Image

Orfa se despede de Rute e Noemi

O livro de Rute é um livro muito especial e repleto de situações que apontam para o grande momento da redenção. A excelente tradução Bíblia em plenitude traz um estudo profundo sobre os nomes bíblicos e palavras de difícil interpretação. Essa edição, utilizada por mim, é de 1995 da Sociedade Bíblica do Brasil. Vamos ao livro de Rute:

Capítulo 1 versículo 1

Aceitando uma data antiga para o Êxodo, esse é o período que vai de 1350 a 1110 a.C um tempo de grande confusão espiritual, concessões e apostasia.Em contraste com esse pano de fundo, a história de Rute apresenta um estudo de um povo que permaneceu constante em sua fé. Campos de Moabe: Embora Moabe não fosse muito longe do Leste de Belém, a seca não chegou até lá. O termo hebraico para peregrinar indica uma permanência temporária. Apesar de o Livro ter um nome feminino, não foi uma mulher quem o escreveu, a maioria dos grandes estudiosos afirma Samuel como seu escritor.

Os nomes:

Elimeleque: significa “Meu Deus é Rei”

Noemi: “Agradável, Encantadora, Amável”.

Malon: “Fraco doentio”

Quiliom: “Fraqueza, Tristeza”.

Orfa: ”Corça nova”.

Rute: “Amizade”.

Boaz: ”Rapidez”

Obede: “Servo”.

Na mensagem O PARENTE REDENTOR, o irmão Branham nos ensina que o parente mais próximo do homem era o diabo, como ele não tem nada, Jesus torna-se nosso Redentor, pré-figurado no Livro por Boaz. Todos têm um nome, menos satanás, que é chamado de FULANO, Rute 4:1.

Uma expressão de grande revelação Rute 1:8

O Senhor é a tradução de “Yahweh”. Noemi emprega esse nome para Deus, em lugar de “Elohim”, que seria impessoal, ou “Quemos”, o deus dos moabitas. Essa escolha de termos é um indicador significante da piedade que caracterizava a vida e o pensamento de Noemi. Benevolência traduz o termo hebraico hesed, que denota a idéia de amor e lealdade-uma aliança estável. Noemi conhece o caráter do SENHOR e ora para que a sua nora experimente a sua bondade, sabendo que o Deus de Israel não é apenas bom, mas também confiável.

Image

Boaz e seu encontro com Rute

O profeta irmão Branham nos ensina que em Rute há quatro estágios:

Rute decidindo, trabalhando, descansando e sendo recompensada. Vemos então o perfeito Plano da Redenção da parte de Deus. Podemos perceber o que Deus quer nos ensinar, observe:

Mensagem A Obra Prima parágrafo 62 o irmão Branham fala das quatro bases de fundamentação da obra prima:

Abraão: Fé

Isaque: Amor

Jacó: Graça

José: Perfeição.

Na mensagem A Restauração da Árvore Noiva, a partir do parágrafo 451 encontramos quatro estágios da restauração:

Lutero: justificação

Wesley: santificação

Pentecostais: Batismo com o Espírito Santo

Quarta Luz: Abertura da Palavra.

Observando Rute perceba que seu descanso ocorre na terceira fase, porém sua recompensa é na quarta fase com a Palavra de casamento, a perfeição.

Voltaremos a esse estudo nas próximas edições.

Pastor Sérgio Ricardo.

Image

Rute trabalhando

falecom@avozdedeus.org.br