Opinião
A Terceira Puxada fala de comportamento consigo e com o próximo, comportamento cristão e dessinteressado da política “interesseira” e oportunista. Somos da convicção que há vários pregadores dotados da investidura necessária, o Espírito Santo, para pregarem a Palavra de Deus. Pensemos a Bíblia:
Pedro, sermão de 15 minutos, pescador iletrado, mesmo após receber o Espírito Santo foi repreendido por Paulo pela sua instabilidade doutrinária, foi contudo, escolhido por Jesus Cristo para a missão de introduzir a dispensação da Graça e o batismo em Nome de Jesus Cristo. Quero afirmar e defender o seguinte raciocínio: Deus usa quem ele quer usar, seja detentor de título Post Doctorum ou um iletrado. Temos plena convicção e não abrimos mão de que nenhum homem deve ser líder sobre outro, isso com respeito ao ofício, não há pastor de pastores. Cada pastor é autônomo junto ao seu rebanho e apto para ensinar e pastorear como nos ensina São Paulo. Certo velho ditado diz: “Quando não temos uma cruz pesada sobre o ombros, fazemos uma, com dois palitos”.
O modelo cristão para ser pastor:
Modelo – João 10 demonstra como pastorear pelo ensino e ação:
1. Entra pela porta (v.2);
2. As ovelhas conhecem a Sua voz (v.2);
3. Ele os chama pelo nome e os conduz para fora (v.3);
4. Ele é seguido por ser conhecido (v.4);
5. Ele dá a vida pela ovelhas (v.11);
6. Ele conhece Suas ovelhas e elas O conhecem (v. 14,15);
7. Ele Se preocupa com as ovelhas fora do aprisco (v.16) e
8. Ele é ouvido e seguido (v.27).
“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e inteligência”. Jeremias 3:15
Autonomia é uma das maiores premissas que assiste o ser humano. Poder escolher, poder decidir se mostra na capacidade de dizer sim ou não quando concordamos ou não com algo ou alguém. Deus nos faz livres dos julgos para que não nos façamos presos a nenhum sistema ou grupo. A liberdade do Espírito Santo deve ser respeitada e considerada.
“Só achamos que as outras pessoas têm bom senso quando são da nossa opinião. “
(François de La Rochefoucauld)