Santo André ou Santo André Apóstolo (em grego: ‘Ανδρέας; transl.: Andréas; século I), conhecido na tradição ortodoxa como Protocletos (o “primeiro [a ser] chamado”), é um apóstolo cristão, irmão de São Pedro. O nome “André” (do grego “ανδρεία”, andreía, “hombridade” ou “coragem”), como diversos outros nomes gregos, parece ter sido comum entre os judeus dos séculos III ou II a.C. Não se tem registro de qualquer nome hebraico ou aramaico seu.

 

Mártires II

(A Cruz de Santo André)

Santo André ou Santo André Apóstolo (em grego: ‘Ανδρέας; transl.: Andréas; século I), conhecido na tradição ortodoxa como Protocletos (o “primeiro [a ser] chamado”), é um apóstolo cristão, irmão de São Pedro. O nome “André” (do grego “ανδρεία”, andreía, “hombridade” ou “coragem”), como diversos outros nomes gregos, parece ter sido comum entre os judeus dos séculos III ou II a.C. Não se tem registro de qualquer nome hebraico ou aramaico seu.

O Novo Testamento registra que Santo André era irmão de S. Pedro, do que se pode concluir que ele também era filho de Jonas, ou João (Mateus 16:17; João 1:42). Nasceu em Betsaida, às margens do Mar da Galileia (João 1:44). Tanto ele quanto seu irmão Pedro eram pescadores, por profissão, e segundo a tradição Jesus teria lhes chamado para serem seus discípulos dizendo que faria deles “pescadores de homens” (em grego: ἁλιείς ἀνθρώπων, transl. Halieís anthrópon). André também teria ocupado a mesma casa que Jesus, no início da vida pública deste, em Cafarnaum. (Marcos 1:21-29).

Eusébio de Cesárea, citando Orígenes, conta que André pregou na Ásia Menor e na Cítia, ao longo do mar Negro, chegando até o rio Volga e Kiev – daí que se tenha tornado padroeiro da Romênia e da Rússia. De acordo com a tradição, teria fundado a sede de Bizâncio (Constantinopla), em 38 e instaurado Estácio como bispo. Esta diocese iria posteriormente se transformar no Patriarcado de Constantinopla, do qual André é reconhecido como santo padroeiro.

martires2-02

André teria sofrido o martírio através da crucifixão, em Patras (Patrae), na Acaia. Embora os textos mais antigos, como os Atos de André, mencionados por Gregório de Tours, descrevem que ele teria sido atado, e não pregado, a uma cruz latina, desenvolveu-se uma tradição de que André teria sido crucificado numa cruz do tipo conhecido como Crux decussata (“cruz em forma de ‘x'”), comumente conhecida como “cruz de Santo André”, e que isto teria sido feito a pedido dele próprio, que se julgava indigno de ser crucificado no mesmo tipo de cruz que havia sido usada para crucificar Cristo. A iconografia familiar de seu martírio, que mostra o apóstolo atado à cruz em forma de ‘x’, não parece ter sido padronizada até o fim da Idade Média.

martires2-03A Simbologia

A chamada Cruz de Pedro, indica a forma como ele foi crucificado, ou seja, de cabeça para baixo. A palavra Mártir, em seu sentido mais próximo, significa: TESTEMUNHO. Quem morria pela causa do Evangelho era chamado de “Testemunha de Cristo”, ou testemunha. O martírio se deu e ainda se dá, pela perseguição à FÉ, nos primórdios da Era Moderna, e ainda no período da Reforma e Contra Reforma, milhões e milhões de cristãos foram mortos, estima-se que somente entre 1.350 a 1680 da nossa Era, 68.000.000(Sessenta e oito milhões) de cristãos tenham sido mortos.

falecom@avozdedeus.org.br