Recentemente em diálogo imprevisto com um pregador que fala sobre a Terceira Puxada, falou-me ele, em pronúncia inglesa importada, sobre uma palavra, que dada à pronúncia anglicista não entendi em um primeiro momento. Falou-me ele sobre PAROUSIA, algo novo na prateleira das doutrinas oportunistas dos que querem tornar a Terceira Puxada em algo humano com direito a titulação de doutor entre outros. O que significa a palavra parousia:
Qual é o significado e a importância da palavra grega parousia? Significa literalmente “estando ao lado”, expressão derivada da preposição grega pará (“ao lado”) e ousia (“estando”). Vejamos o que os lexicógrafos dizem:
O Léxico Grego-Inglês de Liddell e Scott dá como primeira definição de parousia a palavra inglesa para “presença”. Dá como segunda definição dela “chegada”, e depois acrescenta: “[Espcecialmente] a visita dum personagem real ou oficial.”
Concordando com isso, o Dicionário Teológico do Novo Testamento (em inglês, editado por Gerhard Friedrich) dá como “O Sentido Geral” a palavra “Presença”. Daí, como “O Uso Técnico dos Termos” no helenismo, dá “1. A Visita dum Governante”. Diz a respeito do “Uso Técnico de páreimi [verbo] e parousia no N.T.”: “No N.T., os termos nunca são usados para a vinda de Cristo na carne, e parousia nunca tem o sentido de retorno. A idéia de mais de uma parousia é primeiro encontrada apenas na Igreja posterior.”Portanto, os discípulos de Jesus não perguntaram sobre sua futura “chegada”, mas sobre depois de sua chegada. Perguntaram sobre a sua “presença”. E se em vez de usarmos a palavra “presença” recorrermos ao “uso técnico dos termos” no helenismo, entenderemos que os discípulos perguntaram a Jesus: “Qual será o sinal da tua [visita como personagem real] e da terminação do sistema de coisas?” Uma “visita” inclui mais do que apenas a “chegada”. Inclui uma “presença”. No chamado Novo Testamento, a palavra grega parousia ocorre vinte e quatro vezes, e em todas as suas ocorrências ali, não só a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (boa tradução em alguns pontos) traduz a palavra cada vez por “presença”, mas também outras traduções o fazem, tais como a Tradução literal da Bíblia Sagrada de Young, de 1862 E. C.; a Diaglott Enfática grego-inglesa, de Wilson, de 1857-1863 E. C.; e A Bíblia Enfatizada de Rotherham, em inglês, de 1897 E. C. Notamos quão apropriadamente se contrastam “presença” e “ausência” em Filipenses 2:12, onde o apóstolo Paulo diz: “Sempre obedecestes, não somente durante a minha presença, mas agora muito mais prontamente durante a minha ausência.”
A “presença” de Cristo, sobre a qual os discípulos perguntaram, não podia ter ocorrido no tempo da destruição de Jerusalém pelos romanos em 70 E. C. Por que não? Porque embora seja verdade que o sistema judaico de coisas terminou então, o sistema maior de coisas, do qual o sistema judaico era apenas um modelo ou tipo profético, não findou então. Isto havia de ocorrer durante a parousia de Cristo, que havia de culminar numa “grande tribulação, tal como nunca ocorreu desde o princípio do mundo até agora, não, nem tampouco ocorrerá de novo”. (Mat. 24:21) A tribulação de Jerusalém, em 70 E. C., foi a sua pior, mas certamente não pior do que o dilúvio global dos dias de Noé e muito menos catastrófica do que a terminação de todo este atual sistema mundial de coisas.
Irmão Branham nunca utilizou essa palavra Parousia em suas mensagens, utilizou Kenos, En Morphe e mais um ou outra e sempre com profunda aplicação. Uma coisa importante é que não se deve pronunciar palavras gregas em língua corrente, a pronúncia deve ser feita à moda grega, a pronúncia é (parouzia). A intenção dos “doutores” é complicar, é ser diferente, é aliciar pelo nicolaísmo. Querem ensinar até mesmo ao irmão Branham. Há uma situação peculiar no Brasil, quem vem de fora falando inglês, mesmo que não saiba o que fala torna-se exponencial. Ninguém sabe mais que o irmão Branham, tudo está nas mensagens, o Espírito Santo está a usar o homem que se rende a Ele fora dos sistemas oportunistas e até ridículos que surgem por aí.
Jesus já veio isso é o que importa
Excelente autor e pregador da Terceira Puxada em artigo escreveu recentemente:
The revelation of the Seven Seals is the second Coming or 'parousia' of Christ. Christians are not looking for the glorified Jesus. That is the second PHYSICAL (or third) Coming, AFTER the destruction of ALL life on earth (Malachi 4:1-3; Isaiah 13:9; II Thessalonians 1:8-9; Revelation 20:5).
The Seventh Seal brought Christ back to earth in WORD Form. The 'parousia' or Presence of Christ is the Fullness of the Word, not a Man. This Coming is UNIVERSAL, so it could not be a Man. Jesus said, 'Do not look for a Man, look for Light. The same Light which shone in Jerusalem will be restored in the west' (Matthew 24:22-28; Zechariah 14:7; I Corinthians 13:10; Revelation 10:1-7).
Tradução:
A revelação dos Sete Selos é a segunda Vinda ou ‘parousia’ de Cristo. Cristãos não estão olhando para o Jesus glorificado. Esta é a segunda Vinda FÍSICA (ou terceira), DEPOIS a destruição de TODA vida sobre a terra (Malaquias 4:1-3; Isaias 13:9; II Tessalonicenses 1:8-9; Apocalipse 20:5).
O Sétimo Selo trouxe Cristo de volta a terra na forma de PALAVRA. A ‘parousia’ ou Presença de Cristo é a Completude da Palavra, não um homem. Esta Vinda é UNIVERSAL, então isto não podia ser um Homem. Jesus disse, ‘ Não olhe para um homem, olhe para a Luz. A mesma Luz que brilhou em Jerusalém será restaurada no oeste’ (Mateus 24:22-28; Zacarias 14:7; 1ª Coríntios 13:10, Apocalipse 10:1-7).
Os grifos seguem o original
Muito bem, o escritor está certo em quase todo o texto, mas é preciso lembrar que Deus esteve em plenitude no irmão Branham, o homem ungido, Deus não pode pregar sem o homem, Ele está no homem hoje, no povo ungido. É preciso cuidar-se para não entender presença como se Jesus fosse apenas um espectador dos eventos, Ele é participante no Cristão. O homem não poderá criar esquilo apenas com a presença exterior de Jesus, será necessário Jesus dentro do crente para que tal ocorra, Almas que estão em prisão agora- 273.
O irmão foi claro ao dizer:
139 – Porém, veja você, neste Livro estava o que foi redimido. Era o Livro da Redenção. E tudo que Ele redimira estava escrito nesse Livro. Tudo pelo que Ele morreu estava escrito no Livro, e Ele não poderia deixar o Seu Assento mediador até que Ele tivesse completamente redimido. E Ele não poderia redimir na cruz, porque eles estavam predestinados no Livro da Vida do Cordeiro, e Ele tinha de ficar Ali para fazer intercessões até que a última pessoa estivesse terminada. Glória!140 – Porém um dia Ele Se levantou Dali, surgiu. Onde estava o Livro? Ainda estava com o Dono abstrato, o Deus Todo-Poderoso. E João olhou em volta, e ele chorou, porque não havia ninguém nem mesmo digno de olhar para o Livro e, principalmente, abrir os Selos, para revelar o que era o mistério oculto.
141 – Os mistérios estavam nos Sete Selos. Quando estes Sete Selos foram abertos, isso abriu a Bíblia inteira. Os Sete Selos; Ela foi selada com Sete Mistérios, e nestes Sete Selos retinha o mistério inteiro Dela. E era o Livro da Redenção, Novo Testamento. 142 – Não o Velho. Este somente proclamou para o Novo Testamento. “Eles se têm feito… não podem ser aperfeiçoados sem nós,” Hebreus 11. Vê? Vê? Agora, a redenção somente veio quando o Redentor morreu. E eles estavam potencialmente debaixo do sangue de cordeiros, não do Redentor; não haviam sido redimidos ainda, até que o Redentor veio. 143 – Note agora quando este Redentor. . .João olhou em volta, e aqui Se assentava Deus sobre o Trono, com o Livro em Sua mão, que fora selado com Sete Selos, e todo o plano da redenção estava nele. 144 – E fora perdido pela raça humana, Adão. E Deus… Ele voltou para onde? Satanás não pôde tomá-lo; ele apenas fez com que ele o perdesse. Mas para onde foi o Livro então? Não pertencia à raça humana. [Irmão Branham bate várias vezes no púlpito – Ed.] As bênçãos não pertenciam a aqui; aqui a raça humana o perdera. Então ele voltou para o seu Dono original, que era Deus.
145 – Aqui Ele Se assentou com Ele, e Ele mandou chamar algum homem, alguém, que viesse e O requeresse.146 – João olhou em volta, e não havia ninguém no Céu, ninguém na terra, ninguém, nenhum Anjo, nada que pudesse tomar o Livro ou desatar os Selos, ou até mesmo de olhar para Ele. Ninguém era digno. João disse que ele chorou amargamente.
147 – Logo um Anjo veio até ele, disse: “Não chores, João, pois o Leão da Tribo de Judá prevaleceu, e Ele é digno.”148 – E João olhou para ver um cordeiro. . .Ou ver um leão, e o que ele encontrou? Um Cordeiro, e era um Cordeiro Ensangüentado, um Cordeiro que havia sido morto. Quanto tempo? Desde a fundação do mundo. 149 – O Cordeiro surgiu, foi até Aquele que tinha o Livro em Sua destra, e recebeu o Livro; subiu no Trono e Se assentou. Isso mesmo. Terminou (quando?) quando os Selos foram revelados. Quando o último, que era tudo que Ele havia redimido, não havia nada. . .Ele veio para redimir. 150 – Ora: “Por que Ele não os redimiu há quarenta anos atrás? Há dois mil anos atrás?”151 – Veja, o nome deles está no Livro da Vida, nesse Livro. E Ele tinha de permanecer aqui, porque era o propósito de Deus redimi-los. O nome deles foi colocado no Livro da Vida do Cordeiro antes da fundação do mundo. O Cordeiro foi colocado ali com isto, para ser morto. Aqui veio o Cordeiro, quando foi morto, voltou para fazer intercessões. 152 – Observe-O! Haverá muitas personificações, muitas coisas mais, porém havia realmente alguém que ia ser salvo, pois Ele. . .A Igreja foi predestinada para ser sem mancha nem ruga. Ela vai estar Ali. E o Cordeiro morreu por esse propósito. E então quando se redimiu o último nome nesse Livro, o Cordeiro apareceu e tomou o Livro: “Eu sou Aquele que redimiu!”.
Lamento profundamente que pregadores que se aventuram na embromação dos palavrórios que não conhecem e não entendem, estejam a pregar coisas que ao invés de esclarecer deturpam.
Mateus 24:3(transliterado do grego):
[24,3] KATHÊMENOU DE AUTOU EPI TOU OROUS TÔN ELAIÔN PROSÊLTHON AUTÔ OI MATHÊTAI KAT IDIAN LEGONTES EIPE ÊMIN POTE TAUTA ESTAI KAI TI TO SÊMEION TÊS SÊS PAROUSIAS KAI TÊS SUNTELEIAS TOU AIÔNOS [24,4] KAI APOKRITHEIS O IÊSOUS EIPEN AUTOIS BLEPETE MÊ TIS UMAS PLANÊSÊ [24,5] POLLOI GAR ELEUSONTAI EPI TÔ ONOMATI MOU LEGONTES EGÔ EIMI O KHRISTOS KAI POLLOUS PLANÊSOUSIN.
“Que ninguém vos engane”
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