Deus nos ensina a falar

 Image

Parte I

É tão bom estar dentro da igreja, prestando atenção no culto e quando um ponto sobressalente é citado, ouvir de uma criança o grito de "Amém!" rasgando o silêncio e puxando uma audiência para glorificar a Deus. Não falo de algo que desejo, mas de que vejo.

Ensinar os filhos desde cedo a pronunciarem palavras que edificam e não que destroem, é uma atividade importante e preocupante para pais cristãos. Preocupação que se deve ter, pois não é raro ouvir de bocas tão pequeninas palavras tão asquerosas e repugnantes com se ouve por aí. Escola, televisão, companhias… Tudo isto pode influenciar e ensinar dizeres dignos de desprezo.

Deus nos ensina a falar e isto é Bíblia. Não somente a idade de um bebê influencia no seu aprendizado da fala, mas outros fatores também contam para isto. Há muitos, que são velhos na estrada do Evangelho e ainda assim falam como meninos, sentem como meninos, discorrem como meninos e não chegam a ser homens. São os bebês pentecostais a quem o sapatinho pertence, como é retratado pelo o irmão Branham na mensagem "O Sétimo Selo" parágrafos 291 – 298:

291 Eu estava de pé com um — um sapatinho de neném, quando Ele me falou. Disse: "Agora faça a sua Primeira Puxada. E quando você o fizer, o peixe correrá atrás da isca." Disse: "Então observe sua Segunda Puxada," disse: "porque ali terá apenas peixe pequeno." Ele disse: "Então a Terceira Puxada o apanhará." 292 E todos aqueles ministros se reuniram ao meu redor, disseram: "Irmão Branham, sabemos que você pode fazê-lo! Aleluia! Irmão Branham!" É aí onde eu sempre fico amarrado, com um grupo de pregadores. Vêem? Eu amo as pessoas. Elas querem que você explique tudo, isto, aquilo. 293 E eu disse: "Bem, oh, oh, oh," eu disse: "eu não sei." Eu disse: "Eu entendo de pescaria. Agora," eu disse: "agora, a primeira coisa que você faz. . . Aqui está a forma que é feito. Você vê todos os peixes por ali; você tem que puxar a isca." Bem, esta é exatamente a tática da pescaria. Então eu disse: "Puxe a isca. Agora, vocês viram, quando eu puxei a isca, a primeira vez, agora o peixe foi atrás dela." Mas eles eram pequeninos. E é exatamente assim como eles estavam pegando. 294 Então eu — eu disse: "Então vocês estarão — vocês estarão estabelecidos…" E eu a puxei, na margem. E peguei um peixe, mas ele parecia uma pele sobre a isca, era tão. . . era tão pequenino. 295 E então eu estava ali de pé, e Algo disse: "Eu lhe disse para não fazer isso!" 296 Eu comecei a chorar. Toda a linha estava embaraçada ao meu redor, assim, e eu tinha. . . estava ali de pé, chorando, com minha cabeça inclinada assim. Eu disse: "Deus! Oh, eu… Perdoe-me! Eu — eu sou uma pessoa estúpida. Senhor, não… Perdoe-me." E eu — eu estava com aquela linha. 297 E aquilo, que eu tinha na minha mão, era um sapatinho de neném, mais ou menos deste tamanho. E eu tinha aquele cordão, era como que da grossura do meu dedo, mais ou menos de meia polegada. E os ilhós daquele sapato eram mais ou menos do tamanho de um. . . menor do que um — um dezesseis avos, provavelmente de uma polegada, nos ilhós. E eu estava tentando amarrar aquele sapatinho, com aquele grosso cordão de uma polegada. Huh! 298 Uma Voz chegou, disse: "Você não pode ensinar a bebês pentecostais coisas sobrenaturais." Disse: "Agora, deixe-os de um lado!"

Falam, mas trocam palavras e ensinam coisas sem sentidos. O "gu-gu dá-dá" é muito bonitinho, mas chega a hora em que temos que colocar Apocalipse 10: 8 – 11 em ação e reprofetizar a profecia com as mesmas palavras nítidas proferidas pelo profeta.

Agora, se com bebês está difícil, imagina com os jovens…?

Continua.

Deus nos ensina a falar

Image

Parte II

À medida que os dias passam e os anos vão ficando para trás, novas formas de uso das palavras e de expressões surgem num linguajar que muito se ouve, mas que pouco se entende, ou seja, conversa entre adolescentes.

Não é incomum pegar um ônibus e ter que suportar o diálogo entre dois jovens onde a cada frase citada há, pelo menos, uma gíria. Não levantamos questão acerca de conversa informal ou formal, mas sim do modo de como se fala hoje. Até mesmo para isto, temos que atentar para a Palavra de Deus e ver o que Ela nos ensina, como é o caso de Colossenses 3: 8: 

"Mas, agora, despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca."

Pensar antes de falar é um bom começo para não se encontrar falho nesta parte. Observamos que Deus não nos ensina apenas a maneira de usar as palavras, mas até mesmo as que devemos usar. Veja em Tiago capítulo 4:

13  Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. 14  Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. 15  Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

E também Números 6:

22  E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 23  Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes: 24  O SENHOR te abençoe e te guarde; 25  O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; 26  O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. 27  Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.

"Se Deus quiser…", "Deus te abençoe!"…

Claro que, não é somente para a fala que um cristão deve atentar. Deus não exige diploma de gramática de Seus filhos, mas que ao menos atentem para Sua Palavra e palavras contidas Nela.

1 Coríntios 13: 1  

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse  caridade, seria como o metal que sou ou como o sino que tine."

Romanos 8: 26

"E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."

Conduzamos nossa língua para louvor e adoração de Deus, pois Ele é o único digno de toda honra e de toda glória! 

1  Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. 2  Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. 3  Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 4  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 6  A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.  Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;  Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. 9  Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 10  De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11  Porventura, deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12  Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

Deus vos abençoe!

Anderson Viana

falecom@avozdedeus.org.br