Aprendizagem pelo real

A Bíblia é um Livro que ensina pelo exemplo, pela prática. Ela não é um livro de teoria ou especulações, ao contrário, apresenta fatos que parecem fugir a um entendimento racional em seu extremo. Sem fazer apologia ao diabo, ele é um ser inteligente e extremamente racional, uma vez que ele conviveu no Céu, sendo expulso, engendrou planos e planos antes de alcançar Eva no Jardim do Éden.

Pai Nosso (πατερ ημων)

 9. ουτως ουν προσευχεσθε υμεις πατερ ημων ο εν τοις ουρανοις αγιασθητω το ονομα σου (Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;).

10. ελθετω η βασιλεια σου γενηθητω το θελημα σου ως εν ουρανω και επι της γης (Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;).

11. τον αρτον ημων τον επιουσιον δος ημιν σημερον (O pão nosso de cada dia nos dá hoje;).

12. και αφες ημιν τα οφειληματα ημων ως και ημεις αφιεμεν τοις οφειλεταις ημων (E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;).

13. και μη εισενεγκης ημας εις πειρασμον αλλα ρυσαι ημας απο του πονηρου οτι σου εστιν η βασιλεια και η δυναμις και η δοξα εις τους αιωνας αμην. (E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.).

Mateus 6:13

aprendizagem-02

πονηρός

Ponéros: toilsome, bad

Original Word: πονηρός, ά, όν

Part of Speech: Adjective

Transliteration: ponéros

Phonetic Spelling: (pon-ay-ros’)

Short Definition: evil, bad, wicked.

Definition: evil, bad, wicked, malicious, slothful.

Ponéros:

Quando o Senhor Jesus nos ensinou a orar, ele utilizou a expressão “livrai-nos do mal”. A palavra mal, utilizado no idioma original de escrita da Bíblia, possui um sentido profundo, significa “livra-nos do perverso”. Algo semelhante em entendimento é encontrado no Salmo 91:1-3:

 “1 – Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”

“2 – Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.”

“3 – Porque ele te livrará do laço do passarinheiroe da peste perniciosa.”

Livra-nos do mal possui a mesma extensão da arte diabólica de alguém que prepara o mal, prepara o laço do passarinheiro para aprisionar o filho de Deus. Esse mal é sedimentado pelo ódio e pela amargura e se revela na palavra grega que a Bíblia nos mostra.

aprendizagem-03

É preciso tomar cuidado, orar e vigiar a todo tempo. O irmão Branham nos ensina a fazer o teste do Espírito Santo: “Em 5 minutos de conversa, a pessoa que fala com você mostrará o que há dentro dela”. Falará das coisas desse mundo ou das coisas de Deus. Dê-lhe o teste da Palavra, mostre-lhe sua convicção na Mensagem. Caso haja resistência, não é um bom espírito. Igrejas e igrejas fazem sessões de exorcismo para expulsar espíritos malignos que atormentam vidas que não vigiaram ou que deram ouvidos ao diabo. A Bíblia ensina:

  “ Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.

Tiago 4:7

aprendizagem-04

falecom@avozdedeus.org.br