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O Príncipe da Casa de Davi

Carta nº. 2

Meu Querido Pai:

O bom Rabbi, Ben Israel, acaba de me fazer conhecida sua intenção de retornar ao Egito amanhã, e esperou meu consentimento, indagando se eu tinha alguns mandados a confiar-lhe para meus amigos em Alexandria. Ao invés desta carta, a qual ele será a testemunha para você, eu preferi me entregar por uma segunda vez aos cuidados dele, ao invés de colocar este pergaminho em sua mão, possa ele colocar sua filha novamente sobre seu peito. Mas isto é pelo seu desejo, querido pai, que eu estou aqui, e embora eu suspire para ver-te uma vez mais, eu tentarei me contentar na sua ausência, sabendo que meu descontentamento te causaria tristeza e isto contribuiria para ficar grisalho. Até onde uma filha pode ser feliz distante do lar de sua juventude, assim a tudo tenho me rendido. O bom Rabbi Amos, em sua bondade, recorda seu próprio semblante moderado e digno, e Rebeca, sua nobre esposa, minha prima, é verdadeiramente uma mãe em Israel. A filha dela, Maria, minha prima mais nova, em sua afetuosa simpatia comigo, me mostra o quanto de amor eu tenho perdido em não ter tido uma irmã. Isto é inteiramente um lar amável, e sou favorecida por Deus de nossos pais em ter minha sorte, durante meu exílio de meu lar nas margens do bonito Nilo, se lançando tão pacificamente e santo em um santuário doméstico.

A rua na qual nós habitamos é elevada, e do telhado da casa, onde eu amo caminhar ao entardecer, observando as estrelas penduradas sobre o Egito, há ordenado um vasto prospecto da Cidade Santa. O estupendo Templo, com seus terraços empilhados sobre terraços com deslumbrante mármore, com suas brilhantes fontes disparando para cima como palmeiras e líquido prata, com sua massiva, contudo bonitas paredes e torres, está sempre bem à vista. O arco dourado, que atravessa a porta a qual guia ao Lugar Santíssimo, quando ele pega os raios de sol da manhã, queima como uma coroa celestial com uma glória sobrenatural. Eu não ouso fitar firmemente sobre aquele lugar santo, nem imaginar o ofuscante esplendor da visível presença de Jeová uma vez que há a presença de Shekinah ali.

Ontem de manhã eu estava logo cedo no telhado, para observar a primeira nuvem do sacrifício da manhã se levantar do seio do Templo. Quando eu virei meu olhar para o ápice sagrada, eu fiquei atemorizada pelo profundo silêncio o qual reinava sobre o vasto acervo que coroava o Monte Moriá. O sol não tinha nascido ainda; mas o Leste se ruborizava com um púrpura rosado, e a estrela da manhã estava se dissolvendo em suas profundezas. Nem um som quebrou a quietitude das centenas de ruas dentro dos muros de Jerusalém. Noite e o silêncio ainda seguravam unidos o império sobre a cidade e o altar de Deus. Eu estava temerosa – em silêncio. Eu permaneci com minhas mãos cruzadas sobre meu peito e minha cabeça reverentemente inclinada, pois na ausência do homem e sua voz eu cria que anjos estavam em todo ao redor em hoste celestial, o exército guardião desta surpreendente cidade de Davi. Lanças de luz agora eram disparados para cima e através do mar púrpura no Leste, coberto de nuvens, que repousavam sobre ele como um casco, pegando os raios vermelhos do sol ainda não nascido, resplandecendo como barcos em chamas. A cada momento a escuridão fugia, e o esplendor da aurora aumentava; quando eu esperava ver o sol aparecer sobre a altura da ameia do Monte Moriá, eu fiquei estremecida pelo surpreendente estrondar das trombetas dos sacerdotes: mil trombetas soaram de uma vez dos muros do Templo, e fazendo estremecer as fundações da cidade com suas poderosas vozes. Instantaneamente os telhados em todos os lugares estavam vivos com adoradores! Jerusalém acordou, como um homem, de seu sono, e, com suas faces em direção ao templo, cem mil homens de Israel esperavam de pé. Uma segunda trombeta estrondou clara e musical como a voz de Deus quando Ele falou com nosso pai Moisés em Horebe, causando todo joelho a se dobrar, e toda língua a seguir na manhã o hino de louvor. O murmúrio das vozes era como o contínuo rolar de uma onda sobre a praia, e as paredes do alto Templo, como um precipício, ecoava isto de volta. Desacostumada com esta cena, porque nós não temos nada como esta majestade de adoração em Alexandria, eu fiquei mais como uma expectadora do que uma compartilhadora, como tem sua filha se tornado e sido, querido pai. Simultaneamente com o ondular da onda do hino de adoração, eu observei uma coluna de fumaça negra ascender do meio do Templo, e se espalhar sobre a corte como uma cobertura. Ela foi acompanhada por uma coroa azul de acendedor de mais brumosa aparência, a qual entrava e saía com dificuldade e se entrelaçava sobre outra, como um fio prateado tecido em um sable. Esta tardia era a fumaça do incenso a qual acompanhava o queimar do sacrifício. Enquanto eu via isto subir alto e mais alto, e finalmente subir acima de densa nuvem, a qual era instantaneamente enlargada por volumes de densa fumaça que rolava para cima das vítimas que eram consumidas, e vagarosamente desaparecia dissolvendo-se no céu, eu também me ajoelhei, lembrando que nas asas do incenso subiam as orações do povo; e antes que isto se dissolvesse completamente, eu confiei nisto, querido pai, orações por ti e mim!

Que maravilhosa é nossa religião! Que misterioso é este sacrifício diário, muitas centenas de anos sendo oferecidos pelos pecados de nossos pais e os nossos! Como, eu frequentemente tenho perguntado a mim mesma desde que eu cheguei aqui, como pode o sangue de uma novilha, ou um cordeiro, ou um cordeiro, tirar o pecado? Qual é a relação misteriosa existente entre nós e estas bobas e inocentes bestas? Como pode um cordeiro se parar por um homem diante de Deus? Quanto mais eu reflito sobre este espantoso tema, mais fico perdida e maravilhada. Eu tenho falado ao Rabbi Amos destas coisas, mas ele somente sorri, e me pede para pensar sobre meu bordado; porque minha prima Maria e eu estamos trabalhando um rico bordado de ouro no filactério da vestimenta de Ano Novo.

O sacrifício da tarde, o qual eu testemunhei ontem, é, se possível, mais imponente do que aquele da manhã. Apenas enquanto o sol imerge além da colina de Gibeá, pendendo o vale de Aijalom, ouve-se uma prolongada nota da trombeta ser tocada de um dos observadores do ocidente de Sião. É um tom suave que alcança as carruagens mais distante dentro dos portões da cidade. Todo o labor cessa de uma vez! Todo homem solta seu instrumento de sua labuta, e levanta sua face em direção à ápice da casa de Deus. Uma profunda pausa, como se todos segurassem a respiração em expectação, sucede. De repente todo o céu parece estar partido, e é sacudido pelo trovão da companhia de trombetas que seguem ondas e ondas de som, das ameias do Templo. A nuvem escura do sacrifício sobe em solene grandeza, e às vezes mais pesada do que o ar do entardecer, e cai como uma cortina que desce ao redor do Monte, até que tudo esteja ocultado da vista; mas acima parece subir o incenso puro para o Jeová invisível, seguido por uma miríade de olhos, e a elocução das orações das nações. Enquanto a luz do dia enfraquece, a luz do altar, oculta de nós pelos altos muros do átrio exterior do Templo, resplandescem como um farol, e empresta uma livre sublimidade para as torres e pináculos que preenchem Moriá. 

Havia, entretanto, meu querido pai, na última noite, uma coisa a qual arduamente arruinava o santo caráter da hora sagrada! Depois que o soar das trombetas de prata dos Levitas tinham cessado, e enquanto todos os corações e olhos estavam voltados para cima a Jeová com a amontoada coroa de incenso, veio ali de um castelo romano ao lado da Cidade de Davi um marcial com um clamoroso soar de cornetas de bronze, e outro instrumento de música de guerra bárbaro, enquanto uma fumaça, como a fumaça do sacrifício, subia acima da altura da fortificada colina de Davi. Me foi dito que este eram os romanos comprometidos em adorar Júpiter, o deus ídolo deles! Oh, quando, quando deverá a Cidade Santa ser liberta da repreensão do estrangeiro! Ai, de Israel! Sua herança “está voltada a estrangeiros, e suas casas à alienígenas.” Bem disse Jeremias o Profeta: “Não creram os reis da terra, nem todos os moradores do mundo, que entrasse o adversário e o inimigo pelas portas de Jerusalém.” Quão verdadeiras agora são as profecias sendo cumpridas, as quais são encontradas em Lamentações: “Rejeitou o Senhor o seu altar, detestou o seu santuário; entregou na mão do inimigo os muros dos seus palácios; deram gritos na Casa do SENHOR, como em dia de reunião solene.” Por estas coisas eu lamento, meu querido pai; até mesmo agora, enquanto eu escrevo, minhas lágrimas caem sobre o pergaminho. Porque isto é assim? Por que Jeová agüenta o adversário habitar dentro de Seus santos muros, e a fumaça de sacrifícios abomináveis entrosarem com aquele das ofertas dos sacerdotes consagrados do Altíssimo? Certamente Israel tem pecado, e estamos sendo punidos por nossas transgressões. Isto se tornou a terra “para buscar e provar de seus caminhos e converter-se a Deus,” se talvez Ele retornar e tiver misericórdia e restaurar a glória de Israel. Nossos reis são os servos dos gentios. Nossas leis já não existem mais. Nossos profetas não mais têm visões. Deus tem subido em ira, e não mais conversa com Seu povo escolhido. A exata fumaça do sacrifício diário parece pairar sobre o Templo como uma nuvem da ira de Deus.

Quase trezentos anos tem se passado desde que nós tivemos um Profeta – aquele divino e jovem Malaquias! Desde seu dia, Rabbi Amós confessa que Jeová tem cessado de todo o relacionamento conhecido com seu povo e sua santa casa; nem Ele tem feito algum sinal de ter ouvido as orações ou atendido aos sacrifícios que tem sido oferecido a Ele em seu tempo! Eu indaguei o inteligente Rabbi, se isto seria sempre assim? Ele respondeu que quando Siló viesse, haveria uma restauração de todas as coisas – que a glória de Jerusalém então encheria toda a terra com o esplendor do sol, e todas as nações deveriam vir dos confins do mundo para adorar no Templo. Ele admite “que nós estamos agora sob uma nuvem por nossos pecados; mas que um dia resplandecente vem quando Sião será o gozo de toda a terra.” E então ele acrescentou que houve uma informação que a trinta e um anos atrás um anjo tinha aparecido a um sacerdote enquanto ele oferecia incenso, e fora atingido de mudez pela visão. Minha conversação com o Rabbi Amós, querido pai, uma conversação a qual aprofundou no tema da guarnição romana ocupando a fortaleza de Davi, e oferecendo seus sacrifícios pagãos ao lado de nossos próprios altares de fumaça, me levou a examinar o Livro do Profeta Malaquias. Eu encontrei que depois de claramente aludir nossa vergonha presente, e repreender os sacerdotes “a muitos fizestes tropeçar, e assim fazem a si mesmos: Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo,” ele assim profetiza: “Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi e os afinará como ouro e como prata; então, ao Senhor trarão ofertas em justiça.” “Eis,” acrescenta o vidente divino: “Eis que eu vos envio o profeta Elias, antes que venha o dia grande e terrível do Senhor.”.

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Estas palavras eu li hoje para o Rabbi Amós – de fato eu estava lendo elas quando Rabbi Ben Israel entrou para dizer que partiremos amanhã. O excelente Amós parecia sério, mais sério do que eu jamais vira. Eu temi ter ofendido ele pela minha coragem, e, se aproximando dele, estava para abraçá-lo, quando eu vi lágrimas brilhando em seus olhos. Esta descoberta profundamente me afetou, e tu podes estar seguro, querido pai; e, mais perturbada eu estava por ter entristecido do que desagradado ele, eu estava prestes a pedir seu perdão por intrometer naqueles temas sagrados sobre suas observações, quando ele pegou minha mão, e sorriu, enquanto uma brilhante gota descia dançante por sua barba branca como à neve e se quebrava em diamantes líquidos sobre minha mão, ele disse: “Você não tem feito nada de errado, filha; sente-se ao meu lado e tenha paz contigo mesma. Isto também é verdade, neste dia, o que o Profeta Malaquias escreveu, oh, Ben Israel,” ele disse tristemente, para o Rabbi Alexandrian: “Os sacerdotes do templo tem de fato se tornado corruptos, salvam-se poucos aqui e ali! Deve ter sido neste dia que o Profeta apontou suas palavras. Salvos de uma forma externa, eu temo que o grande corpo de nossos Levitas tenha um pouquinho mais de verdadeira religião e simplesmente têm ciência do grande Deus Jeová, do que os sacerdotes da idolatria romana! Ai, temo de mim, Deus considera nossos sacrifícios sem mais favor do que Ele olha sobre o deles! Hoje, enquanto eu estava no Templo, e estava servindo no altar com os sacerdotes, aquelas palavras de Isaías veio em meus pensamentos e não as pude colocar de lado: ‘De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais nédios; e não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Não tragais mais ofertas debalde; o incenso é para mim abominação; já estou cansado de as sofrer; Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos. cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem!'” “Aquelas terríveis palavras do profeta,” acrescentou Rabbi Amós, se dirigindo ao pasmo Ben Israel, “não saíram da minha mente enquanto eu estava no Templo. Elas pareciam ser trovejar em meus ouvidos por uma voz do céu. Vários jovens sacerdotes, cuja leviandade durante o sacrifício tem sido reprovado por mim, vendo-me triste, perguntaram a causa. Em resposta, eu repeti a voz que pareciam a mim ser inspirado, as palavras do profeta. Eles ficaram pálidos e tremeram, e assim eu os deixei.” “Eu tenho notado,” disse Ben Israel, “que há menos reverência agora no Templo do que quando eu estava em Jerusalém como um jovem; mas eu vejo que a magnificência das cerimônias aumentaram.” “Sim,” respondeu Ben Amós, com um olhar de tristeza; “sim, enquanto a alma de piedade morre de dentro para fora, eles disfarçam o exterior. O aumento da opulência da adoração é copiada do romano. A que nível caímos! Nossa adoração, com toda seu brilho, é como um sepulcro coberto para esconder a podridão de dentro!”

Tu podes estar convencido, meu querido pai, que esta confissão, de tal fonte, profundamente me humilha. Se, então, nós não estamos adorando a Deus, o que nós adoramos? NADA! Nós estamos piores do que nossos conquistadores bárbaros, porque não temos Deus; enquanto eles têm pelo menos muitos deuses e muitos senhores, assim como eles são! Ai, ai, o tempo do julgamento de Jerusalém parece estar à mão. O Senhor DEVE de repente vir a Seu Templo, e como afinador e purificador! Eu estou profundamente impressionada com a convicção que o dia está muito próximo à mão! Talvez nós devamos ver isto em nosso tempo de vida, meu querido pai! Já que escrevendo a última linha eu fui interrompida por Maria, que tinha trazido um jovem para me ver, sobrinho do nobre governante judeu, Ptolomeus Eliasafe, que foi morto pelos romanos pelo patriotismo devoto a seu país. Ele habita perto dos portões de Gaza, com sua mãe viúva, que é uma nobre senhora, honrada por todos os lábios que falam dela. Entre este jovem, cujo nome é João, e Maria aí existe uma bonita junção, não ardente o suficiente para ser amor, mas sincero o suficiente por uma pura amizade; todavia cada dia de suas amizades está amadurecendo na mais profunda emoção. Ele tem recém retornado da vizinhança de Jericó, onde ele tinha passado alguns dias, arrastado para cá por curiosidade, para ver e ouvir o novo profeta, aludido por mim no final de minha última carta, cuja fama tem se espalhado ao longe, e cujo está atraindo milhares do deserto, para ouvir a eloqüência que flui de sua boca. O jovem tinha dado a Maria tão interessante informe dele que ela desejou que eu fosse também uma ouvinte! E minha próxima carta te escreverei tudo o que ouvir; e eu confio, querido pai, que tu pacientemente conduza comigo todas as coisas ; e creio isto pai, sempre que eu posso, do caráter de investigação de minha mente, aventurar-me sobre mistérios sagrados, eu jamais serei menos amante do Deus de nosso Pai Abraão, nem menos aficionada e devota Adina para Ti! Adeus.

Adina.

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