magoa “A palavra “mágoa” vem do latim macula, e inicialmente tinha o mesmo sentido da antiga palavra: “mancha”, “nódoa”, “erro”, “defeito”. No contexto cristão, significava “pecado”: um bom cristão deve apresentar-se sem mágoa diante do tribunal de Deus” 

 

 

magoa

Mágoa

“A palavra “mágoa” vem do latim macula, e inicialmente tinha o mesmo sentido da antiga palavra: “mancha”, “nódoa”, “erro”, “defeito”. No contexto cristão, significava “pecado”: um bom cristão deve apresentar-se sem mágoa diante do tribunal de Deus” [1].

Com a excelente definição acima, podemos entender melhor o significado da palavra mágoa vinculado a emoção da mesma palavra. Fato é que se trata de ardil de satanás manter as pessoas “ligadas” pelo vínculo da mágoa. A mágoa é silenciosa e corrosiva e pode levar a extremos inimagináveis quanto ao emocional da pessoa.

Queremos aqui, um aprofundamento jurídico do que entendemos por mágoa no direito e suas consequências que respingam em atos de retaliação. A mágoa e sua reparação:

A) DEFINIÇÃO

Sentimento de mal estar, dor moral, angústia, aflição, dissabor, ansiedade acompanhada de opressões, agonia, tristeza que corrói. Segundo a palavra de DEUS ele nos priva e afasta de sua graça (Hb 12.15)

B) CAUSAS

Em geral é uma barreira provocada por feridas, ressentimentos e mágoas armazenadas sem perdão, envenenando o ser (espírito alma e corpo), podendo chegar a uma situação em que algum demônio irá lhe dominar nestas áreas.

C) CONSEQÜÊNCIAS

ENFERMIDADES FÍSICAS COMO: problemas nervosos, insônia, dor de cabeça, esgotamento, artrite, pressão alta palpitação, taquicardia, úlceras e doenças na pele.

CONTAMINAÇÃO PELA LÍNGUA: amargura é destilada, pois sua língua é afiada para criticar a tudo e a todos, tornando o que esta a sua volta desagradável, provocada mal estar e espírito de rebeldia:

Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.

Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero. Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce. Tiago 3.6-12

ISOLAMENTO: todos passam a evitar relacionamentos com a pessoa amargurada, devido a suas murmurações e críticas, e isso causa mais dor ainda. A pessoa por sua vez, com receio de ser mais ferida, também se isola.

Tendo Esaú quarenta anos de idade, tomou por esposa a Judite, filha de Beeri, heteu, e a Basemate, filha de Elom, heteu. Ambas se tornaram amargura de espírito para Isaque e para Rebeca. Gn 26.35.

CULPA: traz consigo uma acusação constante, a qual aponta ao erro e a falta de perdão. O sentimento de culpa responsabiliza a pessoa pelos sofrimentos que a aflige. A falta de perdão faz com que se sinta culpado pela ausência de comunhão com as pessoas, o que leva a sensação de pecado não perdoado por mais que se esforce em fazer coisas boas.

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

(I JO 1.9; 7.10)

RELACIONAMENTOS QUEBRADOS: quando alguém, por falta de perdão, dá lugar à amargura, seus relacionamentos sofrem constantes choques, podendo resultar em separações definitivas. Os relacionamentos quebrados podem ser:

 COM OUTRAS PESSOAS: se alguém tem mágoa dos outros, os sintomas são: Ressentimentos, raiva, ódio, vingança, retribuição, podendo chegar ao assassinato (MT 5. 22-24; MT 6.14.15; CL 3.13).

CONSIGO MESMO: quando alguém tem mágoa de si mesmo, os sintomas são sentimentos de culpa, de inferioridade, auto-piedade, auto depreciação, complexos, indignidade, vergonha, ódio, podendo levar a atitude extrema de suicídio (RM 8.34; JO 8.10). Enfim, tudo isso leva a pessoa à não conseguir relacionar-se equilibradamente consigo mesma.

COM DEUS: se alguém tem mágoa dele, os sintomas são as dúvidas, o questionamento, a incredulidade e a rebelião. A pessoa passará a duvidar da Palavra: “não consigo mais crer nela” (JO 3.16). [2]

Pode causar estranheza nos reportarmos ao direito para equacionarmos o tema, todavia, o cânone bíblico nos mostra que a justa retribuição frente ao dano era “olho por olho dente por dente”, Livro de Êxodo capítulo 21 versículo 24.

A mágoa permeia muitos corações de pessoas que professam o cristianismo. Diz o profeta William Branham:

  “ 51 Pessoas vão à igreja e é um fingimento tão grande que fazem. Pessoas vão à igreja para tentar esconder o ódio. Pessoas vão à igreja, professam o cristianismo e vivem como o resto do mundo, bebendo, fumando e jogando. Mulheres se vestem de maneira imoral, vestem publicamente roupas que não deveram usar nem em seus quartos de vestir. E elas usam estas roupas lá fora nas ruas perante o público. Amor fraternal é uma coisa quase passada. Nós não temos perdido só uma dracma, mas temos perdido praticamente cada uma delas”.

A Segunda vinda de Cristo–  17 de abril de 1957     

O ódio é escondido sob o manto da piedade. Grupos e facções religiosas atiçam o ódio religioso e causam danos morais a pessoas que se ressentem desenvolvendo a mágoa. Não há certo amadurecimento espiritual para o contraditório, uso a palavra no sentido jurídico, no sentido de apresentar parecer contrário sem sofrer retaliações pelos grupos majoritários.

“ Melhor é a mágoa do que o riso, porque a tristeza do rosto torna melhor o coração”.

Eclesiastes 7:3

I Samuel – 20:34

magoa2

Por isso Jônatas, todo encolerizado, se levantou da mesa; e no segundo dia da lua nova não comeu pão; porque se magoava por causa de Davi, porque seu pai o tinha humilhado.

Jó – 6:2

magoa2

Oh! se a minha mágoaretamente se pesasse, e a minha miséria juntamente se pusesse numa balança!

Jó – 17:7

magoa2

Pelo que já se escureceram de mágoa os meus olhos, e já todos os meus membros são como a sombra.

Jó – 21:17

magoa2

Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoadopor Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas”.

Salmos – 6:7

magoa2

Já os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.

Provérbios – 31:7

magoa2

(…) que ele beba e esquecerá sua miséria e já não se lembrará de suas mágoas.

Ezequiel – 23:18

magoa2

Mas, como havia patenteado suas sem-vergonhices e descoberto sua nudez, eu me desgostei dela, como me havia magoado de sua irmã,

Atos – 21:13

magoa2

Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

O cárcere da alma[3]

“O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com o rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro na armadilha da vingança.

magoa3

A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, a masmorra escura onde seus prisioneiros são atormentados pelos verdugos da consciência. Quem se alimenta da mágoa não tem paz. Não tem liberdade. Não tem alegria. Não conhece o amor. Não atem comunhão com Deus. Não pode adorar a Deus, nem trazer sua oferta ao altar. Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão.

A mágoa é autodestrutiva. Ferimo-nos a nós mesmos quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar. Na igreja de Corinto havia pessoas fracas, outras doentes e algumas que já estavam mortas em virtude de relacionamentos adoecidos (1 Co 11.3). Tiago ordena os crentes a confessarem seus pecados uns aos outros para serem curados (Tg 5.16). Há muitas pessoas vivendo cativas no calabouço do diabo, prisioneiras do ódio, acorrentadas pela mágoa, cuja vida espiritual está arruinada. Gente que precisa ser liberta dessa prisão existencial, desse cativeiro espiritual.

O salmista Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere (Sl. 142.7). A chave que abre a porta dessa masmorra é o perdão. O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença. O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento. O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor. O perdão restitui aquilo que a mágoa saqueou. O perdão é a faxina da mente, a assepsia da alma, a limpeza dos porões do coração. Perdoar é zerar a conta.

magoa4

É nunca mais lançar no rosto da pessoa a sua dívida. Perdoar é lembrar sem sentir dor. Perdoar é não retaliar. É pagar o mal com o bem. É abençoar aqueles que nos amaldiçoaram. É fazer o bem àqueles que nos fizeram o mal. Perdoar é ser um vencedor, pois é vencer o inimigo não com a espada, mas com o amor.

Perdoar é sair do cárcere da alma, é ser livre, é viver uma vida maiúscula, superlativa e abundante. Perdoar é viver como Jesus viveu, pois ele não retribuiu o mal com o mal, antes por seus algozes intercedeu. Perdoar é ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus”.

falecom@avozdedeus.org.br


[1]                 http://palavraseorigens.blogspot.com.br/2012/07/uma-rima-nao-e-boa-pista-etimologica.html (Consulta em 08/10/2014)  17h27.

[2]                 In: http://www.montesiao.pro.br/estudos/curainterior/amargura.html (Consulta em 07/10/14 às 13h43).

[3]                 In: http://www.calvario.org.br/mensagens/magoa-o-carcere-da-alma/  (Consulta feito dia 07/10/2014 às 10h05)