Prosélito
(uma palavra que mudou seu sentido ao longo dos séculos)
Texto em Latim:
“Vae vobis, scribae et pharisaei hypocritae, quia circuitis mare et aridam, ut faciatis unum proselytum, et cum fuerit factus, facitis eum filium gehennae duplo quam vos!”
Evangelium Secundum Matthaeum 23:15
Texto em Grego
“OUAI UMIN GRAMMATEIS KAI PHARISAIOI UPOKRITAI OTI PERIAGETE TÊN THALASSAN KAI TÊN XÊRAN POIÊSAI ENA PROSÊLUTON KAI OTAN GENÊTAI POIEITE AUTON UION GEENNÊS DIPLOTERON UMÔN”
Maththaion 23:15
Prosélito é utilizado na LXX (Septuaginta) para designar o "Estranho- Estrangeiro" (1º Cr. 22:2), ou seja, alguém chegado à Palestina; um “Sojourner-Subordinado” na terra (Ex. 12: 48; 20:10; 22:21), e no Novo Testamento para uma conversão, para o Judaísmo. Havia o hábito da conversão a partir desses primeiros tempos (Isa. 56:3; Neemias. 10:28; Ester 8:17). A lei de Moisés fez uma regulamentação específica no que diz respeito à admissão na “Igreja” judaíca, com os que não nasceram israelitas (Ex. 20: 10; 23:12; 12:19, 48; Deut. 5:14, 16, 11, 14, etc.)
O Kenites, o Gibeonitas, o Cherethites, e assim os Pelethites foram admitidos para os privilégios de Israel. Assim também nós ouvimos de “proselytes” indivíduo que passou a posições de destaque em Israel, como o de Doeg Edomite, Uriah o hitita, Araunah o Jebuseu, Zelek o Ammonoidea, Ithmah e Ebedmelech os etíopes. No tempo de Salomão, havia cento e cinquenta e três mil seiscentos “estranhos” na terra de Israel (1º Cr. 22:2; 2º Cr. 2:17, 18).
E os profetas falaram do tempo que chegaria, quando as partes dos estranhos teriam partes em todos os privilégios de Israel (Eze. 47:22; Isa. 2:2; 11:10, 56: 3-6; Miquéias 4:1). Assim sendo, no Novo Testamento às vezes, temos de ler nas sinagogas “proselytes”, (Atos 10:2, 7; 13:42, 43, 50, 17:4, 18:7; Lucas 7:5). O "religioso proselytes" aqui foram falados dos proselytes o bem, como distinguindo de proselytes do portão. A distinção entre "proselytes do portão" (Ex. 20:10) e "de justi proselytes" expressão originada apenas com os rabinos. Segundo eles, o "proselytes do portão" (metade proselytes) não eram obrigados a serem circuncidados, nem cumprir o cerimonial Mosaico da lei. Eles estavam vinculados apenas a se conformar com os chamados sete preceitos de Noé: Que se abstenham de idolatria, blasfêmia, derramamento de sangue, impurezas, a ingestão de sangue, roubo, fossem produtivos e obedientes às autoridades. Além dessas leis, no entanto, eles foram obrigados a absterem-se de trabalho no sábado, e que se abstivessem da utilização de pão levedado durante o período da Páscoa.
O "proselytes de justiça", “religioso de devoção proselytes” (Atos 13:43), estavam vinculados a todas as doutrinas e preceitos da economia judaica, e eram membros da sinagoga, em plena comunhão. O nome "prosélito" ocorre no Novo Testamento apenas em Mat. 23:15; Atos 2: 10; 6:5; 13:43.
O mimetismo da palavra
A verdade por detrás das intenções
A palavra prosélito, como algumas muitas palavras, sofreu a ação do tempo e seu significado passou a ter um cunho político-religioso. Especialmente com a igreja Católica Romana, que incentivava a doação de bens para merecimentos de cargos, a palavra prosélito passou a designar um indivíduo que aceitava a fé somente para ocupar cargos hierárquicos e de fama. Hoje não é diferente, troca-se de igreja para outra pois lá o pastor ofereceu um cargo para o “irmão”. Troca-se de igreja, entenda-se que a origem da palavra vem de “conversão de um estranho”, ou seja, o indivíduo hoje se vende por conta de cargos, caronas, “vans” disponibilizadas que buscam o crente na porta de casa entre outros atos pérfidos, abjetos, indecorosos, absurdos e principlamente políticos.
Irmão Branham condenou o uso do proselitismo:
38 – E se você observar, na visão que tive do meu ministério, era como eu nunca tivesse atravessado aquelas árvores. Eu nunca fiz proselitismo. Eu nunca disse: “Todos vocês trinitarianos sejam unicistas” ou “Todos vocês unicistas sejam trinitarianos.” Eu tenho plantado em seus próprios vasos. Exatamente. Eu fui aos trinitarianos, eu fui aos unicistas, eu fui a todos, e fiquei no meio deles e nunca juntei a nenhum deles; mas fiquei entre eles, sendo um irmão, exatamente o que a visão disse que fizesse. E tenho comido do fruto dos dois lados, salvação em ambos os lados.
A fase presente do meu ministério 08/09/1962
64 – Nós encontramos exatamente a mesma coisa hoje nas igrejas. Você Metodistas, vocês estão esperando por um Messias. Que espécie de Messias? Não aquele que Deus te enviou. Vocês Batistas, vocês estão esperando por um Messias. Vocês da Assembléia de Deus, vocês estão esperando por um. Isto é correto. Mas o que está você procurando? A mesma coisa que o mundo político está procurando. Por algum grande gênio matemático, por algum grande estudante com um D.D. Ph.D., para que entre em sua igreja, e derrube todas as outras denominações e faça com que todos se unem à sua. Algum sujeito que seja bom em fazer proselitismo, ele pode tomar conta de toda a coisa.
A queda do mundo 16/12/1962
338 – O precursor devia ser um determinado homem culto que sua… Bem, sem dúvida… Cada dia, cada ano quando eles — eles ordenavam seus ministros e os enviavam como missionários para fazer proselitismo e trazê-los; cada um pensava: “Este será aquele precursor que virá.” Mas Deus o levantou do deserto onde não havia nenhum seminário de forma alguma, vejam, e coisas assim. Vêem? Deus escondendo-Se em humildade e em simplicidade.
Deus em simplicidade 17/03/1963
207 – O que é que acontece hoje, é somente rol de membros. Sim. (Espaço vazio na fita – Ed.) …membros, grande rol de membros, grandes classes de Escola Dominical, pagando prêmios para os que podem fazer proselitismo e trazer alguém também de alguma outra igreja, ver quem tem mais. Você sabe, isto é farisaísmo! E então fazem uma grande fanfarronice sobre isto, “Nós conquistamos a vitória sobre eles no último domingo”. Se você tem chegado a um lugar onde tem que fazer da igreja de Deus uma raça de vira-casacas, então é hora de fechar as portas e ir para casa.
O mensageiro do entardecer 16/01/1963
108 – O que poderíamos dizer de Davi? A graça de Deus! Aquele grande guerreiro para quem Deus Mesmo . . . Ele disse: “Ele é um homem segundo o Meu coração.” Aquele grande guerreiro, Davi, como pôde ele fazer uma coisa como a que que ele fêz, tomar Urias, seu soldado, quando ele tinha as mãos cheias de gentios lá como soldados? Ouçam atentamente esta pequena história por um momento. Quando eles tinham os seus soldados lá, e Urias foi aquele que se pôs ao lado de Davi. Urias era um prosélito, ele era um heteu, um prosélito para a religião judaica. E aqueles homens amavam tanto a Davi! Eles viram que a unção estava sobre ele, embora ele fosse um . . . ele fosse um fugitivo. Foi despejado de seu próprio país, teve que viver com os filisteus. Saul o estava caçando. Mas mesmo aquele homem, eles viram a unção sobre ele! Eles sabiam que ele estava vindo em poder. Glória a Deus.
119 – Davi, em seus grandes mantos e sua grande coroa, e ele tinha Joabe lá fora, seu grande general, e toda aquela luta se travando. Ele estava conservando todos os inimigos fora das fronteiras e coisas, tudo estava certo. Ele teve um filho com esta Bete-Seba. E tinha o pobre Urias lá fora; e tinha Joabe para se colocar ao lado, até que ele se afastou dele. E . . . e . . . e o rapaz morreu quando o sol se pôs, com o punhal de batalha em sua mão, sangue em seu escudo, onde havia se firmado por Israel, ainda sendo um prosélito para sua religião. Então quando Joabe voltou e lhe disse que . . . que Davi tinha aquele . . . que Urias morreu, Davi pensou: “Tudo está certo agora. Tenho sua esposa, e tudo dará certo. Tenho um filho.” Mas o garoto ficou enfermo. O garoto começou a morrer. E ele fez tudo que podia para salvar a vida do garotinho, talvez vieram todos os médicos. E nada. Finalmente o bebê morreu. Eles estavam com medo de dizer a Davi que o bebê estava morto. E ele morreu. Então ele pensou que tudo estava escondido. Então ele confortou Bete-Seba. Ele já a havia tomado como sua esposa, depois de todas as outras esposas.
A mensagem da Graça 27/08/1961
Irmão Branham mostra os dois sentidos da palavra prosélito, o correto que falamos quanto à etimologia e o uso hodierno e comum na prática , especialmente aqui no Brasil.
Prosélito é substantivo singular masculino e seu uso como proselitismo é indiferente, tanto faz um quanto o outro, proselitismo apenas indica a ação do sujeito que é prosélito.
Obs. Quero agradecer a pergunta que nos foi enviada pelo irmão Marcelo Cardoso que nos estimulou a fazer essa matéria. Agradeço-lhe de coração e fico motivado a trabalhar, por saber que há pessoas que são filhos e filhas de Deus, que oram e com palavras, sejam elas para uma correção, uma dúvida a esclarecer, um obrigado, enfim, tornam esse trabalho menos sofrido, sim sofrido, pois longe das beiras de rio e cadeiras emplumadas, reuniões que servem para lustrarem as estrelas do ego, empenhamo-nos 24 horas para a divulgação da MENSAGEM DO IRMÃO BRANHAM, malas, objetos, pedrinhas do Canyon Sabino, são intressantes, mas a MENSAGEM É DEUS E URGENTE. Agradeço-lhe irmão Marcelo e longe de ser como Jean-Paul Marat, L'Ami du peuple, e tenha o mesmo fim , que Deus que já me recompensou com a salvação, proteja minha família e me dê saúde e ímpeto e equilibrio para escrever algo de útil, a duras penas , mas com sobriedade. Agradeço-lhe penhoradamente o respeito e espero ter-lhe sido útil.
Essa é a Sarinha filha do irmão Marcelo Cardoso,
A família mora em Esteio RS.