Na sua origem em latim, a palavra respeito significava “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.  Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão “apresentar os seus respeitos”. Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.

Doutrina II:  respeito com os irmãos

                   Respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência.

                   Na sua origem em latim, a palavra respeito significava “olhar outra vez”. Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito.  Por esse motivo, respeito também pode ser uma forma de veneração, de prestar culto ou fazer uma homenagem a alguém, como indica a expressão “apresentar os seus respeitos”. Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.

                   O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis em relação a outra. Muitas religiões abordam o tema do respeito ao próximo, porque o respeito mútuo representa uma das formas mais básicas e essenciais para uma convivência saudável.

                   Uma das importantes questões sobre o respeito é que para ser respeitado é preciso saber respeitar, o que em muitos casos não acontece. Respeitar não significa concordar em todos as áreas com outra pessoa, mas significa não discriminar ou ofender essa pessoa por causa da sua forma de viver ou suas escolhas (desde que essas escolhas não causem dano e desrespeitem os outros).

                   O respeito também pode ser um sentimento que leva à obediência e cumprimento de algumas normas (por ex: respeito pela lei). Falar sobre um tema com respeito (como diferentes religiões, crenças e condutas) é falar de forma ponderada e sensível.https://www.significados.com.br/respeito/)

                   O respeito é fundamental nas relações interpessoais, sendo necessário o resguardo aos nomes, às prerrogativas do outro e acima de tudo à dignidade da pessoa humana. Divergências, no caso religioso, divergências doutrinárias existem, é bíblico que haveria doutrina de toda espécie. Posso não recepcionar uma doutrina e manter o respeito para com quem a prega, ou manter-me indiferente com quem a propaga, desde que os métodos utilizados por esse, não sejam espúrios, diabólicos, desumanos, pérfidos, antiéticos, imorais e sem a menor baliza bíblica.

                   Refiro-me aos pastores que são comissionados para apascentarem suas ovelhas. Ovelha é assunto pastoral. Alguns ditos pastores, arvoram-se na ensinança, fato preocupante, uma vez que desconhecem o mínimo, o básico para fazê-lo: Respeito. Vejamos:

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Efésios 4:11-14

  O texto é autoexplicativo. A questão é que o diabo não descansa e destinou para esses dias, dois espíritos do inferno chamados JANES e JAMBRES:

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles. Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2 Timóteo 3:1-17

É óbvio que um pastor verdadeiro não permitirá que um FALSO se aproveite das ovelhas. O que se deve e se pode fazer é alimentar e cuidar das ovelhas com o ALIMENTO ESPIRITUAL EM SEU TEMPO DEVIDO.

doutrina2-1

53 E isso, e porque Deus é Deus, Ele merece um respeito. Correto. E Ele, nós temos que respeita-Lo. E demonstrar temor para com Ele, e aquilo traz respeito. Deus tem exigido aquilo para os Seus servos. Ele, Seus servos, como nós sabemos que eles são Seus servos, porque Ele vindica esses servos pela Sua Palavra. Ele toma esses servos e os faz servos de Deus, e prova que eles são servos, fazendo a Sua Palavra. Ele toma esses servos e os faz servos de Deus, e prova que eles são servos, fazendo a Sua Palavra operar através operar através desses servos. Então à medida que você respeita aquele servo, você respeita Deus. Portanto, quando eu respeito você e você me respeita, e nós respeitamos um ao outro, então nós estamos respeitando a Deus. 54 Não disse Jesus: “Tudo o que fizerdes a um destes Meus pequeninos, a Mim me fizestes. E melhor lhe fora que se pendurasse ao seu pescoço uma mó de azenha e você fosse submergido nas profundezas do mar, do que ofender a um destes. Porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de Meu Pai que está no Céu. ” Agora, nós sabemos quem são eles, que nós sendo filhos de Deus, que nós somos uma parte de Deus. E Deus exige este respeito. E então Deus mostra quem são Seus filhos. Ele – Ele mostra isto por maravilhas e sinais, e que isto está sendo feito.

RESPEITO

William M. Branham

14 de outubro de 1961

Jeffersonville – Indiana – E.U.A.

Tradução – GO

In:http://www.apalavraoriginal.org.br/mensprof/1961-10-14.pdf

falecom@avozdedeus.org.br

doutrina2-3