Ética e moral , duas palavras em desuso
A palavra Ética é originada do grego ethos, que significa modo de ser, caráter. Através do latim mos (ou no plural mores), que significa costumes, derivou-se a palavra moral. [1] Em Filosofia, Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento indivíduo – sociedade.
Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Moral e ética não devem ser confundidos: enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de uma determinada sociedade, [2] bem como fornecer subsídios para a solução de seus dilemas mais comuns. Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente "ética" e "moral" são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim.
A ética também não deve ser confundida com a lei, embora com certa freqüência a lei tenha como base princípios éticos. Ao contrário do que ocorre com a lei, nenhum indivíduo pode ser compelido, pelo Estado ou por outros indivíduos, a cumprir as normas éticas, nem sofrer qualquer sanção pela desobediência a estas; por outro lado, a lei pode ser omissa quanto a questões abrangidas no escopo da ética. [2]
Modernamente, a maioria das profissões têm o seu próprio código de ética profissional, que é um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, derivadas da ética, freqüentemente incorporados à lei pública. Nesses casos, os princípios éticos passam a ter força de lei; note-se que, mesmo nos casos em que esses códigos não estão incorporados à lei, seu estudo tem alta probabilidade de exercer influência, por exemplo, em julgamentos nos quais se discutam fatos relativos à conduta profissional. Ademais, o seu não cumprimento pode resultar em sanções executadas pela sociedade profissional, como censura pública e suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão.
Tanto "ethos" (caráter) como "mos" (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é "adquirido ou conquistado por hábito" (VÁZQUEZ). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
A ética pode ser interpretada como um termo genérico que designa aquilo que é freqüentemente descrito como a "ciência da moralidade", seu significado derivado do grego, quer dizer ‘Casa da Alma’, isto é, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto.
Em Filosofia, o comportamento ético é aquele que é considerado bom, e, sobre a bondade, os antigos diziam que: o que é bom para a leoa, não pode ser bom à gazela. E, o que é bom à gazela, fatalmente não será bom à leoa. Este é um dilema ético típico.
Portanto, de investigação filosófica, e devidas subjetividades típicas em si, ao lado da metafísica e da lógica, não pode ser descrita de forma simplista. Desta forma, o objetivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo. Os filósofos antigos adotaram diversas posições na definição do que é bom, sobre como lidar com as prioridades em conflito dos indivíduos versus o todo, sobre a universalidade dos princípios éticos versus a "ética de situação". Nesta, o que está certo depende das circunstâncias e não de qualquer lei geral. E sobre se a bondade é determinada pelos resultados da ação ou pelos meios pelos quais os resultados são alcançados.
O homem vive em sociedade, convive com outros homens e, portanto, cabe-lhe pensar e responder à seguinte pergunta: "Como devo agir perante os outros?". Trata-se de uma pergunta fácil de ser formulada, mas difícil de ser respondida. Ora, esta é a questão central da Moral e da Ética. Enfim, a ética é julgamento do caráter moral de uma determinada pessoa. Como Doutrina Filosófica, a Ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu método analítico, jamais será normativa, característica esta, exclusiva do seu objeto de estudo, a Moral. Portanto, a Ética mostra o que era moralmente aceito na Grécia Antiga possibilitando uma comparação com o que é moralmente aceito hoje na Europa, por exemplo, indicando através da comparação, mudanças no comportamento humano e nas regras sociais e suas conseqüências, podendo daí, detectar problemas e/ou indicar caminhos.
Referências
1. ↑ <Cornell University of Law School. Ethics: an overview. Disponível em <[http://topics.law.cornell.edu/wex/Ethics>. Acessado em 11/04/2008.>
Cuidado com o ouvir…
"A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta."
Blaise Pascal
"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."
Aristóteles
Na lei, um homem é culpado quando viola os direitos de outros. Na ética, ele é culpado se apenas pensar em fazê-lo.
Kant
"Reconheça sempre que indivíduos são fins e não os use como meio para os seu fim."
Kant

201 – Irmão, irmã, deixem-me dizer-lhes que essa é a única coisa. Não tratem de arrazoar. Não tratem de ter um cabelo comprido porque eu lhe disse. Não tratem de fazer estas coisas simplesmente porque em suas carnes… Não tratem de faze-lo. Só por uma certa classe de contenda, mas simplesmente esperem diante do Senhor até que algo mui dentro…202 – Muitas de vocês pensam que porque tem cabelos compridos, isso quer dizer que vão para o céu. Isso não quer dizer isso. Muitas pensam que por ser uma mulher de boa moral, que vão… Não quer dizer isso. Muitos deles pensam que porque suas igrejas pertencem a este grupo grande e Doutores de Divindade… isso não quer dizer isso. Vêem? Muitos crêem que porque falam em línguas, que tem o Espírito Santo. Não quer dizer isso, embora o Espírito Santo fale em línguas. Porém até que esse genuíno, verdadeiro Espírito Santo se equipare com cada palavra.203 – Se este Espírito Santo em vocês os faz falar em línguas, olhe atrás e se não está de acordo com o resto da Palavra, então é um espírito errôneo. Tem que sair de dentro, que é a Palavra desde o princípio. No princípio da criação de Deus, quando Deus começou a criar, a traze-los à existência… Vêem? Vocês começaram ali atrás como uma semente e subiram até onde estão agora, logo então, todos vocês estavam em Cristo. Logo quando Cristo morreu, Ele morreu para redimir a todos vocês. E vocês são parte dessa Palavra. E como pode a Bíblia – tudo isto, preceito sobre preceito, regra sobre regra… um pouco e outro tanto". Nem um só jota ou til falhará. E como, neste mundo, você sendo parte desta Palavra, pode contender com o resto dela?204 – Deus vos abençoe. Já passei do tempo. Não quis fazer isso, retê-los tanto. Sinto havê-los detido; não pelo que disse. Estamos no fim de algo meus amigos.205 – Todos vocês aqui, eu creio, são membros da igreja. Não consigo dar volta ao tempo para ver quem são os membros. Imagino que todos vocês vem constantemente aqui.206 – Deixe-me dizer-lhes algo que sucedeu. Me dispõem mais seis minutos?
E não sabeis
256 – Oh, meu irmão, irmã; agora, cada um de vocês consciente ‘Eu sei o que isso significa’. Vêem? Simplesmente observem! Estejam próximos de Cristo. Deixe-me adverti-los agora, como um ministro do Evangelho que isto… não admitam tonterias! Não imaginem nada! Detenham-se ali mesmo ate que isto de dentro esteja firmado à Palavra que você está reto em Cristo, porque essa é a única coisa que vai… Porque estamos na era mais enganosa que jamais temos vivido. Enganaria até mesmo aos escolhidos se fosse possível, porque eles tem unção. Eles podem fazer qualquer coisa igual ao resto.257 – Limpem suas vidas, paguem suas dívidas; não devam a ninguém. Jesus disse,"Não…" Agora, eu ano quero dizer coisas como seus alugueis de casas e coisas assim. Vocês tem que fazer isso. Tirem todas as coisas de suas mãos. Acertem tudo. Preparem-se. Recordem no Nome do Senhor, algo está para suceder!258 – Eu vou ao monte esta semana. Não exatamente para caçar esquilos – naturalmente eu gosto de caçar esquilos, porem vou ali com este propósito, dizendo, "Oh, Deus, eu não sei a que lado mover-me, e não quero perder isto! Ajuda-me."259 – Vocês orem por mim. O farão? Eu estarei orando por vocês. Oxalá que pelas misericórdias de Deus eu encontre a cada um de vocês, e nos reunamos numa terra melhor que esta aqui.260 – Para que estamos nós vindo aqui? Que estamos fazendo? Estamos vindo aqui para brincar? Estamos vindo aqui reunindo-nos como um clube? Cristo não pode vir ate que a Igreja esteja perfeitamente bem. Ele está esperando. Eu creio que estamos no final.
E não sabeis
