Põe a mão na boca

Certo garotinho tinha mau gênio. Dando um saco cheio de pregos, seu pai o aconselha que cada vez que ele perdesse a calma, cravasse um prego na cerca dos fundos de casa. Na primeira ocasião, vinte e nove foram pregados na cerca. Com o passar dos dias, o número foi diminuindo. O garotinho percebeu que pregar pregos na cerca, tornou-se mais difícil que controlar seu gênio. Chegou então o dia no qual o pequeno garoto não fincava prego algum. Ao saber da boa notícia pelo próprio filho, o pai sugere que ao invés de colocar, o filho retirasse um prego da cerca por cada vez que ele controlasse seu gênio. Finalmente, chegou o dia em que não havia mais pregos na cerca.
O pai então leva o garotinho até a cerca e diz:
– Parabéns por ter mudado, meu filho. Mas veja o que você fez com a cerca. Ela nunca mais será a mesma. Ao dizer coisas quando você está irado, uma cicatriz é deixada, como esta. Não importa quantas vezes você peça desculpas, se esfaqueasse um homem, a ferida continuaria ali. Tão má quanto à física, é a ferida verbal. As palavras podem machucar. Mantenha isto em mente antes de se irar contra alguém.
Conter a raiva, manter a calma, segurar a língua… Atitudes difíceis de se ter num momento de ânimo exaltado. Controlar-se nessas horas não parece – e nem é – fácil. Somos homens, e por isso estamos sujeitos a falhas, principalmente em momentos de nervosismo. Entretanto isso não é desculpa muito menos justificativa, para errar. Já diz Paulo em Romanos 6: 15: "Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum!". Acima, uma parábola mostrando o perigo das ações impensadas. Abaixo, quem diz é a Bíblia:
Provérbios 13: 3
"O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação."
Provérbios 29: 11
"Um tolo expande toda a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime."
Provérbios 30: 12
"Se procedeste loucamente, elevando-te, e se imaginaste o mal, põe a mão na boca."
Guardar a língua, encobrir e reprimir a ira, pôr a mão na boca… Por que será?
Quão difícil é hoje para as pessoas se manterem caladas diante de uma provocação. Quão difícil é estar certo e mesmo assim pedir perdão. Atitudes raras no meio de um mundo cheio de lobos prontos para uivar. Ovelha pouco se vê. Mas é com este pouco que está o poder de Deus. Não insultar, atacar, perseguir… Isso sim é poder. Não se trata de algo injetado, é natureza. Natureza cristã.
234 Agora, um alto caminho de santidade, as pessoas tentam fazer a si mesmas santas. E quando você o faz, é exatamente como eu disse antes, é como um. . . Será como um abutre tentando colocar penas de pombo em si para se tornar um pombo, quando a sua natureza continua sendo de abutre. Vêem? Ele é. . . Isto seria como um corvo tentando colocar penas de pombo, ou de pavão, dizendo: "Veja como sou um lindo pássaro." Vejam, é algo manufaturado. 235 Mas um pavão não tem que se preocupar se ele terá penas de pavão ou não. A pomba não tem que se preocupar se ela terá penas de pombo ou não. Uma que a sua natureza seja de pombo, ela terá penas de pombo. 236 E veja, o povo da santidade começa dizer: "As mulheres devem usar cabelos longos e mangas longas, e — e todas estas coisas, "e saias longas, e não usar nenhuma aliança de casamento ou jóias de espécie alguma." Veja, é tornar-se a si mesmo santo. Vêem, vêem? Isso — isso é — isso é santidade fabricada. Mas a verdadeira Igreja do Deus Vivo é. E veja o que aconteceu com a denominação. Agora, todas elas têm o cabelo cortado como as pentecostais e — e assim por diante. E — e quase todas elas usam anéis e outras coisas. Veja os pentecostais, há anos atrás, como eles estavam contra aquilo, vejam, e: "Nós, a igreja! Nós a igreja." 237 A Igreja é o corpo de Cristo. É um indivíduo entre outros indivíduos os quais nasceram no Reino de Deus. Isto vem de dentro para fora. É vivido automaticamente. 238 Você não pede a uma ovelha para produzir lã. . . Ou, melhor, para fabricar lã. A ovelha não tem que fabricar lã. Ela diria: "Agora, meu mestre quer que eu produza um pouco de lã neste ano. Vou ficar ocupada." Não, a única coisa que ela tem que fazer é simplesmente permanecer uma ovelha. Isto é correto. A lã virá automaticamente. . . Ela virá. Ela virá. Ela a produzirá porque. . . 239 E não nos foi pedido para que manufaturássemos frutos. Estamos supostos a produzir frutos, vejam, produzir frutos. Vêem? Temos que dar frutos. Contanto que você seja uma árvore frutífera de Deus com a Palavra de Deus, a Palavra de Deus vindicará a Si Mesma. Ela produzirá frutos desde que a Palavra esteja ali. Jesus disse: "Se estiverdes em Mim e Minha Palavra em vós, pedireis tudo que quiserdes e vos será feito." Vêem? Você não manufatura isto. Você não trabalha a si mesmo para isto. Isto simplesmente está ali, isto sempre vai em frente. 240 Agora vamos, apressando agora com apenas alguns minutos restantes, e então encerraremos.
DEUS EM SIMPLICIDADE
94 Certamente, agora, após todos estes anos no campo e em volta do mundo, e de ver diferentes pessoas, eu deveria saber um bocadinho acerca de qual porta entrar. E se você deseja ser bem sucedido com Deus, nunca permita que em qualquer ocasião um espírito arrogante lhe rodeie. Não permita nenhuma malícia entrar. Não importa o que alguém faça, se eles estão errados, você nunca desenvolva um complexo contra essa pessoa. Está vendo? Você seja dócil e bondoso. (…)
HUMILHA-TE
Deus vos abençoe!

Anderson Viana