Página Principal Matérias Terceira Puxada O Evangelho da águia capítulo 5

Image

Bethesda significa Casa de compaixão, o local onde o Anjo que movia a água veio em forma de carne e osso, Jesus.  O tanque de Bethesda  (Casa de Compaixão), é um local referido na Bíblia, mencionado somente no Novo Testamento. Alguns manuscritos antigos utilizam a designação Betsata (Casa das Azeitonas) para se referirem a este reservatório de água. Nos tempos bíblicos, este local havia sido transformado num grande centro de peregrinação para pessoas que pretendiam obter cura através dos alegados poderes curativos das suas águas. Jesus, o Senhor da cura, estava em um lugar cheio de enfermos que buscavam cura, mas nenhum deles o percebeu, pois estavam todos preocupados consigo mesmos, olhando e esperando o movimento da água que os curaria. Jesus percebeu alguém. Era um homem paralítico. Este homem não estava ansioso, esperando o movimento da água. Para ser curado ele precisaria ser o primeiro a entrar no tanque, e para isso ele precisaria de agilidade ou da solidariedade de alguém, coisas que ele não tinha. Por causa disso, lhe faltava também esperança e ele só poderia ficar lá, na sua cama, sobrevivendo como podia. O tanque de Bethesda era um lugar de sofrimento comum, mas não de solidariedade. Era um lugar de competição. Podemos nos perguntar: se não tinha chance de ser curado, o que aquele homem fazia naquele lugar? Talvez a pergunta seja outra: que outro lugar ele poderia estar, não podendo contar consigo mesmo nem com a solidariedade dos outros. Jesus finalmente o curou sem pedir fé, sem pedir nada, por sua Graça e misericórdia.

O tanque de Bethesda

Lembrem-se, os Judeus sempre creram em cura Divina. Eles tinham um tanque ali junto ao portão, de Bethesda - Bethesda, junto ao portão, um belo portão. As pessoas jaziam ali, multidões de - de pessoas impotentes que eram aleijadas, coxas, cegas, e entravam nas águas para se curarem.  Deus sempre preparou um caminho para a cura, assim não foram exatamente Suas curas que atraíram a atenção deles para Ele. Houve algo mais que atraiu a atenção deles.

Senhor queríamos ver a Jesus 61 e 62.

Os Judeus querem sinais, mas no capítulo 5 de João, Jesus deixa expresso que não fazia Sua própria vontade, sim a de Deus. Deus não trata com multidões, sim com o indivíduo.

Compaixão

Image

Agora, outra coisa: Ele não se uniu com suas organizações, seus sacerdócios, etc., não quis ter nada a ver com isso. Para eles isso simplesmente foi outro ponto contrário. E, além disto, Ele procurava destruir o que eles haviam edificado. Ele entrou no templo e nós Lhe chamamos um Homem manso, e o era, porém muitas vezes nós entendemos mal o que é a mansidão. Ele também era um homem de compaixão, porém nós não entendemos bem o que é a compaixão. A simpatia humana não é compaixão. Compaixão é operar a vontade de Deus. Ele passou pela multidão de enfermos que se encontravam em torno do tanque de Bethesda. Agora “multidões” não significa nenhum número fixo, porém ali havia multidões de coxos, mancos, cegos, secos; e Ele sempre tinha compaixão das pessoas. Porém nesta ocasião chegou a certo indivíduo que não estava coxo, nem manco, nem cego, nem seco, talvez tinha uma enfermidade de prostração, ou alguma outra coisa atrasada, porque a havia tido por trinta e oito anos. Esta coisa não lhe molestava muito, não ia morrer com esta coisa que tinha. Estava ali sobre a cama e Jesus lhe perguntou: “Queres ser curado?” O homem lhe respondeu: “Não tenho quem me jogue na água, porque enquanto vou, alguém sempre se lança antes de mim”. Então ele podia ver, caminhar de uma parte para outra, porém estava debilitado. Então Jesus lhe disse: “Levanta-te, toma tua cama e vai-te à tua casa”. Depois Jesus foi interrogado sobre este assunto, porque você recorda que a Escritura diz… E com razão porque se Ele viesse a esta cidade nesta noite e operasse algo assim, falariam mal hoje também; porém recorde, Ele veio para fazer uma só coisa: A vontade de Deus. A declaração disto se encontra em S. João capítulo 10:5. Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. João 5:19. Agora eles deveriam haver reconhecido que isso foi a própria vindicação da profecia de Moisés:O Senhor teu Deus te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; Deuteronômio 18:15 , Notou você que quando Jesus viu a este homem, já havia estado nesta condição por muitos anos? Ele sendo um profeta viu a este homem nesta condição, e foi ao tanque abrindo caminho entre todos os enfermos até encontrar a este indivíduo. Passou por cima dos coxos, cegos, mancos e ressecados, ainda que sendo um Homem cheio de compaixão. Porém compaixão é fazer a vontade de Deus.

Hoje tem se cumprido esta Escritura 35-40 (Edição de Goiânia)

Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?

João 5:47

Image

Agora, em João 5:18, Jesus disse, João 5:19, eu creio que é, Jesus disse, quando Ele passou através do tanque de Bethesda ali e Ele viu, Ele sabia que um homem tinha uma enfermidade por trinta e oito anos. Veja, cerca de duas mil pessoas ali de pé, recém-nascidos, aleijados, cegos, mancos, fracos, corcundas. Jesus passou pelo tanque, olhou por todas as partes, cheio de amor, cheio de compaixão. Vêem, nós não sabemos o que o amor significa. Nós levamos isto para o lado humano. Cheio de compaixão. Claro, você está falando de compaixão humana. A verdadeira compaixão é fazer a vontade de Deus. Vêem? Aí está. “Oh, eu não diria nada para ele, porque ele é um bom rapaz. Ele - ele - ele bebe, ele faz isto”. Ele precisa de Cristo. “Eu não diria isto para ele, porque ele pertence àquela igreja há muito tempo. Eu não citaria cura divina para ele”. Oh, irmão, você não sabe o que é compaixão. Jesus passou por ali, Ele conhecia a vontade de Deus. Recordem, Ele somente - Ele simplesmente ressuscitou um homem. E recordem o que aconteceu aqui. Ele passou por aquele tanque ali, passou por um lado deste tanque, ali havia mães com nenenzinhos. Eles estavam tentando esperar pelo Anjo do Senhor para agitar as águas. Ele passou por ali, então passou por um homem que tinha uma enfermidade, digamos um problema de próstata. Ele tinha aquilo por trinta e oito anos. Era veterano, aquilo o mataria, Ele disse, “Queres ficar são?” E o cego, o aleijado, o cego, o mando, os fracos? Disse, “Queres ficar são?” Vêem? Ele simplesmente sabia aonde ir. Deus, a Palavra, O dirigiu. Agora, Ele disse, “Queres ficar são?” Ele respondeu, “Senhor, não tenho ninguém para me colocar no tanque”. Ele podia andar. Disse, “Quando vou, outro desce antes de mim”. Ele disse, “Toma tua cama e vá para tua casa”. Ele foi interrogado. E eles trouxeram Jesus até o tribunal para interrogá-Lo. E se Ele fizesse a mesma coisa hoje, Ele seria interrogado. Isto é correto. “Ele deixou dois mil, e eles? Eu conheço o velho irmão Fulano de tal ali embaixo. A irmã Fulana, ela é uma boa mulher. Tem estado ali por vinte anos. Se houvesse algum Deus Nele, Ele teria descido e feito aquilo”. Aquele mesmo velho Diabo diz a mesma coisa hoje. “Se tu és. Se é isto. Se é aquilo”. O mesmo velho Diabo, vêem, a mesma velha coisa. Então estes Fariseus O estavam interrogando lá em cima a respeito destas coisas. Observe-O, “Verdadeiramente, verdadeiramente, vos digo, o Filho nada pode fazer de Si Mesmo a não ser o que Ele vê Seu pai fazer”. Vê, ele teve uma visão. A visão mostrava-o. “O que vê o Pai fazendo, do mesmo modo o faz o Filho”. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Vêem, o mesmo Deus.

Perseverança 201 ao 207

Image

So, here is what it does--what it does. People thinks that that makes people loose. Brother, you don't serve God under a frown of a serpent. God is not one of these guys with a blacksnake whip, driving you around. He's a Father. He's Love. God is Love.

Hebrews Chapter 6—2º    364

Então aqui está o que isto faz—o que isto faz. Pessoas pensam que que fazem pessoas perderem. Irmão, você não serve a Deus sob um olhar de censura de uma serpente. Deus não é um desses homens com chicote de cobra preta, conduzindo você. Ele é um Pai. Ele é Amor. Deus é amor.

Hebreus, capítulo 6 segunda parte parágrafo 364(Texto em inglês).

Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o Senhor.

1ª Coríntios 4:4

Image

Não erre o alvo acusando

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Buscar no site

Portuguese Afrikaans English French German Italian Spanish
Voltar ao Topo