ImageA primeira coisa que chama a atenção de um estudioso da Bíblia é justamente na entrada, no inicio das Sagradas Escrituras. Acostumados a pensar em Deus como um Ser que tudo pode (e Ele tudo pode mesmo!), achamos que seria mais grandioso se Ele tivesse feito o Universo num segundo só, ao simples estalar de dedos. Mas as Escrituras revelam uma criação por partes, de forma ordenada e metódica. Porquê?

 

01- EM 7 DIAS

No primeiro dia da criação, Deus fez a luz, e separou a luz das trevas.
No segundo dia fez o firmamento com todos os seus planetas.
No terceiro dia fez surgir a terra das águas. E fez também as primeiras árvores.
No quarto dia fez o sol, a lua e as estrelas.
No quinto dia fez as aves e os animais aquáticos.
No sexto dia fez os animais domésticos, os répteis e os animais selvagens.
E nesse mesmo dia fez o homem e a mulher.
No sétimo dia, Ele fez mais alguma coisa e depois concluiu toda a Sua obra.
Então, Ele abençoou o sétimo dia e nele descansou. DESCANSOU? Como é que o Criador de todas as coisas poderia se cansar?

02 – O HOMEM FOI CRIADO NO 6.º DIA

O primeiro homem e a primeira mulher foram criados no 6.º dia, isto é, depois de todas as outras coisas. A partir daí o número 6 sempre aparece nas Escrituras, relacionado intimamente ao homem (e geralmente a alguma ação pecaminosa humana). No relacionamento de Deus com o povo de Israel, Ele ordenou que o homem trabalhasse 6 dias e descansasse no sétimo.
Mas por que será que Deus criou a raça humana somente no 6.º dia? Por que até os animais foram criados primeiro? Será que os seres humanos são inferiores aos animais? Nas Escrituras Sagradas, o mais importante vem por último. Os últimos serão os primeiros. Assim, a última criação de Deus é mais importante do que as primeiras. O homem é o centro e a coroa da criação.

03 – 6 É O NÚMERO DO HOMEM

Como já foi observado, há uma intima ligação entre o número 6 e o homem (ou seja, o ser humano, homem e mulher). Mas a grande maioria dessas ligações possui um aspecto negativo. Alguns exemplos:··(a) O gigante Golias, que desafiou o povo de Deus, tinha 6 côvados de altura (aprox. 3 metros) e a ponta de sua lança pesava 600 siclos (100 x 6). 600 siclos era aprox. 7 kg. Além de tudo, havia também 6 armaduras no corpo do guerreiro;

b) O rei Nabucodonosor mandou levantar uma estátua que tinha 60 côvados de altura (30 metros) e 6 de largura, e ordenou que ela fosse adorada.

c) Faraó perseguiu o povo de Deus com 600 carros.

d) Foi no ano 600 de Noé que veio o Dilúvio sobre a terra e justamente no versículo 6 do 6.º capítulo do primeiro livro da Bíblia (Gênesis), DEUS SE ARREPENDE DE HAVER CRIADO O HOMEM!

e) O livro do Apocalipse fala de um homem terrível que perseguirá o povo de Deus. Os profetas dizem que será o mais cruel dos homens. A profecia revela que, se o nome desse homem mau for calculado, terá o valor de 666.

Image

f) Esse homem terrível é chamado de Besta (= Fera selvagem) exatamente 36 vezes, que é 6 x 6. Além do mais, se somarmos os números de 1 a 36, teremos como resultado exatamente 666.

g) Satanás (o inimigo de Deus e da Humanidade) é citado exatamente 18 vezes no Antigo Testamento (6 + 6 + 6 = 18), e seu nome aparece justamente 36 vezes no Novo Testamento (6 x 6).

h) O primeiro livro da Bíblia com nome de homem (JOSUÉ), é justamente o 6.º e no capítulo 6 desse livro mostra a destruição de Jericó uma cidade rebelde. É bom observar também que esse 6.º livro tem exatamente 24 capítulos, ou seja, 4 x 6.

i) Na Bíblia, o homem sem Deus é chamado de VELHO HOMEM e esta expressão aparece no 6.º livro do Novo Testamento (ROMANOS), no 6.º capítulo e no 6.º versículo.

j) O ano está dividido em 12 meses (2 x 6). O mês está dividido em 30 dias (5 x 6). O dia está dividido em 24 horas (4 x 6). A hora tem 60 minutos (10 x 6). De igual forma o minuto, que tem 60 segundos. Outra vez, 10 vezes 6. Já aí não é mais possível desconhecer que não se trata de simples coincidência. O homem está mesmo vinculado ao 6. E não foi por menos que Deus o criou no 6º dia.

k) Jesus sofreu 6 horas na cruz, no 6.º dia da semana, para resgatar o homem de volta para Deus. E além do mais, Ele teve 6 ferimentos especiais (nas duas mãos, nos dois pés, no peito e na cabeça).

l) Quando criou o homem, Deus lhe outorgou 6 domínios. 6 são revelados em Gênesis 1.26: 01 – Sobre os peixes do mar; 02 – Sobre as aves do céu; 03 – Sobre os animais domésticos; 04 – Sobre toda a terra; 05 – Sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra; e o 6.º é revelado em Gênesis 4.7, quando Deus fala pra Caim: "Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar". O 6.º domínio é o domínio próprio, ou seja, o domínio de si mesmo.

m) Há exatamente 6 palavras significando HOMEM, nos textos originais da Bíblia: São 4 em hebraico e duas em grego: 1- ADAM (Gn 1.26; 2.7; 3.24, etc.), que significa somente HOMEM; 2 – ICHE (Zc 6.12), significa VARÃO COMPLETO, HOMEM FORTE; 3 – ENOX (Sl 8.4; 73.5): quer dizer: MORTAL, HOMEM FRACO; 4 – GEHVER (Ex 10.11; Zc 13.7), é HOMEM DE VALOR OU DE PRESTIGIO; 5 – ÂNTROPOS, em grego é igual a ADAM, do hebraico; 6 – ÂNER, no grego, é igual ao hebraico ICHE.

n) Em todos esses exemplos (e há muitos outros), vemos o número 6 representando o homem, e principalmente o homem rebelde, blasfemo, SEM Deus.

04 – QUE NÚMERO SERIA BASTANTE ADEQUADO PARA REPRESENTAR DEUS?

a) Deuteronômio 6.4: "Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o ÚNICO Senhor";

b) João 17.3 "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o ÚNICO Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste";

c) 1 Timóteo 1.17 “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao ÚNICO Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém “.

d) Efésios 4.6: "[Há] UM só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos";

e) I Timóteo 2.5: "Porque há UM só Deus, e UM só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem";

f) "Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador" (Isaias 43.11); "Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus" (Isaias 44.6); "Lembrai-vos das coisas passadas desde a Antigüidade; que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim" (Isaias 46.9);

g) "E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia UM será o Senhor, e UM será o seu nome" (Zacarias 14.9).

Por toda a Bíblia, a mensagem é clara: Há um Único Deus, e os outros são falsos. Nos tempos antigos (como hoje), a humanidade sempre foi tentada a adorar centenas de deuses. Mas as Sagradas Escrituras se destacam de todas as outras escrituras religiosas por enfatizar que o Universo foi criado por apenas um Deus.

05 – AGORA O SIGNIFICADO DO NÚMERO 7 SE TORNA CLARO, MUITO CLARO…

Juntando o número do homem (6) com o número de Deus (1), teremos como resultado: 6 + 1 = 7. Essa é exatamente a razão porque o número 7 aparece tanto na Bíblia. O simbolismo é perfeito e evidente. O homem sem Deus está incompleto, da mesma forma que os 6 dias da semana sem o Sábado estão incompletos; 6 é a criação sem O Criador; e 7 é a criação + O Criador. Portanto, na Bíblia, o número 7 representa a aliança entre Deus e o homem. Por isso é conhecido como o número da perfeição. A criação só ficou imperfeita quando Adão (número 6) se separou de Deus (número 1). Isso é um fato incontestável, uma doutrina clara da Bíblia e não uma heresia.

O homem somente será feliz se honrar a Deus como o Número 1 na sua vida. Por isso Deus completou os dias com o 7.º, pois este dia representa a Comunhão Dele com o homem. É 6 + 1; é a criação + O Criador; o homem + DEUS. Os 6 dias da semana sem o 7.º estão incompletos. Da mesma forma a criação SEM O Criador é imperfeita, incompleta, sem futuro.

O misterioso DESCANSO de Deus no 7.º dia é grandemente significativo. Na realidade esse descanso nunca aconteceu, mas um dia acontecerá. Deus não poderá descansar enquanto o Universo estiver contaminado com o pecado; enquanto Satanás estiver solto; e enquanto houver conflito entre o Bem e o Mal, Luz e Trevas.

06 – DEUS EM BUSCA DO HOMEM

O primeiro milagre de Jesus aconteceu em uma festa de casamento (João 2), na cidade de Caná, na Galiléia. Na ocasião, faltou vinho no meio da festa, e o constrangimento foi grande. O escritor sagrado faz questão de registrar que havia ali 6 jarras vazias… Exatamente 6 jarras vazias. Isso seria por acaso? Jesus ordenou que se enchessem as jarras de água, e elas foram cheias completamente. Um filósofo disse que "há no homem um vazio do tamanho de Deus” (Blaise Pascal).

a) AS LIÇÕES DAS 6 JARRAS

1) Eram 6 jarras de PEDRA – O homem vazio possui o coração endurecido, sem lugar para o amor a Deus e ao próximo, mas a promessa de Deus é: "Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”(Ezequiel 36.26).

2) CANÁ significa LUGAR DE CANAS – Uma cana é alta, bonita por fora, mas vazia por dentro. E, quando seca, quebra-se facilmente (exatamente a situação do homem sem Deus).

3) As jarras foram cheias de ÁGUA – "Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.”(Apocalipse 21.6).

b) OS 6 HOMENS DA SAMARITANA – João 4 – Ao se encontrar com a mulher samaritana, Jesus apresentou-lhe a água da vida, a fonte que nunca seca, a água que mata a sede para sempre. Até aquele momento, ela já tinha possuído 6 homens e nenhum trouxe refrigério espiritual para a vida dela. Mas ali estava Jesus, o 7.º homem, O Único que iria preencher o coração dela para sempre. E foi o que aconteceu.

c) A COMIDA DO EGITO citada em Números 11.5, e pela qual o incrédulo povo de Israel ansiava tanto, é composta de 6 itens: peixes, pepinos, melões, alhos silvestres, cebolas e alhos (comida imperfeita); entretanto, quando a Bíblia fala da provisão Divina da terra prometida por Deus a Israel, são citados 7 itens: trigo, cevada, vides, figueiras, romeiras, oliveiras, azeite e mel (Deuteronômio 8.8). Comida perfeita.

d) O profeta Oséias (cap 2.5, 8-9) diz que os AMANTES DE ISRAEL (= ídolos) oferecem 6 tipos de coisas: pão, água, lã, linho, óleo e bebidas; enquanto O Senhor Deus oferece 7 tipos: grão, vinho, óleo, prata, ouro, lã e linho.

e) Quando o jovem rico se aproximou de Jesus, perguntando-lhe o que devia fazer para herdar a vida eterna, Jesus citou 6 mandamentos. O jovem garantiu que cumpria todos. Mas então O Filho de Deus, disse ao jovem: FALTA-TE UMA COISA: VENDE O QUE TU TENS E SEGUE-ME! (Mateus 19.17-21). Os 6 mandamentos representam tudo que o homem acha que pode fazer para agradar a Deus. Mas se ele não fizer a 7.ª coisa, isto é, renunciar ao mundo e seguir Jesus, de nada adianta.

f) Deus deu 6 sentidos para o homem: 5 para perceber o mundo exterior e 1 para perceber o mundo interior (a chamada INTUIÇÃO). Mas existe o 7.º sentido (Quando o homem tem profunda comunhão com Deus e, através do Espírito de Deus, percebe coisas que as pessoas normais não conseguem enxergar – é a VISÃO ESPIRITUAL).

g) No capítulo 35 de Números, Deus preparou 6 CIDADES DE REFÚGIO. Qual o objetivo disso? "Escolhereis para vós cidades que vos sirvam de cidades de refúgio, para que se refugie ali o homicida que tiver matado alguém involuntariamente. E estas cidades vos serão por refúgio do vingador, para que não morra o homicida antes de ser apresentado perante a congregação para julgamento. Serão seis as cidades que haveis de dar por cidades de refúgio para vós. Dareis três cidades aquém do Jordão, e três na terra de Canaã; cidades de refúgio serão”.(Números 35.11.14). Como sabemos muito bem, essas cidades eram um REFÚGIO TEMPORÁRIO contra as perseguições humanas. Mas há uma CIDADE ETERNA, UM REFÚGIO SECRETO, revelado em Apocalipse: A NOVA JERUSALÉM! Por isso é altamente significativo que Deus estabeleceu na terra somente 6 e não 7 cidades, pois a 7.ª É PERFEITA, E VEM DO CÉU!

 Algumas citações do irmão Branham    T

HE.JUNCTION.OF.TIME_  JEFF.IN  SUNDAY_  56-0115
  E-5    And I believe that
the church is now standing on the threshold of the greatest vindication of omnipotence that the world has ever known. There has been in my searching of the Scripture for quite awhile, I have found seven great junctions in God's Word. And seven is God's complete number. We… He–He completes in seven. He worked six days and the seventh rested. The world exists in its reign over the earth here, the church labors for six thousand years, the seventh is the millennium. And all these mathematics and–of the Bible are perfect.    

A Junção do Tempo-Jeffersonville-Domingo-15/01/1956 5- E eu creio que a igreja está agora no ponto máximo da maior vindicação da onipotência que o mundo jamais viu.  Tem estado em minhas buscas na Escritura por algum tempo, Eu tenho encontrado sete grandes junções na Palavra de Deus. E sete é o número completo de Deus. Nós… Ele—Ele se completa no sete. Ele trabalhou seis dias e no sétimo descansou. O mundo existe neste reino sobre a terra aqui, a igreja trabalha por seis mil anos, o sétimo é o milênio. E todas as matemáticas e—da Bíblia são perfeitas.   

  THE.COUNTDOWN_  SHREVEPORT.LA  SUNDAY_  62-1125E
  E-38    And anyhow, ten is not a spiritual
number in the Bible. Anyone knows that. God's number is seven. That's His perfect number. And God… His–His perfect number is seven. And God, His countdown starts at one. Right. Man starts at ten, goes backwards. God starts at one, and goes forward.


 
A CONTAGEM REGRESSIVA-Shreveport-LA-Domingo 25/11/1962 À Noite.  E -38 E de qualquer forma, dez não é um número espiritual na Bíblia. Qualquer sabe disto. O número de Deus é sete. Este é seu número perfeito.  Deus…Seu—Seu número perfeito é sete. E Deus, Sua contagem regressiva começa com um. Certo. O homem começa com dez, então desce. Deus começa com um e segue em frente

.  THE.PRESENCE.OF.GOD.UNRECOGNIZED_  TOPEKA.KS  V-20 N-2  THURSDAY_  64-0618
  130      Now, notice, there has never be
en a time in history of the church age… And I know of one real student I'm talking to, a historian. There has never been. I'd ask any student of the Bible to tell me one man that was ever sent to the church age, in this church since the crucifixion of Christ, a world-wide ministry, that his name ever ended up with h-a-m, like A-b-r-a-h-a-m, until this day. Sankey, Finney, Moody, Knox, Calvin; but wherever was there a G-r-a-h-a-m before, Billy Graham, the great evangelist out there with the denominations that's in Sodom? Never. There is a modern Oral Roberts out there with the Pentecostals, the same thing. Did you know that?
131    But, h-a-m! Now, G-r-a-h-a-m is only six letters, but A-b-r-a-h-a-m is
seven letters. Six is man's number , man's organization, man's doing; but A-b-r-a-h-a-m is seven letters. Now notice, in the Church elected that's pulled out, not those denominations, but the Elected church to stand out, it's to get a messenger, too, in this last days.

 A Presença de Deus não reconhecida – Topeka Kansas 18/06/1964 130 Agora note, nunca houve um tempo na história das eras da igreja…E eu sei de um real estudante a quem falo agora, um historiador. Nunca houve. Eu pergunto a qualquer estudante da Bíblia para me dizer um homem que foi enviado para a era da igreja, nesta igreja desde a crucificação de Cristo, um ministério mundial, que seu nome termine com H-A-M, como A-B-R-A-H-A-M, até este dia.  Sankey, Finney, Moody, Knox, Calvino; seja onde fosse há um G-R-A-H-A-M antes, Billy Graham, o grande evangelista lá fora com os denominacionais que estão em Sodoma? Nunca.  Há um moderno Oral Roberts lá fora com os Pentecostais, a mesma coisa. Você sabia disto? 131 Mas, H-A-M ! Agora, G-R-A-H-A-M é somente seis letras. Agora note, na Igreja eleita que está puxada fora, não aquelas denominações, mas a Igreja Eleita que permanece fora, é para ter um mensageiro, também, nos últimos dias.  

  WHO.IS.THIS.MELCHISEDEC_  JEFF.IN  V-5 N-10  SUNDAY_  65-0221E
 

159    Look at
the world today. Look at the Sodom condition. Look at the earthquakes in divers places, and the things that's taking place. Look at the church and the mess it's in , of Babylon. Look at the messenger to it, an Oral Roberts and a Billy Graham.
G-r-a-h-a-m, first time we ever had a messenger, to all
the churches, that his name ever end in h-a-m, like Abraham. A-b-r-a-h-a-m is
seven letters. G-r-a-h-a-m is six letters. Where is he at? To the world. Six is man's number . Man was created on the sixth day. But seven is God's number .  

QUEM É ESTE MELQUISEDEQUE – Jeffersonville Domingo à noite 21/02/1965 159 Veja o mundo hoje. Olhe a condição de Sodoma.  Veja os terremotos em diversos lugares, e as coisas que estão tomando lugar. Olhe a igreja e a bagunça em que está, Babilônia. Veja o mensageiro para isto, um Oral Roberts e um Billy Granham. G-R-A-H-A-M, a primeira vez que tivemos um mensageiro, para todas as igrejas, que seu nome termina em H-A-M, como ABRAHAM. A-B-R-A-H-A-M tem sete letras. G-R-A-H-A-M tem seis letras. Para onde ele é ? Para o  mundo. Seis é o número do homem. O homem foi criado no sexto dia. Mas sete é o número de Deus.      

THE.RAPTURE_  YUMA.AZ  V-5 N-14  SATURDAY_  65-1204
 

127   
The night was not divided in hours, in the Bible time. It was divided in watches. There was three watches. Now, the first watch started at from nine until twelve. The second watch started from twelve to three. And the third watch of the night was counted from three to six. Now we got three, three three's, which is a nine, imperfect number . Then we come back to the seven for the Rapture, which will take place, I believe, between six and seven o'clock… or six and nine o'clock, some morning. "For the trumpet of the Lord shall sound."  

O RAPTO – Yuma Arizona – Sábado 04/12/1965   127 A noite não foi dividida em horas, no tempo da Bíblia. Foi dividida em vigílias. Havia três vigílias. Agora, a primeira vigília começava as nove e ia até as doze. A segunda vigília começava das doze e ia até as três. E a terceira vigília da noite era contatada das três as seis. Agora nós temos três, há três, o qual é um nove, número imperfeito. Então nós voltamos para o sete para o Rapto, o qual tomará lugar, eu creio, entre seis e sete horas…Ou seis e nove horas de alguma manhã. “Pois a trombeta do Senhor soará”.                  

Pastor Sérgio Ricardo