos nós juntos, nós oraremos; o discernimento de Deus descerá e Ele dará exatamente o que isto seja (vê você?) e nos deixará saber como fazer isto.84 – E ali, as igrejas podem ir ouvir. E treinem um grupo de homens… e se eu estiver no trabalho evangelístico em algum lugar, há lugares onde eu posso colocá-los em todo o mundo.

 

Pondo-nos ao lado de Jesus-1962

Podemos cometer erros de escolha, nunca é errado ter companheirismo. O que estamos a analisar são os objetivos que levam pessoas a se reunirem e ditarem regras e normas que não calham e não estão consoantes com a Mensagem.   Tenhamos um "encontro" por dia, vivamos em presente estado de "encontro", só não façamos trincheiras e barricadas doutrinárias e chamemos de ismo aquilo que é Sagrado. A conduta que temos é prestigiar nossos irmãos como amigos e companheiros, não, tornamos igrejas em sedes partidárias. Irmão Branham falou em quartel-general atrelando seu próprio nome ao Tabernáculo que pastoreava. Alguns entendimentos são necessários para não entrarmos em situações de embaraço. Continuaremos em um próximo artigo.

"Ex tunc" – expressão de origem latina que significa "desde então", "desde a época". Assim, no meio jurídico, quando dizemos que algo tem efeito "ex tunc", significa que seus efeitos são retroativos à época da origem dos fatos a ele relacionados:

  • As decisões definitivas no controle concentrado têm, em regra, efeito ex tunc.

"Ex nunc" – expressão de origem latina que significa "desde agora". Assim, no meio jurídico, quando dizemos que algo tem efeito "ex nunc", significa que seus efeitos não retroagem, valendo somente a partir da data da decisão tomada:

  • A revogação de ato administrativo opera efeitos ex nunc.

 

falecom@avozdedeus.org.br