Chamar de ismo é não ter argumento
São Tomás de Aquino, o maior teólogo católico, escreveu: “Temo o homem que leu um livro só”. Longe de comparações, faço minha conclusão : “Pior que ler muitos livros ou nenhum livro é ter lido um livro só”. Falava Tomás de Aquino sobre o radicalismo dos que pensam ter a verdade, uma vez que pensam tê-la. É fácil encontrar a definição para atitudes extremas de pessoas que acham que só elas e somente elas estão certas: surto psicótico, individual ou coletivo. Quando se trata de religião costuma-se perder o equilíbrio, falo de religião, não de Deus. O homem agarra-se e precisa de maneira extrema de religião, Deus não é necessidade imediata para o homem, refiro-me ao ímpio. Igrejas hoje são partidos, elegem seus dignatários e seus principais, logo Deus ficará à margem ou fora do plano. O profeta irmão Branham demonstrou em praticidade que Deus não é sectário ou formador de grupinhos ou grandes grupos. Deus precisa que o homem afasta-se do pecado e da incredulidade e do egocentrismo para poder usá-lo. Um ministério que poderia ter arrecadado milhares e milhares de dólares, ter uma imensa catedral como ponto de visitação seria o do irmão Branham, muito ao contrário, morreu William Branham com pouco dinheiro, morando de aluguel e com um pequeno tabernáculo para 600 pessoas assistirem as reuniões com certo conforto. É possível que me passe por um pregador utópico e quixotesco, mas o que vemos hoje é a avidez pelo dinheiro, popularidade e fama.Irmão Branham disse:
54 – Disse: “Sim senhora”. Estava ali com seu filho que parecia um verdadeiro “Ricky”. Lhe perguntei: “Você não é cristã?”55 – Me disse: “Nós somos metodistas!” 56 – Disse: “Eu não lhe perguntei isso. Lhe perguntei se você é cristã”.57 – E me respondeu de novo: “Feche essa cortina!”58 – Veja você: Simplesmente porque um que não era metodista ia orar por uma mulher moribunda estando ela na mesma condição, ela nem sequer queria escutar, nem ter nada que ver com isto. Se isso não é um verdadeiro fariseu, então nunca tenho visto um verdadeiro fariseu, então nunca tenho visto um (Espere até que você possa ouvir “O Rastro da Serpente”).59 – Bem, eles pensam que sua denominação é a única que está registrada ante Deus: “Deus não vai te escutar a menos que sejas Metodista”, ou “Batista”, ou “Trinitariano”, ou “Unitário”, ou algo semelhante. Isso é falso!
O único lugar provido por Deus para adoração (28/11/1965)
51 – Então ele foi à igreja nominal e perguntou se eles poderiam ter o reavivamento: os sacerdotes, os escribas, os capitães de milhares, os capitães de centenas, e ele os consultou, “Era isto da vontade do Senhor?” E eles disseram que era. Mas, vocês vêem, ele fracassou em perguntar ao recurso principal ao qual Deus sempre trata (vêem?); ele fracassou por fazer isto.52 – Agora sua intenção era boa. Seu motivo era bom. Seu objetivo era bom, e – para trazer um reavivamento na cidade, trazer o povo de volta para Deus. Mas ele nunca consultou a maneira que Deus lhe disse para fazer. Vêem?53 – Até mesmo todo o povo concordou e os sacerdotes e – que o rei estava certo. Eles precisavam da arca de volta à cidade. Agora, eles precisavam da Presença de Deus. Eles precisavam do reavivamento. Mas Deus não havia prometido revelar Sua Palavra e Sua estação para os povos. Ele nunca prometeu revela-la para o rei no tempo próprio. Deus não muda nem um pouquinho. Ele não prometeu fazer aquilo.54 – Não importa quão sincero, ou quão bons motivos, e quais os objetivos, e como o povo quer estas coisas, e verem a necessidade disto, há uma vontade de Deus para ser executada nestas coisas. Isto é com que – eu quero prosseguir firme. E quero fazer isto desta forma que você tenha que ver isto se – se o Espírito de Deus habita em você. E esta é a razão porque estou demorando tanto aqui. Não tomando o tempo de vocês pessoas que estão no telefone e nas cadeias (estações de rádios – trad), mas eu – mas eu quero que você veja isto. Se você estiver sem tempo, então consiga a fita.
Fazendo uma obra para Deus fora de Sua Vontade (18/07/1965)
Com os Selos abertos pelo Cordeiro e manifestos pela pregação do irmão Branham em 1963, muita coisa mudou. Amigos que eram amigos deixaram de sê-lo, igrejas fecharam-lhe as portas, as grandes campanhas de curas patrocinadas por grupos eclesiásticos não faziam mais parte da agenda do profeta. O próprio irmão Branham relata:
47 – Vocês observem Paulo, “Combati um bom combate. Acabei a carreira. Guardei a Fé.” Oh, aqui embaixo diz, “Lutei com bestas. E eu – eu fiquei livre da boca dos leões.” E as coisas que ele passou, Deus era bom para com ele. Mas a hora havia chegado quando ele ia partir.
54 – Vêem, a hora vem, amigos. E eu quero que as fitas vão às pessoas pela terra, para lembrar que a hora da separação tem que vir. Isto deve acontecer. Eu não sei a quanto tempo eu estou do fim, fim do meu caminho. Eu não sei. Isto depende de Deus. Eu não sei a respeito do amanhã, e quem…eu não sei o que isto detém, mas eu sei Quem o está segurando. Então aí é onde minha fé está edificada, nisto.
66 – Oh, vocês sabem, aquele espírito não deixa o mundo, eles continuam tendo – o daquela maneira. Dinheiro não é Deus. Há um só Deus. Vêem? Mas o povo pensa que por você ter um grande ministério, você deve possuir tudo isto e tudo aquilo, e todas estas coisas grandes e notáveis, e grandes escolas e aquilo e aquilo outro. Deus não trata com essas coisas. Ou, pelo menos, esta tem sido minha opinião. Deus trata com um indivíduo. Ele nunca nos ordenou a ir e fazer tais coisas.
86 – Eu digo isto. Quando um homem se firma verdadeiramente com a Palavra, não somente em uma reunião, mas em todas as reuniões, quando um homem se põe fiel à Palavra, o tempo há de vir quando eles o abandonarão. Exatamente. Eles fizeram isto. Eles fizeram isto com nosso Senhor. Eles o abandonarão quando ele se firma com a verdade. “Todos me abandonaram.” E agora que pensa você que Demas e alguns de seus homens pensaram quando todos nós que conhecemos as Escrituras sabemos, que Lucas era um médico, e Paulo, onde quer que ele ia, levava este médico consigo? E pregando cura divina, e deixando seu amigo doente. Tão pobre, que ele só possuía uma capa. E deixou um homem expulsa-lo da cidade, quando ele podia fazer um homem ficar cego. Vêem, eles pensaram que ele era um fracassado. Mas ele não era! Ele estava exatamente nas Pegadas sangrentas. Ele estava seguindo. Espero que estejam entendendo. Ele disse: “Todos me abandonaram.”
93 – Vocês sabem, o homem tenta buscar honra uns nos outros, e honram uns aos outros, e desonram a Deus por agir assim. Vêem? Nós tentamos fazer grandes pessoas entre nós, quando nós não somos grandes pessoas e pequenas pessoas, somos todos um pequeno povo. Há somente um Grande no nosso meio, e este é o nosso Senhor. Vêem? E nós fazemos nossa organização um tanto maior que Deus, “A grande e santa igreja, isto, aquilo e aquilo outro, os grandes santos bispos,” e assim sucessivamente. Não há tais coisas como estas. Esta é a honra do homem. Há somente Um que é santo, e este é Deus. E o Espírito Santo, o qual é Deus, está no nosso meio. Não somos nós quem somos santos, é o Espírito Santo que está em nós. Não é…Quando vemos coisas feitas, não somos nós fazendo, é o Espírito Santo. Jesus disse: “Não sou eu quem faço as obras, é Meu Pai. Ele está em Mim, e é Ele quem faz as obras.” E não é ele que – que está fazendo. Certo. Mas encontramos seus verdadeiros servos através do tempo.
A fase presente de meu ministério (08/09/1962)
Sem dúvida vivemos em um “tempo” ímpar e definitivo. Igrejismo e movimentos podem ocorrer, mas Deus fará a diferença pois Deus é a Palavra. O radicalismo não sabe dialogar, prefrere agredir. Chamar a Terceira Puxada de ismo é não possuir argumento bíblico e muito menos dentro daquilo que o profeta ensinou. Alguém escreveu: “Enquanto tivermos 1% de esperança de vida , empregaremos 100% de esforços por ela”. Façamos o mesmo, preguemos o Evangelho.
“Um homem pode ocasionalmente tropeçar na verdade, mas na maior parte das vezes ele se recupera e vai em frente.”
(Winston Churchill)