Image 

Um pouco da Ordem

6 Não estou tratando de usurpar autoridade, não é nada disso. Porém se você vê a um homem ou qualquer com duas cabeças não sabe como vai proceder. Deus nunca tem tido duas cabeças para Sua Igreja. Nunca as teve. É uma Cabeça. Segundo temos estudado na Escritura, Ele sempre tratava em cada geração com um indivíduo. Porque você toma dois homens e obtém duas opiniões. Tem que chegar a um final absoluto. E meu Absoluto é a Palavra, a Bíblia. E como pastor aqui na igreja, meu Absoluto é a Palavra. E sei que vocês são irmãos, e me olham como se eu fosse vosso absoluto ao que… enquanto eu imite a Deus. Como Paulo disse na Escritura: "Sede meus imitadores, como eu sou de Cristo".7 Espero irmãos que em qualquer momento que me virem sair desta Escritura, venham a mim privadamente e digam-me onde estou errado. Não me importa se for um dos administradores ou o cooperador. Seja quem for. Tua obrigação para comigo como irmão em Cristo é dizer-me quando estou errado escriturísticamente. Se é uma pergunta, assentemo-nos e resolvamos juntos.

Image

 

Ajuda financeira e alimentos

 
Image 

  1. Como deveria atuar a igreja ao buscar ajuda financeira para alimento e roupa?


11Que deveria fazer a igreja? Agora nos damos conta que a igreja é responsável pelos seus, por nossos membros aqui na igreja. Somos totalmente responsáveis até onde tenhamos necessidade para supri-las, somos responsáveis pelos nossos, isto é: membros firmes e constantes deste Tabernáculo que vivem e adoram conosco. Estamos obrigados para com eles como nossos irmãos e irmãs que tem provado ser nossos membros nesta assembléia.12Agora, compreendemos que há milhões sem alimento nesta noite, sem roupa e queríamos poder ajudar ao grupo completo e fazer tudo o que pudéssemos, porém, financeiramente não podemos fazer isso. Não podemos sustentar ao mundo inteiro, porém estamos obrigados com os nossos. E creio que isso… e então, se nos fica algo que você queria contribuir com as pessoas que não são membros aqui desta igreja, algo que vocês queiram dar-lhe, deve ser submetido à Junta de Diáconos. Os diáconos são os únicos que tem que enfrentar a esta oposição, melhor dizendo, a este problema.13Porque na Bíblia, quando o alimento e roupa vinha à disputa e assim por diante, no Livro de Atos, chamaram aos apóstolos com relação a isto, e eles disseram: "Vão e busquem vocês mesmos; ponham varões de bom testemunho, cheios do Espírito Santo, para que atendam estas coisas; porque nós persistiremos continuamente na oração e na Palavra de Deus" (Atos 6: 1 – 4 Ed.) 14E NÃO é a obrigação do pastor dedicar-se a buscar a comida e assim sucessivamente. Que isso o façam os diáconos. Não são os administradores, é ofício dos diáconos fazerem isso. E então isto deve ser… recorde que na Bíblia eles estavam contribuindo com os seus. Entre os judeus e os gregos surgiu a disputa, que uns estavam beneficiando-se um pouco mais que os outros, mas era gente que havia vendido todas suas herdades e as deram à igreja para seu sustento; e então que se dividisse entre eles em igualdade. E surgiu certa pequena disputa e foi aí onde obtivemos nossos primeiros diáconos. E uma de suas obrigações é fazer isso.15Creio que devemos ter cuidado de nossa própria gente, e qualquer queixa dirija-se ao Presidente da Junta de Diáconos e seja recebido por esta e veja o que eles podem fazer a respeito. E todas as coisas relacionadas com roupas, alimento e ajuda financeira ou o que for, tem que vir aos diáconos. Logo quando os diáconos decidirem o que vão fazer, então o apresentam ao tesoureiro para ver se ele o pode fazer nesse momento, pagar certa quantidade de dinheiro ou comprar esta roupa ou o que for. Porém a Junta de Diáconos é que tem que ver com isto, não os Síndicos, nem o pastor. Este é um assunto completamente dos diáconos.

Comportamento no santuário

Image 

Irmão Branham, com respeito à ordem na igreja, temos tratado de ir conforme a forma que entendemos as ordens dadas na dedicação da igreja nova, e ao faze-lo assim, alguns se tem aborrecido e se foram da igreja e outros não prestam atenção a nada que dizemos, especiamente os meninos. Temos falado aos pais com respeito aos filhos e eles não cuidam. Agora, temos entendido mal ou o estamos levando a cabo na forma errada? Obrigado.


78Agora, deixe-me responder isso à medida que sai. "Com respeito a ordem da igreja, temos tratado de ir conforme a forma que temos entendido – dadas na dedicação da igreja nova.79Agora, isso é correto. Estão fazendo bem. Agora, creio que isso deve ser os diáconos, porque está aqui mesmo no trabalho dos diáconos. Bem. "E ao fazer assim, a miúde as pessoas se tem aborrecido conosco". Tem se aborrecido comigo também. Se aborrecerão com qualquer um. Há algo nessa pessoa que se aborrece. Não estão bem com Deus, porque o Espírito de Cristo se sujeita ao ensinamento de Cristo, à Casa de Cristo, à Ordem de Cristo. Vêem. E qualquer homem, pessoa ou menino que se aborrece com um diácono piedoso que lhes corrige ou qualquer pai que se aborrece com o diácono; realmente queremos a todos que possamos conseguir nesta igreja, mas se isso causa problema em algum outro lugar há algo estranho fermentando-se como acostumávamos dizer. Essa pessoa não está bem.80Se eles se vão se pode fazer uma coisa, deixe que se vão e ore por eles. Vêem. Talvez alguns dos diáconos vão à igreja, ou alguma vez vão à casa e inteire-se porque se foram. E lhes pergunta o que houve de mal. E logo, trate de reconcilia-los, se pode. E se não pode, leve duas ou três testemunhas que possam entender. Se não entendem, então se diz diante da igreja, se são membros daqui da igreja.81Mas, se não são membros da igreja, por certo que não são membros desta congregação, já que tem sido ensinados a obedecer. Vêem. Eles tem que escutar nossa ordem aqui, porque esta é a Ordem da Igreja. Estas são coisas que não nos agrada fazer. Coisas que não me agrada fazer, porém que devem ser feitas. Me dou a conhecer nesta fita e lhes digo se feitas. Me dou a conhecer nesta fita e lhes digo que sou eu. Eles me podem ouvir falando e sabem que sou eu. Não vocês; vocês me fizeram estas perguntas e eu lhes dou o melhor que sei da Palavra de Deus.
82Agora, se estas pessoas se aborrecem e se vão de vocês, que diz a Escritura acerca disso irmão Branham?83 "Saíram de nós porque não eram dos nossos" (I João 2:19). Isso conclui. Deixaram a igreja. Isso foi o que fizeram. Bem."Outros não prestam atenção a nada do que dizemos, especialmente os meninos".84Os meninos devem conhecer diferente. Eles devem receber no lar, porém ainda que sejam os meus, meus filhos vem aqui e fazem desordem, eu não quero que vocês lhes batam, Sara, Rebeca, José, Billy ou que for. Vocês me digam e eu me ocuparei do assunto. Se não se podem portar bem, então ficarão fora da igreja até que aprendam a se portarem bem. Isto não é um circo, esta é a casa de Deus. Este não é um lugar para jogar, patinar, escrever notas, rir ou fazer das suas. Esta é a casa de Deus, deve se dirigir corretamente.85 Você vem aqui para adorar, nem se quer para visitar. Isto não é um lugar de pequenique, não é um lugar de visitas, este é o lugar de visitação do Espírito Santo. Escutem ao que Ele tem que dizer, não escutar-nos mutuamente. Não vimos aqui para ter confraternidade mútua. Vimos aqui confraternizar com Cristo. Esta é casa de adoração. E os meninos devem se disciplinar, e se tem pais, deixa-os saber. Se estes pais dos meninos não escutam o que dizem os diáconos, então estes pais por si devem ser corrigidos.


"Temos falado aos pais com respeito a seus filhos e eles não cuidam".


86Se eles são membros desta igreja, então devem tomar dois ou três contigo e levem a este pai a uma reunião privada num dos escritórios. A mim não me importa quem seja, se sou eu, o irmão Neville; se é Billy Paul e seu filhinho, se é o irmão Collins e um de seus meninos ou um de vocês. Nos amamos uns aos outros, porém estamos obrigados para com Deus e Sua Palavra. Se é Doc, não importa quem seja. Devemos chamar-lhe a atenção e sermos honestos mutuamente. Como pode Deus tratar conosco se mutuamente não somos honestos? Como vamos ser honestos com Ele? Vêem?87Esta é uma ordem. Devemos preservar a Casa de Deus e se supõe que os diáconos devem saber como fazer. Vêem. E esta é a razão pela qual lhes digo que guardem essas coisas. Chame-os e se você explica aos pais e eles não prestam atenção, nem desejam ouvir-lhe; então consiga outro diácono ou a um dos administradores ou a alguma boa pessoa desta igreja e chame – reúna a toda a Junta de diáconos, diga: o irmão Jones, o irmão Hickerson, o irmão Jackson ou os que forem. Seus meninos estão se comportando mal e já o temos dito duas ou três vezes e eles não prestam atenção.88 Então chame ao irmão Jones ou ao irmão que for, e diga-lhe: "Lhe amamos e és parte de nós, és um de nós. Vou lhe pôr esta gravação e escute o que o irmão Branham disse acerca disso". Vêem. "Agora, lhe temos pedido que corrija seus filhos". Vêem, "e eles não querem se portar bem e se você não pode conseguir que se comportem bem na igreja, deixe-os com alguém enquanto você vem à igreja, até que eles aprendam a se comportarem na casa de Deus". Vêem. Mas isto é uma ordem, deve ser cumprida, vêem.Agora, a seguinte pergunta é assim:


"Havemos entendido mal?"


89Não senhor; não o tem entendido mal. Isso está correto. O repito de novo. No exército não te perguntam as ordens: "Farás isto?" Se estás no exército, estás obrigado a faze-lo. Vêem. E essa é a forma em que eu estou obrigado a pregar o Evangelho. Estou obrigado a defender isto, sem importar-me com o que diga o outro, os irmãos e assim por diante. Estou obrigado a fazer isto. Ainda que tenha que ferir os sentimentos e partir os homens em pedaços, mas se eu…90Não queremos ser como Osvaldo, vêem. Se não podes estar em desacordo com um homem e logo lhe dar um aperto de mão e ter os mesmos sentimentos por ele, então algo está mal com você. Se não posso estar severamente em desacordo com um homem, seja de um ou de outro lado, e ainda continuar pensando dele o mesmo que Cristo pensaria, pois há algo mal com meu espírito. Não tenho o Espírito de Cristo.vêem.91Se ele diz: "Bom, irmão Branham, eu creio que você está ensinando isto e aquilo".92"Bem, irmão, juntemos a ponderar, você e eu. O estudaremos. Iremos ao quarto sós, e consideraremos". E ele me corta em pedaços e eu tenho que lhe responder certas coisas. Se em meu coração não posso sentir o mesmo por ele, que ainda continua sendo meu irmão e estou tratando de ajuda-lo, então nunca lhe ajudarei. Não há como ajuda-lo. Se não o amo, para que vou ali dentro? Em primeiro lugar diga-lhe: "Irmão, eu não o amo; deixe-me tirar isto de meu coração agora mesmo antes de entrar ai, porque não lhe posso ajudar até que lhe ame".93E isso é certo. Essa é a maneira, (vêem), leve-o a cabo. O tens feito, essa é a maneira que deve ser. Vocês nunca o entenderam mal.


"O estamos levando em forma errada?"


94Não. Essa é a forma correta de realiza-lo. Que se guarde a Ordem, porque agora ocorre constantemente com os bebês, as mães, meninos e coisas. Eles choram e se molestam muito, interrompem a seu pastor ali em cima. Recordem, vocês são o sustentáculo dele e do Evangelho. Vêem. E se estão interrompendo a mensagem do Senhor, que pois farão os diáconos? Igual a um homem falando em línguas. Está em seu dever. E um homem pregando está obrigado à Palavra a essas coisas. Cada um está obrigado a seu oficio. E isso é o que estamos aqui para fazer.95 Agora, não queremos esperar demasiado e sei que tenho uma entrevista dentro de alguns minutos, assim sendo vou tratar de avançar o mais que puder.


Trechos da Mensagem "A Ordem da Igreja" — 26 de dezembro de 1963

Image

falecom@avozdedeus.org.br

- Compartilhe -

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

- Artigos Recentes -