O Livro de Oséias

(Pastor Samuel Nascimento)

Oseias (em hebraico: הוֹשֵׁעַ, transl. Hošeaʿ, tib. Hôšēăʿ, “Salvação do/é o Senhor”; em grego: Ὠσηέ, transl. Ōsēe) foi um personagem bíblico, e um profeta em Israel no século VIII a.C., filho de Beeri . É um dos Os Doze Profetas Menores da Bíblia hebraica judaica, também conhecidos como profetas secundários no Antigo Testamento cristão.

Não se sabe praticamente nada da vida ou do status social de Oseias. De acordo com o Livro de Oseias, teria se casado com a prostituta Gomer, filha de Diblaim, por ordem de Deus. Viveu no Reino do Norte durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel, entre 780 e 725 a.C.. Em Oseias 5:8 existe uma referência às guerras que levaram à captura do reino pelos assírios, ocorrida em torno de 734-732 a.C.; não se sabe ao certo se Oseias teria também vivido a destruição de Samaria, que é prevista em Oseias 13:14 .

A vida familiar de Oseias refletia a relação “adúltera” que Israel havia construído com os deuses politeístas. Os nomes de seus filhos lhes transformaram em profecias ambulantes da queda da dinastia dominante e do pacto rompido com Deus – de maneira muito semelhante ao profeta Isaías uma geração mais tarde. Oseias frequentemente é visto como um “profeta do destino”, porém sob sua mensagem de destruição está uma promessa de restauração.

livrodeoseias2

À luz da Mensagem

Pastor João Pereira possui um dom inigualável, a confiança nos dons que se apresentam firmes na Palavra. Pastor Samuel Nascimento da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mostrou-se no equilíbrio de pastor e ensinador nos dias que esteve conosco 11 e 12 de outubro recente. Enfatizo como filho e amigo do pastor João Pereira, convívio de 27 anos, que ele não priva a igreja de Brasília do “talento do Espírito Santo”. Isso vimos no ministério do Pastor Samuel Nascimento.  Ora, quase três décadas de ministério, pastor João Pereira mais que isso, nos fazem alcançar acertos, erros e enganos. Muitos nos enganaram pela malícia e nicolaísmo, todavia, espírito trabalhador, pastor João Pereira jamais se quedou um dia em “choramingas”.  Eu, Sérgio Ricardo, espécie de adjunto de um ministério valioso, empolgo-me ao ver o dom de Deus manifesto na vida do pastor Samuel Nascimento. Optei em 2006 em não viajar mais e cuidar das publicações que queiram ou não, já foram lidas e vistas por mais de 6.000.000 (seis milhões) de pessoas em mais de 170 países. Aqui, não reprovamos quem o faz, não temos outro interesse senão esclarecer pontos que Deus permite que possamos esclarecer, dentro do dom que ele nos deu. Nós não trabalhamos ao soar das patacas que caem em nossa “bolsa”, nós não somos pregadores profissionais e de agendas, repelimos os pregadores de encomenda que gostam do tilintar das moedas em suas contas, mercenários. Eu aprendi a respeitar ministérios com o pastor João Pereira desde meus 19 anos de idade, hoje, após 27 anos, não mudei. A reação da igreja, no último culto pregado pelo pastor Samuel Nascimento foi sobrenatural, isso não é postura factoide.

livrodeoseias3

 

Em Cristo nos orgulhamos do produto do nosso trabalho. Anderson Vianna era um menino de 14 anos, hoje prospera no ministério juntamente com os pastores associados: Lindomar Cerqueira, José Querino e Joaquim Brito. Respeitamos Wanderley Lemos, Júlio César Santos, Hugo Castillo, Alfredo Viltes e outros que não se incomodam de estarem conosco nessa jornada áspera e íngreme, de trabalho leal e não politiqueiro.  Por último, alguns “mais iluminados” desrespeitam pastores que já deram muito de si pela Obra no Brasil. Sinceramente não tenho problemas com pessoas e sim com doutrinas, não me privo de um apertar de mãos com qualquer ministro desde que a relação seja pautada no respeito. Chamam ministros de “velhos decrépitos”, ora, quem faz isso deprecia a si mesmo pela falta de educação e falta de respeito, senão o do berço, o da MENSAGEM. Essa nota soará como uma espécie de indignação, todavia, senhoras e senhores, irmãs e irmãos, jamais deixamos de dar, como se diz no jargão popular “ a cara a tapa” e a doutrina que pregamos está estampada naquilo que por Lei, ainda podemos expressar. Agradeço aos pastores que possuem o senso do equilíbrio como Samuel Nascimento, espero que a tônica das suas mensagens seja sempre essa, como o ensinamento de Oséias que nos trouxe. Saúde e paz ao pastor Nascimento.

livrodeoseias4

livrodeoseias5

Estamos juntos em Cristo!

livrodeoseias6

falecom@avozdedeus.org.br