magdala

Magdala ou El-Mejdel 

No Evangelho do apóstolo São Lucas, no capítulo 7 e versículos de 36 ao 49 encontramos a situação na qual um fariseu chamado Simão convida Jesus para um jantar  todavia, a intenção do fariseu era humilhar Jesus frente aos participantes da festa. Era costume corrente, pode-se atestar na leitura do texto, costume entre os judeus, que em uma festa havia um rito de recepção do convidado. Vejamos:

1º – Lacaio que recepcionava o convidado na entrada dos portões.

2º Lacaio que enxeguva o suor do convidado na entrada da casa e ungia-lhe com especiarias e dava-lhe o ósculo (beijo) no rosto de boas-vindas.

Após os dois primeiros costumes, o convidado tinha seus pés lavados como forma de plena acolhida pelo dono da festa e após, os pés eram ungidos com especiarias e perfumes. Essa era a função do 3º Lacaio.

Cumprido o ritual, o dono da festa recepcionava ele mesmo o convidado e dava-lhe o ósculo de boas-vindas.

magdala02

A palavra lacaio possui um significado muito ruim, era um escravo que na realidade era um bajulador do patrão, cumpria ordens por interesse próprio e não possuia, em sua grande maioria, nenhum escrúpulo .

Lacaio: Capacho, pau mandado,  alguém que entregaria a própria família a seus carrascos para satisfazê-lo.

 

Ora, nos diz o texto sagrado que Jesus por ordem de Simão, foi ignorado pelos 3 lacaios , nas 3 etapas de recepção necessárias. O objetivo do fariseu era humilhar Jesus de forma drástica e visível. Na festa encontrava-se a “nata” da sociedade local: Fariseus, saduceus e escribas. Importante saber que o Sinédrio , orgão majoritário no poder eclesiástico nos dias de Jesus, era composto quase que em sua maioria por fariseus, os saduceus eram minoria.

Fariseu: significa SEPARADO.

Saduceu: em aramaico ZADOR, significa FUNDADOR.

Escriba: em grego Grammatikós, eram conhecidos como Grammateos, “o que escreve”.  

Por três etapas Jesus foi humilhado pelo dono da festa que se chamava Simão.  Os fariseus e saduceus não gostavam de Jesus e o perseguiam.

 

“E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles”.

Lucas 15:2

Ao retornarmos ao texto de Lucas 7, encontramos a chave da armadilha que Simão havia preparado:

 

“Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora”.

Lucas 7:39

Antes de explicarmos o desfecho do ocorrido, cabe refletir que DEUS não se deixa humilhar e preparou uma cerimônia por uma mulher que invadiu a festa, pois não fora convidada, e cumpriu as 3 etapas com toda a sinceridade de arrependimento, isso é plenamente conhecido entre os crentes em todo o mundo. A reflexão mais profunda que fazemos é que Laodicéia não cumpriu com essas etapas e consequentemente um 4º estágio foi preparado por Deus para cumprimento da PALAVRA. Uma 4ª luz como diz o irmão Branham na mensagem Restauração da árvore Noiva .

William Branham disse:

446 As Luzes do entardecer, a Bíblia diz, brilhariam no último dia. A Luz do entardecer é a mesma Luz do Oeste, que era a mesma Luz que estava no Leste. E a mesma Luz que brilhou no leste, que trouxe a primeira Igreja, que os Romanos cortaram com seus – suas adorações pagãs, e assim sucessivamente; na Luz do entardecer é a mesma Luz. Agora observem, a mesma Luz. 447 E para que saiu a Luz do entardecer? Para que é a Luz do entardecer? Para restaurar! Você entendeu isto? A Luz do entardecer é para o mesmo propósito que estava na Luz do amanhecer; para restaurar o que foi cortado pela Era Negra através de Roma, Deus restaurará brilhando a Luz do entardecer. Como? Restaurar toda Palavra de Deus outra vez, a completa manifestação de Cristo em Sua Igreja. Tudo que Ele fez, exatamente da forma que Ele fez, estaria outra vez na Luz do entardecer. Vêem o que eu quero dizer? Oh não é isto maravilhoso? E saber que estamos vivendo bem aqui para vermos Isto. 448 Agora, a Luz do entardecer (exatamente de acordo com a profecia), a Luz do entardecer veio para restaurar o que? Para restaurar o que os insetos comeram. Isto começou a crescer, e então o que isto fez? Isto se denominou, então Deus os podou, os amarrou, os colocou lá atrás, e os deixou seguir em frente e se organizaram. Então veio o próximo; Ele os amarrou, os colocou fora; a Árvore seguiu em frente. Então Ele os ajuntou, os colocou fora, disse, “Agora, em um destes dias eles serão queimados”. Os amarrou em suas organizações. 449 Mas e então? Bem no topo da Árvore é onde o fruto amadurece primeiro (isto é certo), bem no topo da Árvore. Então é o topo da Árvore aqui que vê a Luz do entardecer. 450 Agora, Noé tinha três aposentos em sua arca. Um aposento era para as coisas rastejantes.  Vêem? O segundo aposento era para as aves; mas no aposento de cima era onde havia luz. A luz que brilhou primeiro. Ela nunca chegava no primeiro aposento, no segundo aposento, mas no aposento do alto. A árvore não dá os seus frutos primeiro em baixo, e segundo, assim, isto tudo foi podado nas organizações. Mas é na parte de cima onde “Eu restaurarei, diz o Senhor. Eu enviarei a Luz do entardecer, e Eu trarei de volta, trarei de volta a Palavra, farei com que Ela Se manifeste. Eu restaurarei tudo que prometi. Tudo que tenho prometido, o mesmo Espírito Santo trará e testificará os mesmo sinais. Eu terei uma Páscoa, uma ressurreição, para a Noiva, o mesmo que Eu tive para o Noivo”. Vêem? 451 A Luz do entardecer veio para brilhar, do mesmo modo como de manhã – os mesmos sinais, a mesma coisa. A mesma Luz produzirá o mesmo fruto que eles tiveram lá, se Ela estiver brilhando na mesma árvore. Amém! Prova que Sua Palavra agora se cumpriu, “Eu restaurarei, diz o Senhor”. 452 Agora, ouçam atentamente. Agora, havia… Ouçam, agora, não percam isto agora! Houve quatro mensageiros que morreram… (Ou vocês prefeririam que concluíssemos? Vocês prefeririam…?) Ouçam atentamente  agora. Veja! Houve quatro, quatro mensageiros mortos naquela Árvore. Não é isto certo? Lagarta, gafanhoto, locusta e pulgão. Não é isto certo? Quatro mensageiros do demônio de Roma, dogmas, matou aquela Árvore. Um tomou Seu fruto, outro tomou Sua casca – ou tomou suas folhas, um tomou Sua casca, outro tomou a Vida. Não é isto correto? Quatro mensageiros de dogmas mataram a Árvore, tudo exceto as raízes. E se quatro mensageiros da morte mataram a Árvore, quatro mensageiros da Vida restauram a Árvore!453 Você compreendeu isto? Amém! Pois Deus disse, “Eu restaurarei Isto”. Ele restaurará Isto  como? Através de quatro mensageiros mataram Isto, então quatro mensageiros da Vida restaurarão Isto. Qual foi o primeiro? Martinho Lutero  – Justificação. Qual foi o segundo? João Wesley  – pela Santificação. Qual foi o terceiro? Pentecostais com a restauração dos dons, o Espírito Santo, o Batismo com o Espírito Santo. Qual foi o quarto? A Palavra. Como? A Palavra! 454 Lá havia quatro grandes profetas. Um deles, Martinho Lutero, ele começou a brilhar uma Luz. Isto era uma pequena Luz, simplesmente uma pequena força de Justificação. Logo veio Wesley, mais forte – Santificação. Depois de Wesley veio um mais forte do que ele, Pentecostal, o Batismo com o Espírito Santo em outro grande profeta. Vêem? Mas no último dia de Malaquias 4, Elias há de vir com a própria Palavra. 455 A Palavra do Senhor veio ao profeta. Na Luz do entardecer que há de vir para restaurar e trazer isto de volta. Como? Voltar os corações dos filhos de volta à fé dos pais – a quarta Luz. 456 Quatro assassinos tomaram Isto, quatro mensageiros destruíram Isto. Quatro mensageiros da morte tiraram Isto fora para os dogmas; quatro mensageiros da justiça restauram Isto de volta outra vez.

 

Restauração da Árvore Noiva- 22 DE ABRIL DE 1962

Simão era um hipócrita pois conhecia a má fama da mulher que ali estava.Ele diz: “Qual é…e quem é…”. Ora, Simão o fariseu sabia ambos, provavelmente lhe era conhecida a má fama, mesmo assim, deixou-a aproximar-se de Jesus. Sem entrarmos no mérito de interpretação profunda do texto, no campo da exegese e hermenêutica bíblica, fica claro o seguinte:

1-    Laodicéia expulsou com suas tradições o Senhor Jesus do convívio eclesiástico.

2-    As 3 etapas não foram cumpridas por Laodicéia e o ocorrido mostra as 3 etapas no ministério do profeta William Branham.

3-    A mulher que invadiu a festa de Simão e cumpriu o rito que Simão proibiu seus lacaios de realizarem em Jesus, foi realizado com sinceridade plena e os pecados da mulher foram perdoados. Laodicéia sequer considera que está em erro.

4-    A  4ª LUZ que é a terceira puxada resume-se em uma frase do profeta:

 

 11- Agora bem, a fé está baseada no perdão. E como dissemos na pregação desta manhã, estamos procurando fazer com que a Igreja chegue ao lugar onde possamos verdadeiramente ver os tempos apostólicos em nosso meio. Todos anelamos isso. E está ali à porta. O podemos ver, porém queremos vê-lo ainda em maior grau. Desejamos que seja uma torrente para que nos ajude, ou seja, fluindo de nós para ajudar a outros”.

 

A Fé perfeita – 25 de agosto de 1965

 

Mistérios revelados, precisamos da prática dessa VIDA que não é nossa , todavia, de Cristo em nós. O perdão é a instância máxima do princípio cristão na vida de uma pessoa. A cruz do Calvário demonstrou o maior ato de amor de Deus pelo homem: o perdão de nossos pecados. Para os que gostam de comparar datas de mensagens do profeta, lembrem-se que a mensagem A FÉ PERFEITA foi pregada após os Selos, logo, possui valor de prática dos Selos e dos trovões. A  4ª LUZ implica em um renovação da adoração de Jesus em nós mesmos (Gálatas 2:20), afinal, Jesus reina no coração do homem, não é ?

“ 308 Agora, “o lugar de misericódia. . . agora, o lugar de misericórdia está no coração, o lugar onde o brilho de Sua — Sua Glória em todos os seus filhos, a Glória da Shekinah no coração humano. Aqui está o coração humano. Não é isto correto? É este o lugar de misericórdia? Como entraria você Nisto através daquilo, através daqueles diferentes sistemas?  Através do livre arbítrio, vontade própria, entra aqui; e dali sai o que? A Glória de Shekinah. O que — o que é a Glória de Shekinah? É a Presença de Deus. E quando o homem está andando, ou uma mulher, ele está refletindo a Glória da Shekinah. Ele não entra em antros de jogos e — e se comporta daquela forma, e sai por aqui e nega a Palavra. Não importa o que as pessoas digam, ele tem seu coração colocado em uma coisa: em Deus. E se ele é realmente chamado por Deus, então Jesus Cristo reflete a Si mesmo através dele com a Glória da Shekinah, fazendo as mesmas coisas que Ele fez lá atrás, manifestando o mesmo Evangelho, pregando a mesma Palavra, a mesma Palavra sendo manifestada na mesma medida que foi então; exatamente como foi no verdadeiro Pentecostes ela é medida de volta novamente.Oh, que coisa”.

 

APOCALIPSE, CAPÍTULO QUATRO – 3ª PARTE – Trono da Misericórdia 08 de janeiro de 1961

 

Obs: Hoje a cidade de Magdala que significa TORRE, chama-se EL- MEJDEL que significa ALDEIA MISERÁVEL.

 falecom@avozdedeus.org.br