Por Pastor Sérgio Ricardo

Image

Para entendermos algumas formas de pensamento de igrejas evangélicas, é preciso entender um pouco sobre a cultura judaica.

OS MESES JUDAICOS E OS CORRESPONDENTES:

Image

 A celebração da morte e ressurreição de Jesus Cristo realiza-se anualmente por algumas igrejas segundo o calendário judaico, em 14 de Nissan, após o pôr-do-Sol. É comumente chamada de Comemoração da Morte de Cristo. 

Leiamos 1ª Coríntios 11:18-34 

18     Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.

19  E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

20  De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor.

21  Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se.

22  Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.

23  Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

24  E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

25  Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

26  Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

27  Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

28  Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

29  Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

30  Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

31  Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.

32  Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para näo sermos condenados com o mundo.

33  Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.

34  Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for. 

Temos 3 ordenanças na Bíblia: Batismo, Santa Ceia e Lava-pés. Lendo João 13:4 encontramos que Jesus lavou os pés dos apóstolos após a Ceia, no versículo 15 do mesmo capítulo Jesus diz que ASSIM COMO ELE FEZ OS DISCÍPULOS DEVERIAM FAZER UNS COM OS OUTROS.   

Falarei mais sobre o lava-pés na próxima matéria. Com relação à pergunta que recebemos sobre a Ceia entendemos que a igreja de Corinto e as demais tomavam a Ceia todas as vezes que se reuniam, seria muito bom tal procedimento, pois fala de comunhão. No entanto, não há na Bíblia a definição que a Ceia deve ser ministrada uma vez por ano ou em todas as reuniões, se tomarmos a Ceia uma vez por ano estaremos obedecendo ao calendário judaico e a Lei. A igreja católica perdoe-me a citação, ministra a Ceia em todas as reuniões, só que incompleta, o povo não toma o vinho e não lava os pés uns dos outros. Tomamos a Ceia uma vez por mês, como poderíamos tomá-la todos os dias desde que haja o cumprimento total: vinho puro, pão sem fermento e lava-pés. Se fixarmos o dia 14 de Nissan (início de Abril) estaremos seguindo a Lei Judaica.  Leia atentamente o texto de 1ª Coríntios e veja que o povo se embriagava, logo não tomavam suco de uva, sim vinho puro. Paulo coloca em ordem o procedimento de ministração. É errado tomar a Ceia uma vez por ano? NÃO, desde que não seja por doutrina. É errado tomar a Ceia em todas as reuniões? NÃO, desde que não seja por doutrina. Santa Ceia é um momento de comunhão entre os irmãos, um dos maiores. Voltaremos a falar sobre esse assunto.

Um lembrete: Cada mês judaico começa no corresponde ao dia 15 do nosso calendário. 

falecom@avozdedeus.org.br