Image

A falta de Deus produz morte (Caim e Abel)

Paulo instruiu Tito, no capítulo um, a auxiliar as igrejas da ilha de Creta a identificar e escolher presbíteros. Uma das responsabilidades de tais homens seria confrontar indivíduos que estavam desencaminhando outros pelos seus ensinamentos de fábulas judaizantes e mandamentos dos homens. Enquanto essas pessoas professavam que “conheciam” Deus, elas negavam sua própria afirmação por sua desobediência (1:10-16). Agora, no capítulo 2, Paulo ordena a Tito que ensine, em contraste, como as pessoas devem comportar-se. Ele se refere a este tipo de ensinamento como “sã doutrina” porque, se seguida, ela levará os cristãos a manterem a saúde espiritual. Paulo aborda a conduta e as responsabilidades dos cristãos nas bases de idade, sexo e emprego. Primeiro, ele descreve o papel dos mais velhos, e então das mais velhas (2:2-3). Ele esmiúça as responsabilidades das mulheres mais jovens observando que as mulheres mais velhas deveriam ensiná-las (2:4-5). A seguir, ele passa aos moços em geral no versículo 6 e a Tito especialmente no versículo 7. Finalmente, ele conclui esta parte descrevendo a conduta apropriada dos servos (2:9-10). Ainda que suas instruções dadas a um grupo obviamente não sejam totalmente diferentes daquelas dadas a outro grupo, Paulo aborda necessidades específicas e tentações dos vários grupos (por exemplo, roubo entre servos, falta de submissão entre viúvas, integridade entre jovens; 2:5, 7,10). Um motivo forte para se comportarem de acordo com a sã doutrina era evitar qualquer ocasião para os incrédulos acusarem os discípulos de impiedade (2:5, 8). Em vez de fazerem com que a palavra de Deus fosse difamada pela conduta pecaminosa, os cristãos poderiam “adornar” a doutrina de Cristo através de sua obediência (2:10). Paulo continua observando em geral por que os cristãos deveriam viver de acordo com a sã doutrina (2:11-14). Deus demonstrou sua graça para com a humanidade enviando seu Filho para morrer na cruz. Jesus morreu para redimir os homens de sua iniqüidade, assim provendo para ele próprio um povo especial purificado e zeloso das boas obras (veja Efésios 5:25-27). A mensagem do evangelho é que podemos tornar-nos parte deste povo especial se quisermos deixar a impiedade e as paixões pecaminosas do mundo e viver de acordo com a sã doutrina.

Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente.

A palavra sóbria em grego é um advérbio significando agir de maneira responsável, com sensibilidade, prudência, estar em autocrontole e em total possessão de faculdades intelectuais e emocionais. Quando um homem se diz possuidor da revelação como único e somente através dele ou de seu grupo se pode chegar a verdade, ele é um falso.  Trata-se de um desvario que pode se tornar coletivo, uma vez que encontrará adeptos incautos para suas sandices. A grande pergunta é: Quem está certo? Ninguém. O que está certo? A Palavra de Deus. Somente a Palavra de Deus, a mensagem do sétimo anjo é a Verdade. Cristo não está aqui ou ali, Cristo está em sua Palavra, Ela está no crente revelado. Geralmente quando se disputa poder humano, as pessoas começam a depreciar outros grupos que não concordam com suas opiniões. Entenda que cada igreja tem suas características como ensinou o profeta na mensagem Escolhendo uma Noiva, o que unifica os grupos é o Espírito Santo. Nenhum pastor tem o direito de ingerir ou investir contra o ministério de outro pastor. Não existe pastor que é “o homem ungido” isso já passou, foi o irmão Branham, hoje é o povo ungido. Pequenos grupos que se assemelham a focos isolados vivem com suas mensagens condenatórias aos outros, não se edifica uma igreja para o rapto com maledicência. Há uma mensagem vindicada por Deus, mensagem do sétimo anjo o irmão Branham que ensina a se conduzir e a se comportar na vida cristã. Pessoas inquirem sobre vidas de pessoas de outras igrejas, falam de suas falhas e erros, faço uma pergunta a essas pessoas: A igreja de Coríntios era de Deus ou não?  Quando falam que não estão olhando segundo a carne por qual motivo perseguem os que não concordam com eles? Lembre-se: igreja que não tem erros e falhas não é de Deus, ensinou o profeta.

Image

Tomé, um homem desconfiado.

Ser sóbrio não é somente crer na Verdade, é saber tê-la e mantê-la. A arrogância é a falta de argumento, é a forma de pensar que só tal pessoa é certa. O catolicismo romano tem como principal argumento e dogma a infalibilidade papal, só ele está certo é o único é o dono da verdade. Há indícios de falsidade em um homem que é perseguidor, que difama que chama de falso, que impede o direito do outro de ir e vir, de visitar ou receber irmãos. É importante entender que o discernimento diferencia os espíritos. Quem tem o Espírito Santo sabe discernir, sabe ser sóbrio.   Falamos em artigo passado sobre o Copyright o tal direito de cópia. Pessoas acham que só elas podem falar tal assunto, só elas tem direito de falarem sobre Deus e o irmão Branham, sobre os Sete trovões, Sete Selos etc.  Não é assim, se o interesse de um homem é conduzir o povo a Deus ele não será um difamador, se ele quer atrair pessoas para seu grupo é diferente, pegará as pessoas em casa lhes fará ofertas em dinheiro, falará mal de um colega pastor, enfim estará sofrendo da síndrome do “só eu estou certo”, será lamentável mais tal homem não estará em seu juízo perfeito.

Pastor Sérgio Ricardo

falecom@avozdedeus.org.br

Image