filhodohomem01

A  expressão “filho do homem” é encontrada muitas vezes, tanto no Velho como no Novo Testamento. Originalmente, foi usada como sinônimo de “homem”.  Isaías 51:12 diz: “Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?” (Veja, também, Jó 16:21; 25:6; 35:8; Salmos 8:4; 80:17; 144:3; Isaías 56:2).

filhodohomem01

O Filho do Homem e O filho do homem

(Qual a diferença ?)

78 Nós encontramos na era da Igreja de Laodicéia, a última era da igreja, Ele é tirado da igreja. Em nenhuma outra parte Ele alguma vez foi tirado em nenhuma era, exceto na Era de Laodicéia. Porque eles disseram, “Somos ricos e de nada temos falta”. 79 “E não sabeis, que sois miseráveis, pobres, nus e cegos e não sabeis”. 80 Ele foi tirado da era da igreja, e então de acôrdo com Lucas 17, Ele disse, “Como foi nos dias de Sodoma, assim também será na vinda do Filho do homem”. Agora, Ele estava lendo o mesmo Gênesis que nós lemos. Observe em Sodoma o que aconteceu. O que foi isto em Sodoma? Abraão…. 81 Sempre há três classes de pessoas. Havia Abraão o eleito e chamado, fora de Sodoma ele mesmo; ali estava Ló, o membro de igreja ou o homem denominacional, lá embaixo – ele se tornou parte daquele mundo sendo o prefeito da cidade – assentado no portão, ele era um juiz, que é um prefeito; e ali estava Sodoma, ela mesma.

 

A Festa das Trombetas

A  expressão “filho do homem” é encontrada muitas vezes, tanto no Velho como no Novo Testamento. Originalmente, foi usada como sinônimo de “homem”.  Isaías 51:12 diz: “Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?” (Veja, também, Jó 16:21; 25:6; 35:8; Salmos 8:4; 80:17; 144:3; Isaías 56:2).

No livro de Ezequiel, escrito no sexto século a.C., a frase foi uma maneira que Deus, muitas vezes, identificou o profeta Ezequiel (2:1,3,6 e muitos outros versículos em Ezequiel).

A expressão aparece duas vezes no livro de Daniel, com dois sentidos diferentes. Em Daniel 8:17, o profeta é chamado de “filho do homem”. Mas, em 7:13, desce do céu (numa visão) “um como o Filho do Homem” que recebeu do Ancião de Dias autoridade para reinar para sempre.  Nesta visão profética, a frase claramente se refere a Cristo.

Chegando ao Novo Testamento, “filho do homem” é usado quase exclusivamente para falar sobre Jesus. O próprio Cristo utilizou esta expressão (segundo os quatro relatos do evangelho) para se identificar inúmeras vezes (Mateus 8:6; 9:20; etc.). Assim, ele enfatiza sua própria humanidade, o fato que ele se fez carne e habitou entre homens (João 1:14). Mas esta descrição jamais é usada para sugerir que Jesus era mero homem. Sem dúvida, o uso no Novo Testamento elabora o tema introduzido em Daniel 7:13. O “Filho do Homem” não é alguém que surge da terra (como a erva de Isaías 51:12). Ele veio nas nuvens do céu (Daniel 7:13, compare Mateus 20:28; Lucas 19:10; João 3:13). Contra as doutrinas humanas que sugerem que Jesus era um homem glorificado, a Bíblia ensina que ele é Deus que se humilhou. Em João 6:62 ele diz: “Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava?” Paulo confirma a mesma coisa em Filipenses 2:5-8.

Assim, o Filho do Homem mostrou sua autoridade na terra (Marcos 2:10,28). Depois de sua morte e ressurreição, ele afirmou que tinha recebido toda autoridade (Mateus 20:28; veja Lucas 22:69). Como Daniel o viu descendo nas nuvens, Jesus prometeu vir nas nuvens em julgamento (Marcos 13:26; 14:62; etc.). Algum tempo depois da ascensão de Jesus, Estevão foi privilegiado em ver “o Filho do Homem, em pé à destra de Deus” (Atos 7:56). Vamos obedecer ao Filho do Homem, que tem toda autoridade.

Fonte: http://www.estudosdabiblia.net/bd78.htm

filhodohomem02

O Filho do Homem (Lucas 17:30)

filhodohomem03

O filho do homem (Apocalipse 10:7)

filhodohomem04

A Boca de Deus 

O Novo Testamento se refere a Jesus como o “Filho do Homem” 88 vezes. O que isso significa? A Bíblia não diz que Jesus era o Filho de Deus? Então como Jesus também poderia ser o Filho do Homem? O primeiro significado para o termo “Filho do Homem” é usado em referência à profecia de Daniel 7:13-14: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.” O termo “Filho do Homem” era um título Messiânico. Jesus é o único a quem foi dado domínio, glória e o reino. Quando Jesus usou esse termo em referência a Si mesmo, Ele estava atribuindo a profecia do “Filho do Homem” a Si mesmo. Os judeus daquela época com certeza estariam bem familiarizados com o termo e a quem se referia. Ele estava proclamando ser o Messias.

O segundo significado para o termo “Filho do Homem” é que Jesus realmente era um ser humano. Deus chamou o profeta Ezequiel de “filho do homem” 93 vezes. Deus estava simplesmente chamando Ezequiel de um ser humano. Um filho do homem é um homem. Jesus era 100% Deus (João 1:1), mas Ele também era um ser humano (João 1:14). 1 João 4:2 nos diz: “Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.” Sim, Jesus era o Filho de Deus – Ele era Deus em Sua essência. Sim, Jesus também era o Filho do Homem – Ele era um ser humano em Sua essência. Em resumo, a frase “Filho do Homem” indica que Jesus é o Messias e que Ele realmente é um ser humano.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/Jesus-filho-homem.html#ixzz2mVC5hlXD

filhodohomem05

Ezequiel

De acordo com a Bíblia hebraica, Ezequiel (em hebraico: יְחֶזְקֵאל, transl. Y’khizqel, AFI: [jəħ.ezˈqel]), “Deus fortalecerá”, de חזק, khazaq, AFI: [kħaˈzaq], “força”, e אל, el, AFI: [ʔel], “Deus”), foi um sacerdote que profetizou por 22 anos durante o século VI a.C., através de visões que teve durante o exílio da Babilônia, tal como registrado no Livro de Ezequiel.

O cristianismo vê Ezequiel como um profeta, e o judaismo considera o seu livro como parte de seu cânone, considerando-o o terceiro dos principais profetas. O islamismo fala de um profeta chamado Dhul-Kifl, que costuma ser associado com Ezequiel.

 

falecom@avozdedeus.org.br