E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo…

 

 

Ensinar (1ª parte)

Prezados irmãos e irmãs. É fato e direito que ao homem foi dado o desígnio de ensinar. Podemos comprovar que tal mandamento está em Efésios 4:11:

“ E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”.               Efésios 4:11-14

Que é ensinar? É ter a capacidade de transmitir o conhecimento bíblico e da Mensagem de forma sóbria e equilibrada sem ir além e/ou ficar aquém. É certo que muitos se entendem ensinadores e mal sabem para si. Lamento tratar desse assunto uma vez mais. A grande questão é que pessoas querem ensinar o Evangelho e não sabem para si mesmos e consequentemente, não o podem viver, logo, não podem ensinar. Jesus ensinou por ter aprendido primeiro.

ensinar-02

UM PAI observa pela janela seu filhinho jogando bola no quintal com alguns colegas. A certa altura, a bola vai parar na rua. O garoto fica olhando para ela, morrendo de vontade de ir pegá-la. Um de seus colegas diz para ele ir buscá-la, mas ele balança a cabeça e diz: “Não posso. Meu pai não quer que eu vá na rua. ” O pai sorri satisfeito.

 Por que o pai fica tão contente? Porque ele orientou seu filho a não ir à rua sozinho. Quando o menino obedece — mesmo sem saber que o pai o observa —, o pai vê que seu filho está aprendendo a obedecer, e por isso está muito mais protegido. É assim que se sente o nosso Pai celestial. Deus sabe que, para permanecermos fiéis e alcançarmos o maravilhoso futuro que ele nos promete, precisamos aprender a confiar nele e a obedecer-lhe. (Provérbios 3:5, 6). Para isso, ele nos enviou o melhor de todos os instrutores humanos.

Sim, aprender significa mostrar pelo exemplo.

Coagir não é ensinar e vice-versa:

Falo como professor de Direito:

Coagir é, então, forçar alguém a concretizar algo. No negócio jurídico é incutir temor em alguém de forma a se concretizar um negócio jurídico determinado e não desejado pela pessoa. Se a ação disser respeito a pessoa não pertencente à família do paciente, o juiz, com base nas circunstâncias, decidirá se houve coação. No apreciar a coação, ter-se-ão em conta o sexo, a idade, a condição, a saúde, o temperamento do paciente e todas as demais circunstâncias que possam influir na gravidade dela. Isto deve se dar em função da necessidade de se verificar a ocorrência ou não da própria coação. Não se considera coação a ameaça do exercício normal de um direito, nem o simples temor reverencial. O exercício normal de um direito é, logicamente, uma ação jurídica nascida da lei, incapaz, naturalmente, de se constituir em algo ilegal. Desta forma, em sendo assim, não pode ser considerada qualquer espécie de coação. Temor reverencial é aquele receio resultante do respeito ou da estima que se dedica a alguém, de modo que se receie causar qualquer desgosto ou aborrecimento a alguém. Segundo a opinião oportuna de Clóvis Bevilaquá: “não sendo acompanhado de ameaças e violências, nem assumindo a forma de força moral irresistível, é influência incapaz de viciar o ato”.

Muito bem, Bevilaquá foi o “pai” do Código Civil de 1916. Bom, quero demonstrar que o ensinador/pastor possui em si o TEMOR REVERENCIAL por parte do povo, isso é agradável e respeitoso e nobre. Chamamos reverendo um pastor ancião, reverendo vem de reverência.

Papel do diabo? Desfazer tal visão e posicionamento dos pastores.  Aqui não falo sobre as condutas as mais reprováveis, falo da falta de respeito as quais os ministros se expõe. Logo, ensinar + temor reverencial= DESCRÉDITO. Pastor é um ofício respeitado em LEI:

CPP – Decreto Lei nº 3.689 de 03 de Outubro de 1941

Art. 207. São proibidas de depor as pessoas que, em razão de função, ministério, ofício ou profissão, devam guardar segredo, salvo se, desobrigadas pela parte interessada, quiserem dar o seu testemunho.

ensinar-03

Bom, pastores gozam desse direito esculpido no artigo 207 do Código de Processo Penal. Eu disse pastores conforme Efésios 4:11.

Pastor Sérgio Ricardo, mestre em Direito. Lava os pés dos santos.

falecom@avozdedeus.org.br