mini-05102010.jpg
É interessante que o próprio nome de Barnabé (como é comum na cultura bíblica) tinha um significado muito bonito: "Filho da Reconciliação", ou "Filho da Tranqüilidade", ou ainda "Aquele que dá Ânimo" (cf. Atos 4:36).

Image
 

Paulo e Barnabé

"Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram." 

Atos 13:1-3

 

É interessante que o próprio nome de Barnabé (como é comum na cultura bíblica) tinha um significado muito bonito: "Filho da Reconciliação", ou "Filho da Tranqüilidade", ou ainda "Aquele que dá Ânimo" (cf. Atos 4:36).
Barnabé foi aquele que deu um voto de confiança a Paulo, enquanto que outros discípulos em Jerusalém estavam receosos de acreditar na conversão do antigo perseguidor (cf. Atos 9:26-27). Mas, em certa ocasião, Paulo e Barnabé tiveram um sério desentendimento. O motivo foi o jovem Marcos, o discípulo que os havia acompanhado em uma viagem anterior (cf. Atos 15:36-40). Paulo ficou "chateado" porque Marcos não teve espírito combativo suficiente para permanecer com eles. Isso foi o suficiente para que Paulo rejeitasse completamente a companhia de Marcos em missões futuras. Novamente Barnabé entra na história. O mesmo que antes intercedera pelo próprio Paulo junto aos irmãos de Jerusalém, agora utiliza seu dom da reconciliação em benefício do jovem e inexperiente Marcos. Paulo era tão impetuoso que não aceitou mais viajar com Marcos, e os dois grandes amigos (Paulo e Barnabé), que já haviam passados juntos por tantas lutas, tiveram que separar-se. Paulo seguiu viagem junto com Silas, enquanto que Barnabé preferiu a companhia de Marcos. Não sabemos detalhadamente o que, especificamente, Barnabé conversou com o jovem Marcos nesta nova empreitada. Certamente, ele aproveitou a oportunidade para ajudar o rapaz a ver que ele tinha potencial para aplicar no Evangelho, e que não foi um fato isolado que tirou dele a capacidade de servir ao Senhor.

Image
 

Qual o resultado de tudo isso?


No final do ministério de Paulo o vemos agradecendo pela grande utilidade de Marcos na obra de pregação (cf. 2Tim. 4:11). Além disso, ainda temos um Evangelho que foi escrito por este jovem discípulo, o qual é tido por alguns teólogos como o mais antigo dos 4 Evangelhos.
 

 
Image 
 

Esta história nos faz refletir sobre alguns pontos:


1. O temperamento de Paulo impedia que ele tivesse facilidade em perdoar aqueles que falhavam na grande batalha da pregação do Evangelho. Ele era um daqueles que não se dispõem a dar outra chance para alguém que erra, acreditando que os "covardes" ou "negligentes" devem ser colocados à margem do caminho, pois a Obra não pode parar.

2. Barnabé é o símbolo das pessoas que sabem olhar além das faltas isoladas, e conseguem ver em uma pessoa o potencial que ela tem, apesar de oculto. Ele é daqueles que não são os primeiros a atirarem as pedras, mas que estendem a mão para tentar recolocar o irmão faltoso na jornada rumo à Glória.

Barnabé era um irmão que dava coragem. Quando Saulo tornou-se discípulo de Jesus, os irmãos o rejeitaram, porque o temiam e não acreditavam que Saulo fosse um discípulo de Jesus. O espírito de Paulo foi agredido pela falta de aceitação. Saulo poderia desistir de continuar a buscar a unidade com os irmãos. Muitas vezes somos assim, queremos desistir de buscar a unidade com os irmãos. Mas glória ao Senhor, porque na busca pela unidade, Ele sempre levanta um Barnabé! Barnabé, então, encorajou Saulo a continuar na busca da unidade com os irmãos em Jerusalém. Barnabé, igualmente, encorajou a igreja em Jerusalém a receber Saulo. Pelo Serviço de Barnabé, a unidade foi estabelecida entre Saulo e a igreja. A igreja em Antioquia possuía um irmão como Barnabé.

                     Fonte: http://prgilsonmedeiros.blogspot.com/2007/10/paulo-ou-barnab.html

falecom@avozdedeus.org.br