Matrimônio não é patrimônio(Léxico)

A palavra casamento é derivada de “casa”, enquanto que matrimônio tem origem no radical mater (“mãe”) seguindo o mesmo modelo lexical de “patrimônio”.

Latim: MATRIMONIUM, “casamento”, de MATER, “mãe”, mais –MONIUM, sufixo indicando estado, ação, condição.

 

Para a Igreja, o casamento é uma importante instutuição divina, por meio da qual se estabelece uma aliança entre os nubentes (homem e mulher) e Deus, aliança essa de suma importância, e indissolúvel, conforme Jesus ensinou no livro de Mateus: “. . .o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6). Veja também: “A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.” (I Coríntios 7:39).

Apenas a infidelidade conjugal é reconhecida por Deus, de acordo com a doutrina bíblica, como base para a dissolução do casamento, uma vez que aquele que cometeu o adultério, ao cometê-lo, “quebrou” a aliança antes estabelecida: “Qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de adultério, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada, comete adultério.” (Mateus 5:32).

Vale ressaltar que de acordo com os ensinamentos bíblicos, aquele que traiu não pode contrair um novo casamento, sendo esse também um adultério; e ainda, quem foi traído pode perdoar aquele que o traiu e a aliança antes quebrada é restabelecida.

Os pastores podem casar-se, uma vez que não há em nenhum lugar na Bíblia qualquer restrição nesse sentido.

Referências Bíblicas

1. O casamento é uma idéia de Deus. Gênesis 2:18-24.

2. O compromisso é essencial para um casamento bem-sucedido. Gênesis 24:58-60.

3. O romance é importante. Gênesis 29:10-11.

4. O casamento proporciona momentos de imensa felicidade. Jeremias 7:34.

5. O casamento cria o melhor ambiente para a educação dos filhos. Malaquias 2:14-15.

6. A infidelidade quebra o vínculo da confiança, que é a base de todos os relacionamentos. Mateus 5:32.

7. O casamento é permanente. Mateus 19:6.

8. O correto é que apenas a morte dissolva um casamento. Romanos 7:2-3.

9. O casamento está baseado nos princípios práticos do amor, não em sentimentos. Efésios 5:21-33.

10. O casamento é um símbolo vivo de Cristo e a Igreja. Efésios 5:23-32.

11. O casamento é bom e honroso. Hebreus 13:4.

12. Não são poucas as referências na Bíblia ao casamento ou matrimónio como o conhecemos hoje: e.g. um acto formal entre um homem e uma mulher de mútuo consentimento. Especialmente no Antigo Testamento são utilizadas referências à união, à reprodução, ou ao acto de entregar a mulher a um homem.

13. Mesmo no Novo Testamento a escolha do casamento é vista como uma decisão exclusiva do homem (Mateus 19,6) embora passe a ter um caracter mais definitivo podendo apenas o homem abandonar a sua mulher caso esta lhe tenha sido infiel.

29 Nós estamos entusiasmados quanto a isto. E sabemos que a história está se encerrando. A história do mundo em breve findará. Então vamos entrar a um novo dia – no Grande Milênio. Isso como um crente, eu creio no Milênio – um reinado com Cristo, mil anos sobre a terra; o retorno físico do Senhor Jesus Cristo para tomar um povo físico, glorificado por Seu Sangue Purificador.

30 Paulo, aqui, está dando uma ilustração em nossa Escritura sobre a Lei e a Graça e ilustrando isto como Casamento e Divórcio. A pregação desta passagem é muito rara, porque de uma e outra forma pertence a – como que a Casamento e Divórcio; porém também pertence a uma porção maior de casamento e divórcio, de como é que ele aqui está tratando de estabelecer em ordem, que, nós como a Igreja, não podemos mais estar casados com o mundo e com Cristo ao mesmo tempo e ser legal e válido isto tanto quanto pode ser para uma mulher estar vivendo com um esposo enquanto ela tem um esposo vivo.

31 Eu tenho os meus próprios pensamentos disto, e eu creio que o que a Bíblia diz é a Verdade. Mas, eu creio também – parece-me que isso revela um dos grandes mistérios da profecia. Eu espero que o Senhor nos ajude, nesta noite, enquanto levamos isto a nossa gente que espera através do país.

32 Uma vez foi dito… o estava lendo quando escrevi uma nota para isto. Eu não podia recordar exatamente o livro em que isto estava, mas eu estou certo que isto está bem: que um dos livros que li acerca do senhor Moody, Dwignt Moody, em Chicago (esta noite também temos uma grande igreja escutando em Chicago) que o senhor Moody depois de ler Romanos 7, correu às ruas e ao primeiro homem que encontrou, ele lhe disse, “Conhece você a graça?”

33 E o homem replicou, “Que graça?”

34 O senhor Mood disse, “A graça de Deus”.

35 Então, aquilo o entusiasmou tanto quando ele viu aquilo – como a graça tinha nos separado da lei, e como que… que parte da graça tremulou. Alguma coisa que eu desejo fazer de uma noite. Sempre disse às pessoas que quando eu atravessar a linha ao outro lado, que eu gostaria de parar e cantar: “Maravilhosa Graça, quão doce som; isso salvou a um infeliz como eu”. Graça, preciosa graça, saber muito mais de graça. “Porque pela graça sois salvos”.

36 Possa eu acrescentar a esta mulher, Graça. Possa eu coloca-la na Bíblia, tal como é chamada a Senhora Eleita – esta Srta. Graça da qual vou falar. Vocês sabem, a Bíblia declara, diz: “À Senhora Eleita”. Se vocês notarem, “eleita”, vem da palavra Senhora “Escolhida”. Uma dama foi escolhida dentre todo o resto das demais; como uma virgem trazida ao corpo de Deus na terra. Ela foi uma mulher escolhida… Deus escolheu a Maria. E Deus tem escolhido também uma Senhora Eleita, a qual é Sua Noiva. Ela é escolhida. Eu espero que nós sejamos membros disso esta noite, através do mundo, ou melhor, através da nação.

 

A UNIÃO INVISÍVEL DA NOIVA DE CRISTO-1965

falecom@avozdedeus.org.br