doutrina-03A palavra doutrina aparece na Bíblia no singular e no plural, sempre dependendo do contexto. Doutrina é uma palavra de origem latina e muito se fala sobre ela, todavia, as confusões são maiores que as falações. A Bíblia é uma Doutrina, uma forma de crer com relatos e mandamentos e leis. 

 

 

 

Doutrina

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.”

1ª Timóteo 4:16

A palavra doutrina aparece na Bíblia no singular e no plural, sempre dependendo do contexto. Doutrina é uma palavra de origem latina e muito se fala sobre ela, todavia, as confusões são maiores que as falações. A Bíblia é uma Doutrina, uma forma de crer com relatos e mandamentos e leis. Igrejas há que possuem uma doutrina menor, por exemplo, alguém não come carne e justifica com uma passagem da Bíblia, uma passagem única e isolada pode tornar-se uma doutrina para alguém, todavia, jamais será uma Doutrina Bíblica como lemos no texto de Paulo acima. Quem lê a Bíblia sem o olhar fixo do Espírito, verá contenda, todavia, entenda perfeitamente 1ª Coríntios 7, famoso pelo tema sobre Casamento e Divórcio.

 “Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher. Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.”

1 Coríntios 7:10-12

doutrina-02

Muito bem. Na primeira afirmação de Paulo temos um mandamento, na segunda afirmação, um conselho. O doutrinador é um homem que conhece a Bíblia e pode diferenciar texto e contexto. Ora, Paulo disse que nos últimos dias haveria doutores para todo tipo de doutrina e entendimento. Lamento pelos que se deixam levar por pastores que pensam e acham que são a verdade. Cada igreja é soberana em sua conduta e em seus hábitos, uma vez que ela possui um líder, um pastor e somente um pastor. O líder, idealmente, aqui faço uma observação, levará o povo para a Bíblia e as Mensagens do profeta, esse é o ideal. Acontece que há muitos que apontam para si e grandes homens de boa fala e ensinamento falso (fake). Eu pergunto: O que leva um pastor a estreitar a minha mão, dizer que é meu amigo e falar mal da adoração de irmãos da nossa igreja? Doutrinariamente, eu digo: Quanto ao seu princípio de caráter eu não concordo e não respeito. Respeito muitas doutrinas, não há o que falar delas, pois são respeitosos os que as ensinam. Quando alguém diz crer na Terceira Puxada e dela não faço doutrina, uma vez que ela está no Livro Maior que é a Bíblia, e sai a verificar (espionar) grupos e depois fala mal de pastores e da igreja, a isso chamo em bom português de HIPOCRISIA.

doutrina-03

Irmão Branham viajou ao redor do mundo 7 VEZES e sempre foi um respeitador das igrejas que lhe convidavam, as críticas do profeta era contra o pecado. Pergunto: Quem vai atirar a primeira pedra? Cansamo-nos dos personalismos de grandes homens, grandes nomes, grandes pregadores. Há uma grande mensagem a ser pregada sem os “perfumes doutrinários” que alguns utilizam com a ambição de se fazer maior que o outro. A Terceira Puxada não se interessa por grupo, ela está à cata de INDIVÍDUO, alguém que não seja jactancioso e que não queira formar grupos cobertos com a rapinagem da competição mesquinha. Lamentei ouvir que certo colega criticou nossa forma de adorar, todavia, devo levar em conta o quanto a pessoa transparece ser sincera e em alguns casos, como falei a um grande nome no Brasil: “O senhor não me deve nada, senão o amor, não estou atrás de dinheiro”. Eu, particularmente, não tenho obrigação de respeitar doutrinas cobertas com rabugem e envelhecidas no caldo de Laodicéia. Vamos adorar a Deus com amor, com inspiração, com honestidade, com respeito e sinceridade. Saibamos respeitar as ausências das pessoas e a forma de cada um adorar a Deus, afinal, o silêncio no Céu é em decorrência da adoração estar na terra, no homem.

Pastor Sérgio Ricardo

doutrina-04

falecom@avozdedeus.org.br