Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia
E os pastores?
Na mesma esteira do raciocínio de 1ª Coríntios 5, encontramos 1ª Timóteo 3:
1 Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; 4 Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia 5 (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); 6 Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. 7 Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. 8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
9 Guardando o mistério da fé numa consciência pura. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. 11 Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. 12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. 14 Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; 15 Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade. 16 E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.
Para entregar alguém a satanás, necessário se faz o cumprimento legítimo e legal do acima exposto. Fiz questão de mostrar que tal prática é bíblica e que o irmão Branham apoiou a coragem do pastor que entregou o próprio filho a satanás. Ele não entregou o filho de outro, senão, seu próprio filho. O que quero com essa reflexão mais extensa?
Primeiro, necessário se faz lembrar que pimenta nos olhos dos outros não arde nos nossos olhos. Segundo, para cumprir uma LEI, não se pode agir como facínora e a bel prazer, caso contrário, quero o cumprimento do acima exposto ao pé da letra na vida de quem ser legalista, pois ambas são Escrituras e foram deixadas para serem cumpridas.
A Revelação e Abertura da Palavra nos ensinou o que afinal?
Irmão Branham disse:
308 Agora, “o lugar de misericórdia. . . agora, o lugar de misericórdia está no coração, o lugar onde o brilho de Sua — Sua Glória em todos os seus filhos, a Glória da Shekinah no coração humano. Aqui está o coração humano. Não é isto correto? É este o lugar de misericórdia? Como entraria você Nisto através daquilo, através daqueles diferentes sistemas? Através do livre arbítrio, vontade própria, entra aqui; e dali sai o que? A Glória de Shekinah. O que — o que é a Glória de Shekinah? É a Presença de Deus. E quando o homem está andando, ou uma mulher, ele está refletindo a Glória da Shekinah. Ele não entra em antros de jogos e — e se comporta daquela forma, e sai por aqui e nega a Palavra. Não importa o que as pessoas digam, ele tem seu coração colocado em uma coisa: em Deus. E se ele é realmente chamado por Deus, então Jesus Cristo reflete a Si mesmo através dele com a Glória da Shekinah, fazendo as mesmas coisas que Ele fez lá atrás, manifestando o mesmo Evangelho, pregando a mesma Palavra, a mesma Palavra sendo manifestada na mesma medida que foi então; exatamente como foi no verdadeiro Pentecostes ela é medida de volta novamente. Oh, que coisa. 309 “Trono de misericórdia. . .” Ezequiel e João, ambos viram as mesmas coisas. Agora, observem. Agora, estamos quase chegando no final, daqui a pouquinho. Agora, aqui está onde eu quero que você obtenha algo. Oh, por favor não percam isto. Agora, quantos sabem que aqueles Querubins eram criaturas viventes, e não bestas? Elas eram uma — uma ordem superior.
APOCALIPSE, CAPÍTULO QUATRO – 3ª PARTE
Trono da Misericórdia
William M. Branham
08 de Janeiro de 1961
Jeffersonville – Indiana – U.S.A.
Devo ou não devo julgar as pessoas?
O julgamento pode ser bom ou pode ser mau. Quando é para fazer a distinção entre o que está certo e o que está errado, é bom (1 Coríntios 11:13). Quando é para condenar uma pessoa sem dó, levando-a a tropeçar, é mau (Romanos 14:13). Jesus também disse que devemos olhar para nós mesmos antes de julgar os outros, porque podemos acabar nos condenando a nós próprios. Se você aponta o erro de outra pessoa mas faz pior que ela, está sendo hipócrita e precisa se consertar (Mateus 7:1-5).
A palavra julgar provém do latim judicare. É considerado como o ato de julgar pelo qual uma apreciação dos fatos e circunstâncias são feitas com efeitos de tomar uma decisão sobre algo. O termo é usado especialmente na lei, quando um ou mais elementos particulares estão dispostos a fazer as pessoas avaliarem uma série de fatos sobre uma pessoa, seja pessoa física ou jurídica, e chegar a uma conclusão que vai se tornar uma decisão a ser implementada como obrigatória. A noção de juízo também se aplica ao reino da razão, onde um julgamento é uma avaliação das circunstâncias, uma certa compreensão da realidade que terá o seu impacto sobre o comportamento.
LEIA COM ATENÇÃO ESSAS PALAVRAS DO PROFETA:
95 Eu não quero a Sua justiça. Eu não quero a Sua lei. Eu quero a Sua misericórdia. Misericórdia é o que eu imploro. Oh, Senhor, não me julgue pela lei. Eu – eu – eu estaria condenado; eu não posso suportar. Não — não me dê justiça; eu — eu devo ser — eu devo ir para o inferno porque sou um pecador. Mas Senhor, dá-me a Tua misericórdia, o Teu amor, a Tua graça.
A ELE OUVI
W. M. Branham
12 de Julho de 1960
Klamath Falls – Oregon – U.S.A.
Ninguém mais que Jesus sabia a LEI. Enfrentou Fariseus e Saduceus. Os Fariseus eram treinados na Lei desde crianças. Paulo foi fariseu de formação, criado aos “pés de Gamaliel”. Enquanto a COMPAIXÃO e o amor e a compreensão uns com outros não se fizerem sólidos em no coração, sinal é que JESUS não está com seu TRONO DE MISERICÓRDIA em nós. Como homem da lei, sei quando se aplica a lei em benefício próprio e quando não é cabível sua aplicação em momento algum. Se voltarmos à LEI será debalde todo o Sermão de João 17. Anjos não sabem o significado da GRAÇA pois nunca precisaram dela, você sabe, fique com ela.
Pr. Sérgio Ricardo