Image

Em 05 de Abril próximo farei 22 anos que alcancei a misericórdia do Senhor e fui a uma reunião evangélica pela primeira vez, com minha peça de roupa extra para logo após a escola dominical ser batizado em Nome de Jesus Cristo. Sim, um folheto e um irmão amado com o Espírito Santo convenceram a mim e ao meu irmão que deveríamos ser batizados de forma apóstolica, sendo que a primeira reunião que assisti já havia decidido anteriomente à pregação que deveria fazê-lo. O pastor João Pereira dos Santos nos batizou nas águas naquele domingo abençoado e já no culto noturno tomei a santa ceia pela primeira vez e cumpri o mandamento de João 13, o lava-pés. Tinha 19 anos e imediatamente se desenvolveu uma empatia muito grande com meu pastor a quem considero pai na fé, o pastor João Pereira. Solteiro comecei a participar de reuniões de ministros e a trabalhar como um servo de Jesus Cristo. Necessitei fazer esse pequeno relato para que entendam que não freqüentei igrejas denominacionais e não carrego seus argumentos teológicos, apesar de conhecê-los bem, muito bem. Ainda na época do mimiógrafo, prestei atenção cuidadosa a tudo que falavam, os líderes conhecidos como mais experientes e de alta estima. Preciso deitar aqui que não possuo nada contra a vida pregressa de ministro ou irmão algum, creio que cada um há de dar conta de maneira inflexível pelo que falam, fazem, pensam ou omitem. Aprendi, outrossim, que líderes não gostam de serem contestados. Nesse ponto preciso fazer uma outra observação. A igreja Católica Romana, por doutrina, afirma crer na Bíblia mas não somente na Bíblia mas também na TRADIÇÃO dos “pais” apostólicos. Tradição é algo enganoso, com o tempo nos faz crer pelo fato que todos creram antes de nós. O tempo foi passando e muita incoerência foi tornando-se visível e paradoxal. Eu penso que “aos amigos tudo e aos inimigos a lei”  não funciona de forma apropriada com o cristianismo . É inadimissível que um homem possa considerar-se acima da Bíblia.  Um pastor me disse: “Cuidado com a inteligência, Deus não usa a lógica”. Achei o conselho apropriado, mas com o tempo percebi que para um pastor pregar é necessário:

1-Deus em sua vida.

2-Ler a mensagem e a Bíblia

3-Formar um pequeno ou longo esboço de uma mensagem

4-Ter o dom de carisma para convencer e isso ninguém faz sem usar lógica.

Quem me lê pode perguntar: não é o Espírito Santo quem convence ? sim, e ele usa o homem.

26  E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. 27  E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, 28  Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. 29  E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. 30  E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?31  E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. 32  E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. 33  Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. 34  E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?35  Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36  E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?37  E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38  E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Atos 8

 Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.7  Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.

Salmo 47

Muito bem, sem recorrer a argumentos complexos, refaço a frase do pregador que tentou me “ensinar” anteriormente: Deus não é lógico. Aprendi pela experiência que líderes pregam para abafar outros ministérios no sentido de mantê-los cativos e sob tutela e usam de lógica a mais espúria e política possível. Entre manobras e políticas, o domínio arbitrário do medo se desfez, uma vez que as mensagens do irmão Branham nos chegavam, mesmo pela internet, e muita coisa que se dizia, não havia amparo nas palavras do profeta. Notei algo, quando não se tinha o que falar falava-se qualquer coisa. Alguém disse sabiamente que há pessoas que quando não possuem uma cruz pesada para carregar fazem uma, com dois palitos. O assunto da tenda é uma dessas cruzes com dois palitos. Como palavras preliminares é preciso que reconheçamos alguns pontos que não podemos abrir mão:

-Não há mais um homem ungido, mas sim um povo ungido.

-Todos os mistérios foram revelados nos Sete Selos.

-Não há um grupo certo unicamente, mas a Palavra de Deus certa no povo.

-Não existe um lugar que devamos peregrinar sob pena de excomunhão se não o fizermos.

Munidos dessa coerência podemos prosseguir.

Primeiro argumento contra a “doutrina da tenda”:

A Bíblia

Apocalipse 10:7:

7  Mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.

Todos os filhos de Deus que crêem na Mensagem, crêem que esse anjo é o irmão Branham. A Bíblia diz: “… Nos dias”.  O profeta partiu em 24 de dezembro de 1965, após pregar A Mensagem ordenada por Deus. As coisas de Deus são tão tremendas que mesmo João o precursor debilitou-se no ânimo por algum tempo e enviou uma comitiva para perguntar a Jesus se Ele era realmente o Messias:

2  E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos,3  A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro?4  E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: 5  Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. 6  E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.

Mateus 11

Observem o precursor.  Ele havia visto o Sinal maravilhoso sobre Jesus. É fato que a influência de um precursor é tanta que mesmo após a morte e ressurreição de Jesus já nas Eras da Igreja, havia os que criam no precursor e não no precursado: 

1  E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,2  Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. 3  Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. 4  Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.5  E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

Atos 19

Somos simples, mas não marionetes.

Image 

1  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Romanos 12:1

Culto traduz uma palavra grega (latreia) que aparece cinco vezes no Novo Testamento. Na Almeida Revista e Atualizada 2ª Edição, é traduzida “culto” em João 16:2; Romanos 9:4 e 12:1 e “serviço(s) sagrado(s)” em Hebreus 9:1 e 6. Significa serviço. Pode ser o serviço de obediência a Deus em geral, ou pode se referir, como nas duas citações em Hebreus 9, aos atos específicos de louvor dirigidos a Deus. Assim, a palavra culto, em nosso uso hoje, corretamente descreve o serviço dado ao Senhor quando cristãos o adoram. Mas, a mesma palavra pode abranger qualquer ato de obediência que honra o nome de Deus.

Racional vem da palavra grega logikos. Nesta palavra, não é difícil ver a idéia da lógica ou raciocínio. Este adjetivo aparece, no Novo Testamento, somente aqui e em 1ª Pedro 2:2, onde descreve o leite espiritual. A forma do substantivo (logos), porém, aparece mais de 300 vezes no NT, e é traduzida por termos como palavra, conta, ensinamento, modo, ditado, testemunho, verbo, etc. A idéia principal tem a ver com discurso e raciocínio.

O que é, então, o nosso culto racional? Uma vez que entendemos o que Deus tem feito por nós, faz sentido nos dedicar a ele em obediência e serviço. O uso da palavra “pois” em Romanos 12:1 mostra que este serviço razoável se baseia nas coisas ditas anteriores. Paulo acabou de falar sobre a profundidade da riqueza de Deus, que nos criou e nos deu a salvação de graça (Romanos 11:33-36). Por isso, devemos nos dedicar ao Senhor.

O irmão Branham pregou:

262 – Notem, o mesmo dia quando este mensageiro, não quando principia… mas quando começa a declarar sua Mensagem. Vê? A Primeira Etapa, cura; Segunda Etapa, profetizando? Terceira Etapa, a abertura da Palavra, a revelação dos mistérios. Não há ofício mais elevado para revelar a Palavra que profetas. Mas a única maneira em que o profeta pode ser vindicado é por meio da Palavra. E recordem que a Terceira Etapa foi a abertura daqueles Sete Selos para revelar a Verdade escondida que tem estado selado na Palavra. O Vêem? É então nesse dia, quando esta coisa está suposta a suceder que Janes e Jambres, os personificadores, aparecerão outra vez, tal como o fizeram quando aparecerão outra vez, tal como o fizeram quando apareceu Moisés com a Palavra original para falá-la; eles apareceram para personificá-la. Exatamente bem. Agora, podem ver o que é Mateus 24:24? Vêem? Ungidos.

Os ungidos dos últimos dias 25 de julho de 1965

Irmão Branham afirma aqui que Abertura da Palavra e Revelação dos Sete Selos são a mesma coisa, de fato, isso nos remete a Malaquias 4:5-6, o Elias que viria para Restauração de Todas as coisas. Irmão Branham foi suficente sóbrio para reconhecer quando Deus lhe falava. A culpa da contradição e dos ensinamentos estranhos não é de William Branham mas de pessoas que pensam ser maiores que a própria Escritura. Os discípulos de João foram corrigidos e orientados por Paulo. Não somos discípulos do irmão Branham mas discípulos de JESUS e co-irmãos do profeta e seus convertidos como aqueles irmãos de Atos 19. A maior parte da argumentação sobre a “doutrina da tenda” baseia-se em uma ressurreição, diria, exclusiva do profeta para pregar avivamento e mistérios. Imediatamente me chega a pergunta: a Fé para o rapto não está nas Mensagens ?

242 – Oh, eu recordo quando Ele moveu-se lá embaixo naquela grande Luz, lá de pé na margem daquele rio, em junho de 1933, quando Ele disse, “Como – como João Batista foi enviado e precursou a primeira vinda de Cristo, eu te envio com uma Mensagem ao mundo para precursar a segunda vinda de Cristo”. E ao redor do mundo ela foi quando o fogo do reavivamento foi construído por quinze anos aproximadamente em cada monte. A cura divina através das nações, e o poder, e a restauração, e agora, eu creio que ela está pronta para atingir o clímax final no além, para trazer uma fé que raptará a Igreja para a glória; e Ela está nas mensagens! Estamos realmente no tempo final. Nós falaremos a respeito disto e tudo mais, mas a coisa tem movido sobre nós agora. Ouça-os! Sim, senhor! Aqui está um! Isto é certo!

O Absoluto 30 de dezembro de 1962

Aceitando o argumento da ressurreição isolada e novo nome etc, teremos que aceitar que o irmão Branham não foi profeta, uma vez que A Mensagem que Deus lhe entregou não possui nenhuma eficácia para nós. Claro que isso é falso. Não há embasamento para crer em uma 4ª Puxada em oitavo mensageiro e todas essas coisas. A verdade vigente é a verdade dos que dominam, a Verdade de Deus é para os que crêem.

Continuaremos esse estudo.

Image

falecom@avozdedeus.org.br