Image

Para a mulher cristã cortar o cabelo é errado?

Antes de entrarmos definitivamente no assunto, afirmamos que uma cristã não corta o seu cabelo. É preciso que ela deixe o Espírito Santo para fazê-lo. Muito ao contrário do que pensam e ensinam nas denominações e pastores do “não faz mal não tem importância”, a mulher cortar as pontas ou enfim, usar artifício para aparar o cabelo é pecado perante Deus.

São Paulo inicia o estudo:

1  Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.2  E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes os preceitos como vo-los entreguei.3  Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.4  Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça. Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu. 7  O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.8  Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.9  Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.10  Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.

1ª Coríntios 11

16  Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.

1ª Coríntios 11:16

Veja que o que é válido para a igreja de Corinto é válido para nós, “Jesus Cristo é o mesmo ontem e hoje e eternamente” Hebreus 13:8. A questão que uns levantam é sobre irmãs afro-descendentes, o cabelo é cabelo da mesma forma, é importante que se perceba que Paulo fala sobre a reverência para com Cristo no caso da mulher solteira e para com o marido no caso da mulher casada. Uma mulher casada que corta seu cabelo desonra seu marido foi o que Paulo disse. Leiamos a mesma Escritura de 1ª Coríntios em latim para que possamos entender algumas palavras:

1 Imitatores mei estote, sicut et ego Christi.2 Laudo autem vos quod omnia mei memores estis et, sicut tradidi vobis, traditiones meas tenetis. 3 Volo autem vos scire quod omnis viri caput Christus est, caput autem mulieris vir, caput vero Christi Deus. 4 Omnis vir orans aut prophetans velato capite deturpat caput suum; 5 omnis autem mulier orans aut prophetans non velato capite deturpat caput suum; unum est enim atque si decalvetur. 6 Nam si non velatur mulier, et tondeatur! Si vero turpe est mulieri tonderi aut decalvari, veletur. 7 Vir quidem non debet velare caput, quoniam imago et gloria est Dei; mulier autem gloria viri est. 8 Non enim vir ex muliere est, sed mulier ex viro; 9 etenim non est creatus vir propter mulierem, sed mulier propter virum. 10 Ideo debet mulier potestatem habere supra caput propter angelos. 11 Verumtamen neque mulier sine viro, neque vir sine muliere in Domino;

Velato, velatur:

Image

Usar o véu como doutrina também não tem respaldo bíblico, pois Paulo afirma que o cabelo foi dado no lugar do véu, isso para a mulher.  Vivemos em uma Era fashion, dominada pela mulher e o poder feminino. O diabo que antes combatia a Bíblia hoje a interpreta e os muros vão caindo e se fala em mulheres pregadoras e bispas e episcopisas, termos não encontrados na Bíblia. Teólogos formados entre quatro paredes das universidades, sem chamado de Deus para pregarem o Evangelho interpretam a Palavra de Deus e dizem que não faz, não tem importância, somos machistas etc. Cabe à mulher um lugar de honra na igreja, não utilizando de uma autoridade que não lhe foi conferida.

9  Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,10  Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.11  A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.12  Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.13  Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.14  E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.15  Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.

1ª Timóteo 2

Image

Irmã Deusenir:  É honrável cumprir o mandamento de Deus.

Paulo diz:

3  Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.

2ª Coríntios 11

Pedro diz:

1  Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; 2  Considerando a vossa vida casta, em temor.3  O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; 4  Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.5  Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 6  Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.7  Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.

1ª Pedro 3

Image

falecom@avozdedeus.org.br