Considerações sobre o rapto que evitam confusões doutrinárias
É bíblico é perfeitamente provável, digo, trata-se de questão inconteste que nossos corpos não foram transformados ainda. Esse trecho pétreo da Escritura Sagrada está em 1ª Coríntios 15:50-58.
50 Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus; nem a corrupção herda a incorrupção.
51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.
55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
57 Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Por maior a fé e a revelação do crente, não podemos atropelar as DISPENSAÇÕES que Deus nos colocou. Uma coisa é tratamento com o povo de Deus (gentios) outra é com os Judeus. O RAPTO possui 3(três) fases:
1- Revelação do próprio rapto, ou seja, saída do “poder” de Laodicéia e seus enganos.
2- Fé na abertura da Palavra através da abertura dos Selos e da fé na Vinda de Cristo em 1963 conforme Apocalipse 10:1-7.
3- TRANSFORMAÇÃO DOS NOSSOS CORPOS. (Último estágio).
Leiamos o irmão Branham:
27 Agora vejam esta coisa tão enganosa. Eu não vim aqui para ofender a ninguém, nem para dizer nada contra alguma igreja. Se você pertence a tal igreja, eu não estou dizendo isto com propósito de ofender-lhe. Há igual número de pessoas boas nessa igreja como há igual número de pessoas boas nessa igreja como há também nas demais.Porém na semana passada eu li num jornal em Sherveport, Luisiana, uma notícia da igreja Católica. E vemos agora como todas estão se unindo no grande Concílio Ecumênico, etc.,etc., cumprindo exatamente o que a Bíblia diz que fariam. Exatamente! Eles diziam neste jornal: “Alguns dos Protestantes querem manter-se com a Bíblia. A Bíblia não é nada mais que um livro, uma história da Igreja; e nem mesmo estava em forma de literatura até a uns duzentos e cinqüenta anos atrás. Sempre tem sido a Igreja. Foi a Igreja, não a Bíblia unicamente era a história do que fez a Igreja”. Que mentira enganosa! Olhe, temos tido a Bíblia por três mil anos. O Antigo Testamento havia sido escrito como Escritura por centenas de anos antes da vinda de Jesus Cristo. Estas coisas somente são os enganos do diabo. E agora encontramos este dia com tanta abundância de escarnecedores fazendo crítica da Bíblia e tratando de acabar com ela. Deus tem que julgar a Igreja por meio de algo. Ele não pode ser justo… Não podem multar-me na estrada por correr 80 quilômentros por hora numa zona de 60 quilômentros por hora, se não há algo ali para dizer-me que o limite é 60 Km por hora. Tem que haver um sinal. E Deus vai julgar às pessoas algum dia. Sabemos que vem um juízo. Se Ele vai julgar por meio da Igreja católica, então por qual delas? Se julga por meio dos Metodistas, então os Batistas estão perdidos. Se julga por meio dos da Unidade, então os perdidos. Vê você? Por meio de que coisa vai Ele julgar a igreja? Ele disse que julgaria a igreja por meio de Cristo, e Cristo é a Palavra. Então é por meio da Palavra que vai julgar.
Mensagem “O RAPTO” 04 de dezembro de 1965
34 Ali o tem você, de novo vemos a cegueira passando por alto as coisas de Deus como se não tivessem nenhum significado para eles. Escarnecem da Verdade. Isso é o que diz a Bíblia. Porém para a Igreja (a Noiva), o rapto é uma revelado a ela – é uma revelação. A verdadeira Noiva de Cristo estará esperando a revelação do rapto.35 Agora isto certamente é uma revelação, porque revelação é fé. A gente não pode ter uma revelação sem que seja fé. Fé é algo que tem sido revelado a você assim como foi com Abraão, quem podia passar por alto, como foi com Abraão, quem podia passar por alto, como se nem mesmo houvesse sucedido, tudo o que vinha contra o que já havia sido revelação de Deus. A Igreja é edificada sobre uma revelação. O Corpo inteiro… Faz umas quantas semanas, eu estava falando com um precioso ministro Batista. Ele me disse: “Como um homem eu amo a você está todo enredado.”36 Eu lhe disse: “Então, por favor, ajude-me com as Escrituras a corrigir o mal”.37 Ele então me disse: “Irmão Branham, nunca poderemos colocar as coisas corretamente até que tenhamos cada palavra, sobre palavra, exatamente igual ao grego, etc., etc.”38 Disse-lhe: “Porém Senhor, és demasiado sábio para crer em tais coisas. Mesmo ali no Concílio de Nicéia, 300 anos depois de Cristo, estavam discutindo a cerca de qual dos gregos estava correto. Isto é uma revelação”.39 Ele disse: “Eu não posso aceitar revelação”.40 Então lhe perguntei: “Como pode você aceitar a Cristo?”41 Ele disse: “Pois a própria Bíblia diz, “Aquele que crê em Jesus Cristo tem a Vida Eterna”.42 Disse-lhe: “Isso é certo. Também diz que nenhum homem pode chamar a Jesus, o Cristo, a não ser por meio da revelação do Espírito Santo, Quem o revela”. E alí está de novo com revelação. Tem que ser revelado.
Mensagem “O RAPTO” 04 de dezembro de 1965
Antes de seguir no caminho difícil de compreendermos doutrinas, preciso aplicar a Escritura de Romanos 12:1-2:
1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Texto em latim extraído da Vulgata Latina:
1 Obsecro itaque vos, fratres, per misericordiam Dei, ut exhibeatis corpora vestra hostiam viventem, sanctam, Deo placentem, rationabile obsequium vestrum;
2 et nolite conformari huic saeculo, sed transformamini renovatione mentis, ut probetis quid sit voluntas Dei, quid bonum et bene placens et perfectum.
Texto extraído da escrita grega do Novo Testamento :
Ρωμαίους 12
1 Σας παρακαλω λοιπον, αδελφοι, δια των οικτιρμων του Θεου, να παραστησητε τα σωματα σας θυσιαν ζωσαν, αγιαν, ευαρεστον εις τον Θεον, ητις ειναι η λογικη σας λατρεια,
2 και μη συμμορφονεσθε με τον αιωνα τουτον, αλλα μεταμορφονεσθε δια της ανακαινισεως του νοος σας, ωστε να δοκιμαζητε τι ειναι το θελημα του Θεου, το αγαθον και ευαρεστον και τελειον.
Observe que a palavra “transformai-vos” em grego é originária da palavra METAMORFOSE, ou seja, mudança de um estado para o outro mantendo a essência. Esse texto não se aplica à transformação dos nossos corpos que será completa, pois carne e sangue não herdam o Reino de Deus. Leia todo o capítulo 12 da Epístola aos Romanos e verá que o texto é de aplicação à mudança de maneira de agir frente ao mundo e não de mudança dos corpos.
Sei que a mesma palavra “METAMORFOSE” aparece em 1ª Coríntios 15:51:
Α Κορινθίους 15
50 Τουτο δε λεγω, αδελφοι, οτι σαρξ και αιμα βασιλειαν Θεου δεν δυνανται να κληρονομησωσιν, ουδε η φθορα κληρονομει την αφθαρσιαν.
51 Ιδου, μυστηριον λεγω προς εσας· παντες μεν δεν θελομεν κοιμηθη, παντες ομως θελομεν μεταμορφωθη,
52 εν μια στιγμη, εν ριπη οφθαλμου, εν τη εσχατη σαλπιγγι· διοτι θελει σαλπισει, και οι νεκροι θελουσιν αναστηθη αφθαρτοι, και ημεις θελομεν μεταμορφωθη.
A questão é que Paulo fala de uma mudança de estado, saída do corruptível para o incorruptível, pois carne e sangue não podem ver o Reino de Deus.
Leiamos novamente o irmão Branham:
46 Eu acho que é isso que Paulo deve ter tido em mente, quando disse: “Transformai-vos pela – pela renovação”. Vejamos, deixe-me citar isso corretamente. “E não vos conformeis”, você sabe o que é conformar-se. …não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento…47 “Renovação do vosso entendimento”. As coisas que você um dia pensou serem preciosas, deixar isso e transformar-se em alguma outra coisa; do que você certa vez era, ao que você é agora. Está vendo? …pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis… a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.48 Oh, isso é o que todos queremos saber, como faze-lo. Está vendo? Nós estamos aqui, nós O amamos; Ele nos salvou, agora queremos saber o que fazer. E estamos tentando dar um pequeno passo esta manhã, para n os elevarmos um pouquinho mais. Algumas vezes temos de tocar em coisas que… Você somente espere por alguns… até que vejamos o que vem a ser isto. 49 Agora em Gênesis, capítulo 1-1: “O Espírito de Deus Se movia sobre a face das águas”. Nós compreendemos que a água… E – e a Bíblia diz: “No princípio lá atrás”, que, isto, “o mundo era sem forma, e estava vazio”. Não havia nada além de uma escuridão e caos. E – e em que horrível condição deve ter estado. Nada senão a profunda escuridão mais além, sem luz nem nada, e o bater da água, e essa estrela errante girava nas órbitas por lá em algum lugar. Deve ter sido uma – uma terrível massa de – de – de algo perdido, como estava, não podia encontrar seu caminho. 50 E é isso que nos tornamos ao tornarmo-nos estrelas errantes, longe de Deus, simplesmente sem esperança, sem Deus; sem, somente batendo para lá e para cá, nas trevas, não sabendo quando nós… para onde estamos indo. 51 E Deus tomou esse grande caos de trevas, e o transformou em um jardim do Éden, veja, por meio de Sua Palavra. É assim que somos transformados, pela Palavra de Deus. Quando Deus disse: “Haja luz”, e essa massa de criação ali se aproximou do sol, e começou a girar em torno do sol, e se tornou um jardim do Éden porque obedeceu a Palavra de Deus. Ela fez a perfeita vontade de Deus, porque foi transformada do caos, em um jardim do Éden, pela Palavra de Deus. 52 Agora é para isto que estamos aqui. Essa é a minha Mensagem, tem sido o tempo todo, é a Palavra de Deus. Precisamos nos firmar Nisso independente das outras coisas que aconteçam. Sempre fique com essa Palavra. Sempre examine seus motivos e objetivos, se estão conforme a Palavra de Deus. Se não estão, deixe isso de lado. Está vendo? Mas se está com a Palavra de Deus, e se alinha com a Palavra de Deus, então, isso, fique firme nisso. 53 Agora Deus algumas vezes… Do mesmo modo que seu pequeno grupo aqui esta manhã. Ele não permite que aconteça da noite para o dia, Ele deixa, Deus… Nós é que somos os apressados.
Deus nunca está com pressa. Ele simplesmente diz, e – e acontecerá. Porque, quando Ele diz alguma coisa, tem de acontecer. Simplesmente vai acontecer! Ele, Ele deixa que aconteça em seu devido tempo. Ele deixa… 54 Os filhos hebreus, aqueles famosos personagens da Escritura, que estavam defendendo que a Palavra de Deus era verdadeira, eles disseram: “Nosso Deus é que nos pode livrar deste forno de fogo ardente. Contudo”, veja, “não nos prostraremos perante a imagem, porque isto é contra a Palavra, veja. Todavia, se Ele nos matar, Ele nos ressuscitará, veja”. Veja, e eles… Ele permitiu que caminhassem até a beira deste grande forno, e caíssem nele, antes que parecesse até mesmo ter prestado alguma atenção, como se nem mesmo os estivesse observando. No entanto Ele está sempre observando. Ele está sempre velando por isto. 55 Agora Deus disse: “Haja luz”. E levou seis mil anos para este Éden vir à existência, e somos ensinados na Escritura: “Porque um dia sobre a terra é (nosso, nosso) como mil anos, com Deus; mil anos sobre a terra, são um dia com Deus”. Assim levou seis mil anos para fazer esta terra, e para trazê-la a um Éden. Porém, veja, foi Deus, o grande Mestre de toda inteligência, e Ele – Ele tinha em Sua mente o que queria fazer. 56 Do mesmo modo como quando o homem que construiu este trailer, quando o homem… Quando vocês, irmãos, aqui que projetaram este parque, como iriam fazê-lo, estava na mente de vocês, vocês continuaram trabalhando até concretizar aquela visão. 57 Foi assim que Deus fez a respeito do mundo. Ele trabalhou; estava em Sua mente. E, se você notar, veio como por evolução, como se Ele estivesse aprendendo mais o tempo todo, fazendo algo maior e maior. Porém, veja, Ele estava acima de tudo isto, e apenas deixou que evoluísse até isso, veja. Tudo que Ele começou a trazer sobre a terra, desde a vida botânica, e peixe, e assim por diante; progrediu até os pássaros, e os animais; e então algo à Sua Própria imagem, um homem; e parou aí, veja, porque foi até a Sua perfeição, do que Ele queria. 58 É assim que se começa, como este trailer. Poderia-se instalar a estrutura, e você diz: “O que está fazendo?” Como vocês, quando todos vocês removeram as primeiras pedras deste canto aqui. “O que estão fazendo?” Vejam, não parecia que ia ser como é agora. Parece um pequeno Éden, porque estava na mente de vocês o que fazer, e vocês somente continuaram desenvolvendo. 59 Agora nós queremos ser transformados, nós próprios, pela renovação do nosso entendimento. Veja, não o que temos nesta terra, o que vamos esperar nesta terra; mas ao que estamos aproximando, no mundo que está por vir. Transformados pela renovação do nosso entendimento!
Mensagem “O PODER DE TRANSFORMAÇÃO” 31 de outubro de 1965