Image

. Circuncisão (Brit milá) Sabe-se que Jesus foi circuncidado ao oitavo dia segundo a lei de Moisés. Lemos: “E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido.” Luc. 2:21 Consulte Gên 17:9-14..    Resgate do Primogênito (Pidion haben) Quando foram cumpridos os oito dias do nascimento, foi o menino circuncidado conforme o mandamento e lhe dado o nome de Jesus conforme acima referido. No devido tempo, trinta dias após, foi a criança levada à Jerusalém para ser apresentada e consagrada ao Senhor, e ofertado um par de rolas ou dois pombinhos conforme a lei, na presença de um sacerdote  e testemunhas. (Luc. 2:21-24). Consulte ainda Ex. 13:2, 12 e Núm. 18:16. .    Purificação (Tvilah) A apresentação de Jesus no templo e seu resgate ao Senhor é referido junto com a purificação de Maria, rituais ligados às mulheres após o parto. Maria certamente esperou quarenta e um dias para ser apresentada no templo para a purificação (ou imersão) conforme prescrição da Torá. Consulte Lev. 12:1-4. .  Maioridade (Bar mitzva ou filho do mandamento) Todo judeu quando alcançava treze anos passava por esta cerimônia, isto é, alcançou a maioridade ou é considerado de maior podendo desde então participar em qualquer solenidade  na sinagoga, sendo considerado como de maior com plenas responsabilidades de um judeu adulto, inclusive participar de um “minian” (grupo mínimo de 10 judeus adultos ou “quorum”, para se realizar um ofício religioso). Ele já podia ser chamado na sinagoga para ler a Torá  ou qualquer parte do Tanach. Podemos nos reportar a um episódio relatado no livro do sheliach Lucas 2:41-52, quando Jesus já tinha treze anos de idade e foi para uma festa religiosa do calendário judaico com seus pais em Jerusalém. Em que pese Lucas não haver dado maiores detalhes sobre este episódio, Maria e José freqüentemente iam à Jerusalém nas principais solenidades. Naquela ocasião, era a páscoa. Certamente se apresentou uma oportunidade feliz para a solenidade do “bar mitzva”. Podia ser até uma preparação para seu bar mitzva. Os judeus possuem um antigo costume de lerem cada semana um trecho da Torá (Pentateuco) completando-a de ler após um ano. O trecho que se lê na sinagoga é chamado de Parashá.

Image

São Lucas 4:16-21 e o Jubileu anunciado

Image

Local reservado na sinagoga para a leitura da Torá

16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. 17  E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18  O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19  A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A por em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.20  E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.21  Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.

Que Jesus era O Jubileu não resta dúvida, assim como a mensagem pregada pelo irmão Branham é O Jubileu proclamando a liberdade para sair de Laodicéia.  Na mensagem pregada por mim em 15/07/2007 mencionei que o período de intervalo entre o nascimento de Jesus e a apresentação no Templo por Simeão e Ana foi de 49 dias: 8+33+8, no entanto segundo Levítico 21:1-4 o período é de 41 dias entre o nascimento e a purificação e não 49 dias. Se levarmos em conta Lucas 2:21-22 que fala no cumprimento dos 8 dias fica a idéia. Faço o reparo matemático embora reafirme a idéia de Lucas 4 , JESUS É A MENSAGEM DO JUBILEU. Interessante que Lucas 2:21-22 fala de uma ida ao Templo e quando se refere a Simeão e Ana no mesmo capítulo há um espaçamento de 33 + 8= 41 dias. Em Mateus 11:28 temos o Grande Sábado, o próprio Jesus Cristo, Jesus é o descanso do crente, não há descanso sem Jesus. Há sobejas passagens na Bíblia que falam sobre o cumprimento do Jubileu em Jesus. A figura de Ana ser viúva de um marido com quem foi casado por 7anos e a sua presença constante no Templo, Presença de Deus, a faz receber a Redenção em seus próprios braços fala muito sobre o fim das Eras e o Oitavo, O redentor-Jesus. Como falei na mensagem mencionada acima, Ana que significa benevolência, graça, era filha de um homem chamado Fanuel visão de Deus. Fica meu reparo.

Pastor Sérgio Ricardo

Image

Post Scriptum: soubemos da partida do pastor Edmar Siqueira e nada podemos fazer senão lembrarmos do pedido do profeta, Somente crer tudo é possível. Nossa oração é para que Jesus console a família, amigos e irmãos que estavam sob sua tutela.

Pastor João Pereira dos Santos

Image

falecom@avozdedeus.org.br