Image

Lewis "Lew" Wallace (Brookville, Indiana, 10 de Abril de 1827 -Crawfordsville, Indiana, 15 de Fevereiro de 1905) foi um escritor, militar, advogado e diplomata dos Estados Unidos da América, autor do romance Ben-Hur

Serviu na Guerra de Anexação do Texas e na Guerra de Secessão (com as forças da União). Foi governador do Território do Novo México algumas décadas antes de ser um Estado da União (1878-1881) e ministro encarregado de negócios na Turquia (1881- 1885).

Image

Lewis Wallace era conhecido por ser precisamente um homem ateu. Certa vez, viajando de trem com um grande amigo, comentavam a respeito da quantidade de torres de igrejas que havia na cidade de Saint Louis, capital do Missouri, acrescentando que não podiam entender como tanta gente culta acreditava nas Escrituras. Naquele momento, o amigo sugeriu-lhe que escrevesse um livro provando ao mundo que Jesus Cristo nunca existiu e que muito menos, Deus tinha inspirado os autores dos Evangelhos ou dos outros livros do Novo Testamento. Tal livro por certo o tornaria célebre e derrubaria o "mito" de que Jesus é o Salvador do mundo. Concordando com o amigo, Lewis revelou o plano à sua esposa. Por mais de dois anos, Lewis coletou dados e pesquisou a vida de Jesus ao pormenor, em diversas bibliotecas dos Estados Unidos. Por fim, encontrou-se em uma situacão bem difícil. Disse ele: "Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e quando me dei conta estava provando que Ele de fato existiu. Tal conviccão tornou-se em mim certeza absoluta. Ao estudar seu caráter, não tive mais dúvidas ser ele o Filho de Deus, e assim abri totalmente o meu coração a Ele."

O livro, Ben Hur, que é uma apologia das lutas do cristianismo primitivo, foi escrito em 1880 e transformado por duas vezes em filme de grande sucesso.

Image

falecom@avozdedeus.org.br