Image

O Evangelho da águia capítulo 3

(Quando se é um religioso e não um cristão)

Nicodemos, esse é o nome de um príncipe de Israel que procurou Jesus à noite para perguntar sobre o Reino dos Céus. Nicodemos significa vencedor, era um homem distinto era príncipe de uma ala restrita dos fariseus, era mestre conforme o próprio Senhor Jesus o chamou em João 3:10 , apesar de toda essa qualificação e crendo nas duas primeiras puxadas, pois Nicodemos cria nos milagres e sinais, ele não entendia que Jesus era o Cristo de Deus. O Filho do Homem estava em sua frente e Nicodemos, mestre e príncipe de Israel não reconhecia. O Filho do Homem é Jesus, seu ministério se manifesta em um homem, um profeta, como foi com o irmão Branham, muitos religiosos creram no ministério de milagres, mas não entenderam A Voz do Sinal . Quando Jesus falou a Nicodemos que era necessário o novo nascimento, o excelente mestre fariseu só conseguiu ver a literalidade da expressão, perceba que Jesus não se estendeu na explicação ou tentou um convencimento à força ou com meios outros que não fosse a própria Revelação. Crer em sinais é fácil, Moisés viu a sarça ardendo, era um sinal, mas, além disso, havia Uma Voz. O episódio que inicia o capítulo 3 de João está vivo. Vemos muitos homens religiosos que acessam Jesus secretamente para não serem reconhecidos durante “o dia”, sabem que o ensinamento é de Deus, mas não possuem a Revelação de Deus sobre a Palavra.  Nicodemos começou elogiando a Jesus (João 3:2). Será que Nicodemos pensou que Jesus o comoveria a alta posição entre seus discípulos? Em caso afirmativo, a resposta de Jesus deve ter sido devastadora: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). Nem mesmo uma autoridade de destaque pode entrar no reino sem uma mudança radical. No desenrolar da conversa, Jesus explicou o que queria dizer "nascer de novo". Ele disse: "Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5). Nascido da água. O único nascimento da água na Bíblia é o batismo. Romanos 6:4 explica que, após o sepultamento no batismo, ressuscitamos para levar uma nova vida. A relação entre João 3:5 e Romanos 6:4 é tão óbvia que nenhuma pessoa, sem ter sido previamente influenciada, pode negar que nascer da água seja uma referência ao batismo. Infelizmente, muitas pessoas têm teologias que negam ser o batismo essencial para a salvação; tentam fugir do que Jesus quis dizer, redefinindo o nascimento da água. Mas Jesus afirma que, para entrar no céu, o batismo se faz necessário. Nascido do Espírito? Jesus explicou: "O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espírito" (João 3:6). O nascimento do Espírito consiste numa transformação espiritual radical (veja Romanos 6). O ato físico do batismo, em si, não garante ingresso no reino. Ao batismo nas águas deve-se mesclar a transformação espiritual, ou seja, o renascimento do interior. Você nasceu de novo?

O Filho do Homem e Neustã (João 3:14-15)

“E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;  Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Image

Neustã, do hebraico “nachash”, significa serpente. Segundo a Bíblia, era o nome da serpente de cobre feita por Moisés no deserto, a qual foi destruída por Ezequias. Em Números 21, encontramos a história de "Neustã", a serpente de bronze que foi construída sob a orientação divina. Ela foi colocada no alto de um poste para ser observada pelos israelitas, que foram acometidos por uma praga permitida por Deus como juízo pelos seus pecados. O povo de Israel havia desobedecido a Jeová, ofendido o Seu amor e desrespeitado seu líder Moisés. O caos poderia se estabelecer se Deus não agisse. Por isso, Ele logo interviu e, pela sua misericórdia, depois do arrependimento do povo, fez com que os israelitas que olhassem para a serpente de bronze recebessem a cura. Jesus em João 3:14 anuncia que seria levantado como a Neustã só que em caráter definitivo o pecado seria aniquilado, o Filho do Homem que se fez carne e habitou entre nós, o parente redentor.

Image

Jesus não falou a linguagem dos fariseus, não falou a linguagem da tradição religiosa, há momentos dentro do próprio ministério do profeta irmão Branham que nem mesmo ele entendia o que Deus o mandava fazer, ele obedecia. Questionar a Deus aqui significa que quem o faz também o fez no céu. Criar dificuldades teológicas e armações religiosas e sistemas humanos aqui, mostram que fizeram o mesmo no céu. Não cremos que haja um corpo sangrando no Céu, outro aqui na terra ou outra coisa desse nível. Irmão Branham falou que Deus se manifestou em carne humana em seu ministério, quem abriu os Selos, por exemplo, foi o irmão Branham ou o Filho do Homem? Se for o irmão Branham ele seria Deus. Foi Deus através do homem irmão Branham, o Anjo de Apocalipse 10:1, Cristo, através do anjo de Apocalipse 10:7.

Uma dúvida comum

João Batista cumpriu brilhantemente seu ministério. Alguns seguidores desse ministério preferiram ficar com seu ensinamento sobre o batismo para o arrependimento e não seguiram Jesus. Lembre-se que mesmo anos após a morte de João, havia grupos que viviam sob a expectativa do batismo nas águas somente, sem conhecimento do batismo com o Espírito Santo, Atos 19:1-5. Muitos crentes crêem que o irmão Branham é profeta e fazem bem, todavia o irmão Branham sempre mostrou Cristo e não um lugar ou um homem como líder ou um ser diferenciado que devêssemos seguir. “Importa que Ele cresça e que eu diminua” João 3:30. O cenário após a morte do irmão Branham em 1965 não poderia ser pior. Muitos irmãos que acompanharam o irmão Branham alegaram primazia no ensinamento. Timóteo daqui, Timóteo de dali… Mas e Cristo e o conteúdo da Mensagem? Alguém vai aos Estados Unidos, ouve alguns cultos aqui e ali, traz uma lasca de rocha do Canyon Sabino e de repente, está formada a confusão. O Evangelho não foi ressuscitado naquela manhã de domingo para que fique preso em um lugar, uma espécie de cage (gaiola). João Batista foi um homem ímpar, descente e limpo, irmão Branham também, o alvo é Cristo, a Mensagem é Jesus e Ele vive em Sua Esposa Eleita. “Aquele que tem a esposa é o esposo, mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já essa minha alegria se cumpriu” João 3:29. Afinal, houve ou não um casamento de Cristo com a igreja? João Batista entregou, conforme suas palavras, a esposa para Jesus, o irmão Branham fez o mesmo.

Image

“Eu afirmo: não há dois Espíritos Santo”

falecom@avozdedeus.org.br