Rute 1

 

O LIVRO DE RUTE

O Livro de Rute (em hebraico: מגילת רות, Megilath Ruth – “Rolo de Rute”) é um dos livros da terceira divisão da Bíblia hebraica (Ketuvim). No caso da Bíblia cristã, é o oitavo livro do Antigo Testamento e é tratado como um dos livros históricos, posicionado entre Juízes e I Samuel[1], pois seus eventos transcorrem «nos dias em que os juízes julgavam» (Rute 1:1). Seu nome é uma referência à figura principal do relato, Rute, a bisavó de David.

Ele conta como Rute aceitou o Deus dos israelitas como seu Deus e os israelitas como seu povo. Em Rute 1:16-17, ela diz a Noemi, sua sogra israelita: que “para onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus. Onde quer que tu morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Isto me faça Javé, e ainda mais, se outra coisa que a morte me separar de ti”.

É um livro muito estimado pelos judeus por escolha, como revelado pela considerável presença de Boaz na literatura rabínica.

Este livro da Bíblia deriva seu nome de um dos seus personagens principais, Rute (cujo nome significa “amizade”), a moabita. A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi por meio do casamento de cunhado com Boaz, em favor de sua sogra, Noemi.

O apreço, a lealdade e a confiança a DEUS que Boaz, Naomi e Rute demonstraram permeiam o relato (Rute 1:8-17; Rute 2:4-20; Rute 3:9-13; Rute 4:10).

Excetuando-se a lista genealógica (Rute 4:18-22), os eventos relatados no livro de Rute abrangem um período de cerca de 11 anos no tempo dos juízes, embora não se declare exatamente quando ocorreram.

 

 

rute 2

 

 

 

 

 

rute 3

 

O profeta disse:

38 Agora muitas pessoas olham este Livro de Rute, como eles dizem, “É uma história de amor da Bíblia”. A Bíblia é uma história de amor. A Bíblia inteira é uma história de amor.

39 Ela não é somente uma história de amor, mas Ela é um profeta. Não é somente um profeta, mas é uma historiografia. Não é somente uma história de amor, uma historiografia, um profeta, Ela é o próprio Deus. Porque, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. Então a Palavra é Deus em forma de impressão. Jeová impresso sobre um Livro. E não existe nada dela que é algum tipo de um conto de ficção, porém o Livro todo é absolutamente a Verdade; cada frase do Livro, pendura uma alma nele. Aí é que está a Verdade.

40 E Deus sustentará Sua Palavra. E esta história foi escrita, e todos os manuscritos antigos, quando eles estavam segregando a Bíblia (os homens santos), quando eles tentavam colocar tudo junto no Velho Testamento…Este Livro de Rute era um dos Livros salientes que eles aceitaram. Por que? Se é apenas uma história de amor, por que os escritores e os sábios da antiguidade aceitaram este Livro como sendo inspirado? Porque há uma revelação escondida, você percebe o significado verdadeiro e isto te trará bem perto de Deus.

109 A Palavra de Deus, o Velho Testamento, é o Parente chegado do Novo. A Velha Igreja é uma mãe para a Nova Igreja (vê?) O cristão, um crente. “Não vá para nenhum outro campo. Permaneça no seu campo. E talvez, algum dia, você possa achar graça com ele”. 110 E um dia enquanto ela estava lá fora no campo, este homem jovem rico com nome de Boaz, um governador, um homem opulento, veio, passou e a viu. Oh, quando ele a viu, ele apaixonou-se por ela. Ele a achou uma mulher maravilhosa. Ele gostou do caráter dela. Você se lembra que ele disse, “Eu sei, e também o povo sabe, que tu és uma mulher virtuosa”. Fez decisão clara e explícita. Veio e viveu, exatamente como ela disse que faria. 111 Em caso contrário hoje em dia eles falam, “Nós sabemos que você é um cristão. Sabemos que tu és um homem de Deus, porque nenhum outro homem pode fazer estes milagres a não ser que Deus esteja com ele”. 112 Foi aquilo que Nicodemos disse a Jesus, disse, “Rabi, sabemos que tu és um mestre vindo de Deus. Nenhum homem pode fazer as coisas que tu fazes a não ser que Deus esteja com ele”; quando Ele o viu assentado lá e discernir os próprios pensamentos de seus corações.

113 Uma mulher tocou nas suas vestes, Ele virou e disse, “Quem me tocou?” Todos eles negaram ter feito aquilo. E Ele olhou para trás na audiência, e disse, “Você, com um fluxo de sangue, aí. Tua fé te tem curado”.

114 Disse, “Nenhum homem pode fazer aquilo exceto se Deus estiver com ele.

Nós sabemos que Tu vieste de Deus. Nós não podemos Te aceitar, porque seremos chutados para fora da igreja”. Veja, aquela videira enxertada, irmão West, como estávamos conversando ontem à noite. Eles irão chutar você para fora. “Porém no fundo de nossos corações nós sabemos que você veio da videira original”. E Cristo é a Videira, nós somos os galhos, “Nós sabemos porque vemos a mesma Vida que está em Deus, está dentro de você”.

115 Aquilo é o que Boaz tinha visto dentro de Rute, aquela decisão nítida, aquela virtude de mulher ali de pé. E ele apaixonou-se por ela. 116 Agora, quero que você note, Noemi, a igreja velha, começou a explicar a Rute todas as leis sobre sua religião; como o Velho Testamento é uma sombra do Novo. Agora, quero que você entenda esta história bem aqui.

117 Agora eu quero mostrar as sombras. O Velho Testamento explica o Novo se você o ler, pois é uma prefigura do Novo. Agora se eu fosse caminhando na direção daquela parede, e eu nunca tivesse visto a mim mesmo, e tendo visto a minha sombra, eu iria saber…teria alguma idéia de como eu me pareceria. Se você não sabe…Se você sabe o que é o Novo Testamento, leia o Velho e você verá a sombra dele. Vê? E então quando o Novo Testamento entra, você dirá, “Ora, claro, isto e aquilo”. O Livro de Hebreus, voltando, Paulo explicando-o.

118 Agora, notem de perto agora, quando Rute disse…ou Noemi disse a Rute, disse, “Agora, ele é o nosso parente. E se você puder achar favor com ele, você achará descanso”. (Oh, que coisa!) “Se você puder achar graça você achará descanso”. Boaz representava Cristo, o homem rico, o herdeiro de todas as coisas, o Senhor da Ceifa. Oh! Como Boaz chegou lá andando em volta do campo, e seus olhos caíram sobre Rute. Ele era mestre, Ele era o Senhor da ceifa. E ela achou graça na vista dele.

119 Isto é o que a Igreja faz, hoje em dia. Enquanto o Senhor da ceifa está passando, Ele não está olhando a edifícios grandes, torres altas, coros bem treinados. Ele está à procura de indivíduos: homens e mulheres que são dedicados e tem feito uma separação nítida para Cristo. Dedicaram a

si mesmos para o Seu serviço, “Deus eu O creio, cada Palavra Dela. Quando a Sua Palavra diz algo, eu permaneço justamente com Ela. Aquilo é Sua Palavra. Eu acredito Nela, cada Palavra”. É isto que Ele está procurando, o Senhor da ceifa. Isso é o que Ele quer, para dar o Espírito Santo para aqueles que estão famintos e com sede. “Bem-aventurados são aqueles que têm fome e sede, pois serão fartos”. Ele está tentando achar aquela Igreja, hoje.

120 Agora então, Rute foi pedida a fazer algo que era vergonhoso, porém ela estava disposta porque ela tinha feito a sua decisão. Que tipo de um crente, que tipo perfeito.

121 Noemi, a igreja velha, disse, “Vá lá hoje à noite, é tempo de cevada”. Oh, que pensamento lindo, poderíamos segurar bem aí.

122 Noemi e Rute vieram justamente no tempo da cevada. Tempo de cevada era tempo de pão, o tempo quando o pão fresco estava sendo servido. E a igreja neste último dia, através de 2.000 anos de ensinamento pagão e outras coisas, tem chegado no tempo da cevada, novidade de Vida, Pão novo, mel do Céu. (Russell, falando sobre casca de mel de pão!) Isto é Aquilo, Pão do Céu. “Eu sou o Pão da Vida. Seus pais comeram maná e estão mortos. Porém Eu sou o Pão da Vida que vem de Deus do Céu. Se um homem como deste Pão ele nunca morrerá”. E a Igreja nestes últimos dias aqui, é trazida para dentro, agora mesmo, no tempo da cevada.

123 Rute, uma Gentia, excomungada, tocada para fora, foi trazida dentro como…para ser aceita como a Noiva. Cristo vem justamente no tempo da cevada.

O PARENTE REDENTOR

William M. Branham

02 de outubro de 1960

Jeffersonville – Indiana – E.U.A.

Tradução – GO

falecom@avozdedeus.org.br

 

 

 

rute 4