Image

Palavra provada (1ª parte)

Há muitos semeadores da dúvida hoje que se revestem de crentes. Quando se prega que Jesus já se manifestou em 1963 e que Sua mensagem foi pregada pelo profeta irmão Branham em sua totalidade, podemos esperar o famoso “se”, sim, eles chegam com com o agente condicional se:

A função condicional “se” é utilizada para retornar um determinado resultado mediante a um teste lógico referente ao valor contido em uma célula indicada. A ela são passados três argumentos inseridos entre parênteses e separados pelo sinal; (ponto e vírgula):

Descrição dos argumentos:

Teste lógico: Verifica uma condição estabelecida

Valor se verdadeiro: Apresenta um resultado caso a condição estabelecida seja satisfeita

Valor se falso: Apresenta um resultado caso a condição estabelecida não seja satisfeita.

A conjunção “SE”, além de ser condicional, pode ser causal ou iniciar oração subordinada substantiva com função de sujeito ou de objeto direto, sendo denominada, nesse último caso de conjunção integrante. Exemplos:

Na frase “Se você estudar, conseguirá seu intento”, ela indica condição, pois poderia ser substituída por “caso”;

Em “Se você sabia que era proibido entrar lá, por que não me avisou?”, indica causa, pois poderia ser substituída por “já que”.

Vejamos alguns exemplos do “se” como dúvida-semente do diabo:

Image

O “se” é a marca registrada do “crente-incrédulo”.

1  Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.2  E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.4  Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.5  Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,6  E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.7  Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.8  Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.9  E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.10  Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

Mateus 4

39 E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças, 40  E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz. 41  E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam: 42  Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e crê-lo-emos.

Mateus 27

36 E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. 37  E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; 38  E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. 39  Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

Lucas 7

Provando Sua Palavra (26 de abril de 1965)

Citações

30– É a sua aproximação. A atitude é o que requer. E é isso que é esta noite, estimado amigo, requer-se a atitude. Nós estamos, e cremos que estamos, na Presença de Jesus Cristo, mas é a sua atitude que traz os resultados. A mecânica está aqui, e do mesmo modo está a dinâmica. Se você puder somente dar a partida, Deus fará o resto.

Comentário: O irmão Branham afirma nesse parágrafo que a dinâmica e a mecânica já estão aqui, o que falta é fé, coragem para crer nas palavras do profeta. Pastores, líderes e pregadores movidos pelo tradicionalismo, aqui me refiro aos que dizem crer na Mensagem, combatem o tradicionalismo denominacional, mas vivem no parasitismo de tempos idos, maná que não é para hoje. Afirmo que o grande interesse da maioria dos grupos é arregimentar o povo para um reino político e humano, por isso, protelam as Escrituras e afirmações feitas por William Branham.  Irmão Branham fala em atitude, supõe-se que haja tomada de posição no sentido de movimento, não estagnação, mesmice que se tradicionalizou em reinos onde o apóstolo fulano de tal manda aqui, ou outro manda ali, outro acolá e cada um se acha dono da Mensagem como se Deus respeitasse interesses eclesiásticos.  O exemplo bíblico, especialmente na Epístola aos Gálatas, nos mostra um Paulo lutando contra o cristianismo/judaísmo dos 12 apóstolos, uma vez que mesmo crendo em Jesus, Jerusalém apoiava a circuncisão. Paulo que viu e falou com a Coluna de Fogo que é Jesus, logo em Sua infinita transcendência, não estava sentado em um Trono estático, mas estava em forma de Coluna de Fogo e estava nos crentes em forma de Espírito Santo, enviou-lhe para pregar o Evangelho aos gentios e ao povo fora das tradições. Sim, as tradições são as barreiras que separam crentes em grupos, partidos, castas, reinos e outras coisas. O que falta é coragem aos pregadores, sim, falta coragem para crerem na palavra do profeta. Irmão Branham foi um homem de coragem e quando o sistema organizado não lhe quis mais, saiu e submeteu-se à Vontade de Deus. Façamos o mesmo.

33– Agora vocês já ouviram, sem dúvida, ouviram o velho provérbio: “Prove que eu acredito”. Mas isso não é comprovado. Muitas vezes eu vi muitas coisas serem provadas, que eram absolutamente até cientificamente provadas, e ainda assim as pessoas não criam nisto de qualquer modo. 34– Eu estava conversando com um homem, aqui não faz muito. Estávamos conversando sobre cura divina. Ele disse: “Eu não creria nisto. Não me importa o que acontecesse, quanta prova você pudesse mostrar disto, eu nem assim creio nisto”. Bem, certamente, não importa o que você alguma vez fizesse por esse homem, ele-ele está perdido. Ele não pode crer. Não há nada nele, para crer.

Comentário: Incredulidade, sim, esse é o agente de Laodicéia para que o povo acomodasse-se em bancos de igreja, belos corais, roupas novas em todas as ceias, enfim, “deixe como está para ver como fica”. Olhando a maioria dos pregadores, percebo que lhes apraz o dinheiro, a fama, a vaidade ministerial, não cedem pelo nome que ostentam como se esse nome fosse maior que o nome de Jesus. Irmão Branham nessa mensagem de 1965 externa que Deus já provou a Sua Palavra para o homem, crer é pertencer a Deus, descrer é….O profeta fala de comprovações científicas, mostrarei uma:

Image

Essa foto não foi tirada pelo irmão Branham mas pela ciência.Veja o que o profeta, o sétimo anjo, Malaquias 4:5-6, A Voz de Deus para esse tempo, o Elias, a manifestação do Filho do Homem falou :

57E agora, depois do grande tempo de cura dos enfermos vir, o expulsar dos demônios, a ressurreição dos mortos; dos quais somos todos testemunhas, e também há muitos médicos, e grandes homens na terra… E a aparição do Senhor Jesus entre nós que… No sinal, lá como você vê, foi escrito na parede ou seja onde for, pelo Anjo do Senhor. E como os cientistas tem os direitos autorais disto. E é… e é um fato conhecido, em todo o mundo. E ver as próprias coisas que Ele fez, acontecerem todas as vezes. Então a Coluna de Fogo que estava com Israel através do deserto nos dias de Moisés, que nós… Ou agora que Moisés foi chamado, “O servo do Senhor”, e ele seguiu a Coluna de Fogo a noite, e a Nuvem durante o dia.58E quando Jesus estava na terra, Ele disse que Ele era aquele Deus. Ele disse, “Antes que Abraão fosse, Eu sou”. E o Eu Sou era a Coluna de Fogo que estava na sarça ardente que falou com Moisés nos… nos dias passados. E eu penso que isto é correto, irmão Vayle. Então Ele disse, “Eu vim de Deus e volto para Deus”. E quando Ele foi crucificado… Morreu e ressuscitou, e ascendeu nas alturas, e colocou o Seu corpo sobre o grande altar do Deus Eterno. Para lá, sempre estar presente, para agir em nosso lugar, para saber que Ele havia pago nossos pecados. E lá Ele regressou a terra outra vez na forma de uma grande Coluna de Fogo.

Parado na brecha

Os direitos autorais pertencem aos cientistas, a dúvida aos incrédulos, a fé aos eleitos. Reitero uma afirmação que fiz em artigo anterior: há muita gente que saiu da denominação a que pertencia, mas a denominação não lhes deixou , ouvi o disparate de um pregador afirmar que o sistema de Alziro Zarur, morto em 1979 e que tem suas fitas repetidas em transmissões radiofônicas, deve ser empregado no Brasil na ausência de determinado pregador. Penso: Alziro Zarur não é o profeta da Noiva, seu sistema é perfeito para os seus seguidores (humanismo). O pregador que em caso da partida, deveríamos ouvir suas fitas pelo rádio, não é o profeta para a Noiva também. O profeta da Noiva é o irmão Branham, logo, a idéia do mestre que disseminou esse pensamento leva a duas conclusões:

Fez essa sugestão por crer firmemente em um sistema humanístico sem precedentes na mensagem, abrindo caminho para um grupo receber o batismo de um homem e não da mensagem, uma vez que o personalismo está envolto nessa sugestão.

Trata-se de uma bajulação abjeta e incabível no pensamento sério.

Há uma voz para a Noiva Eleita e essa é a Voz do profeta que já precurssou a Segunda vinda de Jesus, William Branham.

Recentemente alguém, em argumento vazio, falava-me sobre os pioneiros e a legitimidade que possuem sobre a mensagem no Brasil. Pelo amor de Deus, vivemos às voltas com picuinhas particulares, disputa de quem sabe mais, quem fala mais bonito, quem é mestre e quem é doutor, por quase 35 anos, nada acrescentando a não ser a criação dos partidos regionais que comandam as diferentes regiões do Brasil, nada mais. Briga-se, desmaia-se por problemas extremamente humanos, casamentos diversos, a ponto de alguém em pregação não muito feliz, aludir a um problema de casamento e divórcio de Moisés com Zípora, falava ainda que Moisés havia casado uma segunda vez. Biblicamente e dentro das 1124 mensagens do profeta não encontrei embasamento para tal afirmação disparatada. As pessoas possuem o direito de agir como lhes apraz, porém “cobrir o sol com uma peneira” não é uma atitude equilibrada ou mesma coerente ao ofício de um ministro do Evangelho. Erros humanos os temos, a questão é engolir doutrinas e esquemas que são questionáveis. Aos pioneiros cabe respeito e que nos dêem o mesmo.

Image

Em inglês a mensagem Provando Sua Palavra é: Proving His Word. Proving, segundo o dicionário Webster é:  transitive verb: to learn or find out by experience: to test the truth, validity, or genuineness of <the exception proves the rule>. Verbo transitivo que significa: aprender ou encontrar pela experiência, testar a verdade, validade ou genuinidade de(a exceção prova a regra). Para que não fique dúvida em português temos o verbo provar (paladar) que pode ser verbo transitivo ou intransitivo que em inglês é To Taste: to eat or drink especially in small quantities, to perceive or recognize as if by the sense of taste( comer ou beber especialmente em pequena quantidade, perceber ou reconhecer pelo sentido do gosto(paladar).

Pastor Sérgio Ricardo

falecom@avozdedeus.org.br