Assim como a PÁSCOA era uma lembrança da saída do Egito, a nossa ceia é a memória da redenção feita na cruz do calvário. Cremos que a ceia é um mandamento do Senhor, devendo ser respeitado como nos ordenou o Mestre. O lava-pés também é um mandamento, sendo que a ceia sem ele torna-se incompleta, você poderá encontrar o texto em João 13:4, escritura esta, que justifica este mandamento. A ceia é com pão asmo, pois o fermento é um símbolo do pecado, e ainda temos o vinho puro como encontramos em I Coríntios 11: 23-34. O profeta usa o termo comunhão em muitos pontos, para se referir a ceia, queremos lembrar que etimologicamente comunhão significa diálogo, ou seja, interação entre duas pessoas, a ceia possui este objetivo, estar em comunhão com Deus e cumprir o mandamento do Senhor.  Leituras da Santa-Ceia: 

    I Coríntios 11:23-34

  • 23 Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
  • 24 E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
  • 25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
  • 26 Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.
  • 27 Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
  • 28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.
  • 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.
  • 30 Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.
  • 31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
  • 32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
  • 33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
  • 34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for.

 

João 13:04-17

 

  • 4 Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se.
  • 5 Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
  • 6 Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim?
  • 7 Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois.
  • 8 Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo.
  • 9 Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.
  • 10 Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos.
  • 11 Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
  • 12 Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito?
  • 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.
  • 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.
  • 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
  • 16 Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.
  • 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.