terceira-trombeta8
“E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas. E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas”.

terceira-trombeta1

E o terceiro anjo tocou a sua trombeta, e caiu do céu uma grande estrela ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios, e sobre as fontes das águas.

E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas”.

Apocalipse 8:10-11

 

 

“Chernobil”

 (Estudo sobre as trombetas pelo Pastor João Pereira)

 

A palavra Chernobyl pode ter surgido a partir da união das palavras чорний (preto) e билля (grama ou folhas), portanto, pode significar grama preta ou folhas pretas. Há também especulações de que o nome da cidade tenha derivado da planta Artemisia vulgaris.

 

26 de abril de 1986 – Acidente no reator 4, da Central Elétrica Nuclear de Chernobil. Aconteceu à noite, entre 25 e 26 de abril de 1986, durante um teste. A equipe operacional planejou testar se as turbinas poderiam produzir energia suficiente para manter as bombas do líquido de refrigeração funcionando, no caso de uma perda de potência, até que o gerador de emergência, a óleo diesel, fosse ativado. Para prevenir o bom andamento do teste do reator, foram desligados os sistemas de segurança. Para o teste, o reator teve que ter sua capacidade operacional reduzida para 25%. Este procedimento não saiu de acordo com planejado. Por razões desconhecidas, o nível de potência de reator caiu para menos de 1% e por isso a potência teve que ser aumentada. Mas 30 segundos depois do começo do teste, houve um aumento de potência repentina e inesperada. O sistema de segurança do reator, que deveria ter parado a reação de cadeia, falhou. Em frações de segundo, o nível de potência e temperatura subiram em demasia. O reator ficou descontrolado. Houve uma explosão violenta. A cobertura de proteção, de 1000 toneladas, não resistiu. A temperatura de mais de 2000°C, derreteu as hastes de controle. A grafite que cobria o reator incendiou-se. Material radiativo começou a ser lançado na atmosfera.

de 26 de abril até 4 de maio de 1986 – a maior parte da radiação foi emitida nos primeiros dez dias. Inicialmente houve predominância de ventos norte e noroeste. No final de abril o vento mudou para sul e sudeste. As chuvas locais frequentes fizeram com que a radiação fosse distribuída local e regionalmente.

de 27 de abril a 5 de maio de 1986 – aproximadamente 1800 helicópteros jogaram cerca de 5000 toneladas de material extintor, como areia e chumbo, sobre o reator que ainda queimava.

27 de abril de 1986 – os habitantes da cidade de Pripyat foram evacuados.

28 de abril de 1986, 23 horas – um laboratório de pesquisas nucleares da Dinamarca anunciou a ocorrência do acidente nuclear em Chernobil.

  terceira-trombeta2

terceira-trombeta3

 

O Sarcófago da Usina Nuclear de Chernobil que abriga o reator 4, construído para conter a radiação liberada pelo acidente.

29 de abril de 1986 – o acidente nuclear de Chernobil foi divulgado como notícia pela primeira vez, na Alemanha.

até 5 de maio 1986 – durante os 10 dias após o acidente, 130 mil pessoas foram evacuadas.

6 de maio de 1986 – cessou a emissão radioativa.

de 15 de maio a 16 de maio de 1986 – novos focos de incêndio e emissão radioativa.

23 de maio de 1986 – o governo soviético ordenou a distribuição de solução de iodo à população.

terceira-trombeta4 

Novembro de 1986 – o “sarcófago” que abriga o reator foi concluído. Ele destina-se a absorver a radiação e conter o combustível remanescente. Considerado uma medida provisória e construído para durar de 20 a 30 anos, seu maior problema é a falta de estabilidade, pois, como foi construído às pressas, há risco de ferrugem nas vigas.

1989 – o governo russo embargou a construção dos reatores 5 e 6 da usina.

12 de dezembro de 2000 – depois de várias negociações internacionais, a usina de Chernobil foi desativada.

terceira-trombeta5 

A radiação destruiu tudo

 

Restou pessoas e crianças com deformidades causadas pela ação nefasta da radiação quente como o fogo, embora invisível.

 terceira-trombeta7

Cidade fantasma

 terceira-trombeta8

falecom@avozdedeus.org.br