Image

Começo com a seguinte observação: Não há um batismo na Bíblia utilizando os títulos de Pai, Filho e Espírito Santo. Temos a ordenança em São Mateus 28:19 e o cumprimento em ATOS 2:38. Quando o Senhor Jesus ordena o Batismo, ninguém é batizado de pronto. Quando lemos São Lucas 24: 47-49 Jesus afirma que a pregação do Evangelho para remissão dos pecados é em Seu Nome, a remissão é em Nome de Jesus. No verso 49 mais precisamente ELE manda, no entanto que aguardem em Jerusalém até que haja o revestimento de Poder, a descida do Espírito Santo. Por qual motivo? A Bíblia é a Vontade de Deus expressa Hebreus 1:1. Quando lemos São Mateus 16:13-23 vemos que a chave da Revelação foi entregue a Pedro. Podemos entender que Pedro tinha as chaves da Revelação e que a Igreja estava fundamentada, ou melhor, seria fundamentada desde a Revelação. Até Atos 2 não havia Igreja, logo Pedro não pôde utilizar as chaves. Protestantes cometem aqui um grave erro. Por exemplo, as Testemunhas de Jeová, afirmam em seus preceitos que não crêem em Trindade, porém batizam em nome da mesma. Para eles e tenho seus livros que comprovam, o Espírito Santo é um FLUÍDO (?), algo como uma sensação momentânea. Mais uma vez é preciso que entendam que DEUS não criou a linguagem esta é fruto do homem e por isto causa tanta dificuldade de entendimento.   

“EU E O PAI SOMOS UM” São João 10:30 

Esta afirmação de Jesus dá-nos muito entendimento com relação ao Plano de Redenção de Deus. Quando lemos Apocalipse 13:8 vemos que O Cordeiro que é Jesus, O Cordeiro Pascoal foi sacrificado desde antes da fundação do mundo, NOS PENSAMENTOS DE DEUS. Cai aqui mais um mal-entendido protestante, levantar a mão e ter o nome escrito no Livro da Vida naquele momento. Não, DEUS nunca é pego de surpresa, Ele conhece os que são Seus, II Timóteo 2:19 (Leia esta referência). DEUS É ESPÍRITO São João 4:24, esta afirmação foi feita por Jesus. Interessante observar que em São João 8:58 Jesus após um debate sobre Abraão diz: ANTES QUE ABRAÃO EXISTISSE EU SOU, você mesmo poderá comparar com Êxodo 3:14, parafraseando JESUS se diz JEOVÁ.Quando Filipe pergunta sobre o Pai Jesus lhe responde: “ESTOU HÁ TANTO TEMPO CONVOSCO, E NÃO ME TENDES CONHECIDO, FILIPE? QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI:E COMO DIZES TU : MOSTRA-NOS O PAI?”, São João 14;9. Qualquer oração em nome da trindade é falsa, “SE PEDIRDES ALGUMA COISA EM MEU NOME EU O FAREI”, São João 14:14. No mesmo Evangelho 17:6 Jesus diz: “MANIFESTEI TEU NOME AOS HOMENS”. Qual nome foi manifestado? Lembre-se: NOME NÃO É TÍTULO. Quem é cliente de um Banco e possui um talão de cheques paga um serviço com uma folha deste cheque, tal pessoa assinará seu nome não seu título, sob pena do cheque ser devolvido. Existe uma palavra grega interessante: TRICOTOMIA, significa divisão em três partes, São Paulo a utiliza em 1ª Tessalonicenses 5:23, CORPO, ALMA e ESPÍRITO . Eu tenho uma alma, um corpo e um espírito, mas não sou três, pois só tenho uma mente. Outro exemplo: EU SOU UM PAI, SOU UM FILHO E TENHO UM ESPÍRITO, PORÉM MEU NOME É SÉRGIO RICARDO, ESSE NOME É O QUE VAI À FOLHA DE CHEQUE. O dogma falso da trindade só é aceitável sob o ponto de vista filosófico, sofista e metafísico, Bíblico não. Algo muito profundo está escrito na epístola aos Hebreus 9:22 : “SEM DERRAMAMENTO DE SANGUE NÃO HÁ REMISSÃO” ,   acabamos de aprender que  Deus é Espírito, como haveria remissão ? Era necessário SANGUE Levítico 4:1-7.   

“EIS O CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” JOÃO 1:29.

Image

A Revelação que e era necessário Sangue para Remissão começou com Abel, veja a diferença do seu sacrifício para o de Caim. A alegoria de que o pecado se deu por causa de uma maçã é ridícula e sem fundamento nas Escrituras. A Teologia protestante se firma em Gênesis 1:26 para uma pluralidade na divindade. Quero que me acompanhem em meu raciocínio: O velho Testamento foi escrito em sua quase totalidade, diria 99,9 % em Hebraico, direcionado em um primeiro momento para um povo monoteísta, os judeus, se há pluralidade na divindade os judeus hão de atestar, é fundamental, no entanto vejamos o que diz O DICIONÁRIO JUDAICO DE LENDAS E TRADIÇÕES, que teve sua publicação recusada no Brasil pelas editoras evangélicas justamente pelo fato que iremos comprovar abaixo, do referido livro página 182, edição de 1994, editora Jorge Zahar: MONOTEISMO: “A crença em um só Deus é central na Bíblia e no Talmud, na formulação dos 13 PRINCÍPIOS DE FÉ de Maiomônides, e na PRINCIPAL AFIRMAÇÃO LITÚRGICA DE FÉ, O shemá: “OUVE Ó ISRAEL… O SENHOR É UM” (Deuteronômio 6:4) . De acordo com a tradição judaica, foi ABRAÃO, o fundador do povo judeu, quem primeiro reconheceu a unicidade de Deus, quando refletia sobre a unicidade do mundo. Há vários níveis de compreensão da unicidade divina, exemplificados em vários personagens  bíblicos. Assim, Jetro reconheceu  que Deus era “ maior que todos os deuses” Êxodo 18:11, mas ele ainda acreditava em outros deuses. Naaman aceitou que não havia outro Deus “ em toda a terra a não ser em Israel” II Reis 5:15, mas acreditava em outros deuses no céu. Foi Moisés, no entanto, quem exemplificou o monoteísmo mais abrangente, pois ele afirmou que o Senhor era “ Deus no céu em cima, e na terra embaixo, não há nenhum outro” Deuteronômio 4:39. Expressão similar está contida nas palavras de Isaias “ Eu sou o primeiro e Eu sou o último, e além de Mim não há Deus “ (46:6). O  monoteísmo bíblico enfatizava que ambos, BEM E MAL, foram criados pela divindade única, ao contrário da crença dualística num deus separado que trouxe o mal ao mundo. Com o surgimento da doutrina cristã, os pensadores judeus enfatizaram que o verdadeiro monoteísmo deve negar toda idéia de um Deus trinitário. Embora a Cabala trate das diferentes subestruturas que emanam da Divindade, os místicos tiveram o cuidado de salientar que não se deve compreender as SEFIROT como implicando a negação do monoteísmo”.     

SHEMÁ (Deuteronômio 6:4)

Image

Mateus 28:19  

O evangelho de Mateus em Sua Língua Original não contém fórmula trinitariana de batismo. O livro de Atos fala somente de pessoas batizadas em nome de Jesus: Ver Atos 2:38, 8:16, 10:48, 19:5.Tudo deve ser feito em nome de Jesus para glória de Deus Pai.

"E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai." Colossenses 3:17

Image

Se o batismo em nome da trindade era uma ordem de Jesus, porque não há nenhum registro de pessoas batizadas desta forma na bíblia, e sim somente em nome do Salvador?

A resposta é muito simples, Jesus nunca deu essa ordem. Mateus 28:18-20 em Hebraico:

Image

Vejamos este estudo de George Howard

 

Image 

Image

Em português, a tradução seria:

18 Jesus, aproximando-se deles, disse-lhes:
    Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

19 Ide
20 e ensinai-os a observar todas as coisas
    que vos ordenei para sempre.

Repare ainda os outros evangelhos que retratam o momento das últimas palavras do Mestre e a execução dos batismos pelos apóstolos.

Marcos 16: 14 Finalmente, apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado.
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.

Lucas 24: 46 e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia
47 e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém.
48 Vós sois testemunhas destas coisas.

Atos 2:38 "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."

Atos 10:48 "E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe pediram que permanecesse com eles por alguns dias."

Image

Podemos ainda recorrer a Bíblia de Jerusalém (Oficialmente Católica Romana):

Image

Image

Será que existem outras evidências além desta?

Sim. O tema é muito profundo e extenso, continuaremos na seqüência no próximo artigo.  

Elaborado e escrito por Irmão Sérgio Ricardo        

falecom@avozdedeus.org.br