Image

Algo que já se tornou uma “tradição”:

encontro de pastores

E-82 Now, here's the same thing in an amateur way like Jesus did: speak to the woman. Day before yesterday there was a man come up to my house and stood there, and he said… I started out the gate. I was going to send him over to the office to Brother Mercier and them. He said, "Brother Branham?"

I said, "Yes."
He said, "Could you help me?"
I said, "Well, if you'll go…" Something said, "Take him in the house." Just as soon as he set down, I said, "Don't tell me who you are. I'll tell you." Started off like that, and told him all… The Holy Spirit begin to reveal to me, all of his life.
He said, "That's right. That's right." He said, "Sir, that's right."
I said, "Your… You don't live here; you live in Madison. You've been down at Evansville, Indiana, and got in a bunch of a cult down there, didn't you?"
"Yeah."
"Bible school, he thought it was."
He said, "Mercy goodness, man. How do you know that?" And so when we–he went out, he said, "Say, I don't understand that." 

E-83 And I said, "Was you ever in one of my meetings?"
He said, "I never knowed your name till just about five… about twenty-five minutes ago. Some man told me when I was passing through Louisville, to come over here; a man named Mr. Sandy." Said, "I never knowed your name."
I said, "Well, well, that's my ministry."
He said, "If I understand it right, Jesus was talking to His disciples and knowed what was in their heart."
"That's right."
He said, "Then that's God speaking through you to me."
I said, "Boy, you know more about it than a lot of them's followed the meetings for a long time. That's right."
He said, "Well, praise God, it's all finished now then." There you are.
Boy just flew in from England: same thing. Now, here it is, begin at the Tabernacle. This is about forty-eight years of it. He's God isn't He, sister?

The Messiah was delivered on Tuesday, 17th January 1961 at the Life Tabernacle in Shreveport, Louisiana, U.S.A.

Tradução:

82- Agora aqui está a mesma coisa de uma forma amadora como Jesus fez: falar com a mulher. Antes de ontem, havia um homem, ele subiu até minha casa e ficou lá, ele disse… Eu estava fora do portão. Eu estava indo enviar-lhe para o escritório para o irmão Mercier assim. Ele disse “irmão Branham?”.

Eu disse “sim”.
Ele disse “Você poderia me ajudar?”.
Eu disse, “Bem, se você for…” Algo disse “Leve-o para dentro de casa”. Apenas tão rápido como ele desceu, eu disse, “Não me diga quem você é. Eu lhe direi”.  Começou assim, e lhe falei tudo… O Espírito Santo começou a revelar para mim toda a vida dele.
Ele disse “Está correto. Está certo”. Ele disse “Senhor, está certo”.
Eu disse “Sua… você não mora aqui, você mora em Madison. Você tem descido de Evansville, Indiana, e se envolveu com um bando de uma seita lá em baixo, não foi?”.
“Sim”.
“Escola bíblica, ele pensou que fosse”.
Ele disse “Misericórdia, homem. Como sabe tudo isso?” Então quando ele—ele saiu ele disse, “Digo, eu não entendi isso”.

83-Eu disse “Você já esteve em uma de minhas reuniões?”.
Ele disse, “Eu não sabia seu nome até mais ou menos cinco… Mais ou menos vinte e cinco minutos atrás. Alguém me falou que quando eu estivesse passando por Louisville, para vir aqui, um homem chamado Sr. Sandy”. Disse “Eu jamais soube o seu nome”.
Eu disse, “Bem, bem, esse é o meu ministério”.
Ele disse “Se eu entendo isso correto, Jesus estava falando com seus discípulos e sabia o que estava nos corações deles”.
“Correto”.
Ele disse “Esse é Deus falando através de você comigo”.
Eu disse “Garoto, você sabe mais disso que muitos deles que tem seguido minhas reuniões por muito tempo. Isso é certo”
. Ele disse, “Bem, louvado seja Deus, está tudo concluído agora então”. Lá está você.
Outro rapaz, apenas veio  da Inglaterra: a mesma coisa. Agora, aqui está, a começar pelo Tabernáculo. Isso é cerca de quarenta e oito anos disto. Ele é Deus não é, irmã?

O Messias 17 de janeiro de 1961

Irmão Branham nos ensina muito nesses dois parágrafos. Alguém que não o conhecia, não desenvolveu afetos ou sentimentos pelo profeta, procurou ajuda e recebeu, ajuda vinda do Espírito Santo. O bom e pequeno rapaz reconheceu que somente Deus poderia revelar os segredos dos corações, coisa que ministros e ministros aos tantos não perceberam ou percebem até hoje. Minutos são suficientes para entendermos Deus. Quem não o entendeu após Ouvi-lo há de procurar, procurar e pensar encontra-Lo em algum rito ou sistema organizado. O que há muito hoje são idéias fragmentárias do que seja a mensagem do profeta.  Cada sistema elege seu defensor que há de utilizar o mecanismo do domínio nicolaíta para subjugar o povo. Expresso-me com a liberdade de quem não deve um “vintém” a sistema algum ou mesmo ver-me-ão em algum deles alguma vez. Senhores ministros, o povo está cansado de incoerências doutrinárias, está cansado do apelo descabido da agressão pelas palavras: seita, ismo, falso, etc. De fato, o que há hoje é um cenário não diferente da dieta laodiceana: precisa-se de encontros de pastores para manter-se ministério, domínio e poderio. Pastores discutem o que? Em intermináveis reuniões acrescentarão mais que o que Deus fez ao rapaz que gastou alguns minutos para reconhecer Deus?  Sim, tradição. Tradição no pior sentido que lhe cabe, a mesmice.  Somos chamados para crer não para questionar.  Confunde-se lealdade com permissividade, com condescendência moral, tornemo-nos menos hipócritas e falemos a Verdade ao povo, se temos ministério permaneceremos, se não, ocupemo-nos de outra coisa. Chega do culto ao homem, cabe aos pastores essa reflexão e tomada de postura. Pelo que lutamos? Qual é a causa que defendemos? Em um mundo caduco que segue as tradições incoerentes como presépios e natais, não nos deixemos levar por mais uma tradição que o tempo tem mostrado incoerente e ineficaz. Muitos pregadores e ministros são intimados e até ameaçados em seus ofícios por uma unidade que não corresponde com aquilo que o profeta ensinou como a verdadeira unidade. Pregamos a mensagem que precursou a 2ª Vinda de Jesus, após a abertura dos Selos o ministério é da Esposa de Jesus Cristo conforme Apocalipse 10:8-11. Bem, para compreender isso, necessário é crer que o irmão Branham é profeta e a grande maioria não pensa assim, ainda aguardam a palavra de um líder que não é Deus para seguir essas Escrituras. Certo escritor florentino, no exílio, no século XVI escreveu algo que nos cai bem nesse momento: “Minha lealdade deveria estar ao abrigo de suspeita; eu sempre respeitei a fidelidade e não vou aprender agora a faltar-lhe; o homem que serviu fielmente quarenta e três anos – é o que tenho – não deve poder mudar sua natureza. Minha pobreza, aliás, é testemunho disso.”. Minhas palavras são sinal de lealdade.

Tradição é uma coisa que todo mundo faz, ninguém questiona e ninguém sabe o motivo.

Image

“Quatro macacos foram colocados em uma sala. No centro da sala havia um mastro alto com um cacho de bananas pendurado na extremidade. Um macaco particularmente faminto escalou afoitamente o mastro, querendo pegar uma banana. Assim que alcançou a extremidade do mastro para pegar a banana, foi atingido por um jato de água fria lançado por uma ducha acima de sua cabeça. Com um grito agudo, o macaco abandonou sua empreitada e desceu do mastro sem o prêmio. Depois de várias duchas frias, os macacos finalmente desistiram das bananas. Depois que os primatas foram condicionados, um dos quatros macacos originais foi retirado da sala e substituído por outro. Assim que esse novo e inocente começou a escalar o mastro, seus companheiros o alcançaram e fizeram a criatura surpresa descer. O macaco captou a mensagem: “não suba naquele mastro”. Após algumas tentativas interrompidas, sem receber uma única ducha fria, o novo macaco parou de tentar pegar as bananas. Um a um, todos os macacos originais foram substituídos. Cada macaco novo aprendia a mesma lição: “não suba no mastro”. Nenhum dos macacos novos chegou ao topo do mastro; nenhum chegou a receber a ducha fria. Nenhum sabia precisamente por que estava sendo desencorajado a subir no mastro, mas todos respeitaram o precedente bem definido. Mesmo depois da retirada da ducha, nenhum macaco se aventurou a subir no mastro.”.

Pastor Sérgio Ricardo

falecom@avozdedeus.org.br