O Mestre Jesus foi o maior ensinador da história da humanidade. Suas palavras (João 6:63) eram “espírito e vida”, além, o exemplo era fundamental. A doutrina de Jesus era edificada sobre o princípio da REDENÇÃO, ou seja, da queda do homem no Jardim do éden, Deus tornou-se homem e reconciliou consigo mesmo, o homem, através do sacrifício da cruz.

Ensinar (2ª parte)

O Mestre Jesus foi o maior ensinador da história da humanidade. Suas palavras (João 6:63) eram “espírito e vida”, além, o exemplo era fundamental. A doutrina de Jesus era edificada sobre o princípio da REDENÇÃO, ou seja, da queda do homem no Jardim do éden, Deus tornou-se homem e reconciliou consigo mesmo, o homem, através do sacrifício da cruz. Importante frisar que Jesus não estava ligado a grupo algum, ou seja, possuía autonomia para ensinar, com isso não queremos dizer que não se deve ter relacionamento com pastores e suas igrejas, ao contrário, importante é o congraçamento entre irmãos. Vale lembrar que o irmão Branham ensinou que temos companheirismo com mentes semelhantes, não mentes iguais. Isso evidencia que no plano terreal, pode-se ter pequenas diferenças, porém, a doutrina deve ser a de Jesus, não algo manufaturado, fabricado, achado, pensado, formulado ou no campo do “achismo”.

  Quando um homem se acha líder, ele na realidade não o é. Deus chama o homem e o capacita, de forma que esse homem, chamado por Deus, não é um “diferente”, “único” e “sabe tudo ”. Pensamos que no campo religioso não impera a IDEOLOGIA política, isso é um engano. Há tantos estratagemas e ardis que são incontáveis. Assim como os Fariseus viram Jesus pregar por 3 anos e meio, sabedores que ELE operava milagres, ao prendê-Lo, foram armados para ressaltar aos romanos que Jesus era um salteador. O mestre não ofereceu resistência.  

Jesus é preso

47 E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela e chegou-se a Jesus para o beijar. 48 E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem? 49 E, vendo os que estavam com ele o que ia suceder, disseram-lhe: Senhor, feriremos à espada? 50 E um deles feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe a orelha direita. 51 E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou. 52 E disse Jesus aos principais dos sacerdotes, e capitães do templo, e anciãos que tinham ido contra ele: Saístes com espadas e porretes, como para deter um salteador? 53. Tenho estado todos os dias convosco no templo e não estendestes as mãos contra mim, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.

Lucas 22:47-48

Para pregar é necessário ouvir de Deus. Para ensinar é preciso saber de Deus. Jamais podemos encontrar em uma pregação um jogo especulativo cheio de possibilidades interpretativas. Deus não chamou os sábios do mundo:

 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

1 Coríntios 1:18-21

Jesus disse que verdadeira liderança não é “mandar” nos outros, nem ter um título especial (Mateus 23:10-11). O bom líder serve os outros. Boa liderança exige humildade e respeito pelas pessoas. O verdadeiro líder não é egoísta, procura o melhor para todos no seu grupo e guia o grupo para atingir os objetivos. Liderança é responsabilidade e sacrifício. Jesus vivia aquilo que ensinava, não era hipócrita. Ele não esperava que seus discípulos fizessem melhor do que Ele. Sua vida era um exemplo de como pôr em prática seus ensinos (João 13:14-15).

falecom@avozdedeus.org.br